Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

UFPE e MinC divulgam lista final de ocupações selecionadas para o LabCEUs

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCIti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, e o Ministério da Cultura, por meio da da Secretaria da Economia Criativa, divulgaram nesta quinta-feira (26), após análise de recursos, a lista final das propostas selecionadas na primeira chamada pública do LabCEUs, programa de ocupação dos laboratórios multimídia dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs).

Foram selecionados 15 projetos, sendo 10 ocupações de 2 meses de duração e 5 de 4 meses. As propostas selecionadas promoverão interações entre a comunidade a cidade, desenvolvendo pelo menos um dos quatro eixos temáticos da chamada pública: Comunicação, Interatividade, Espaços & Territórios e Raízes & Tradições.

Os projetos selecionados trabalham de forma transversal com linguagens, expressões, dimensões culturais e artísticas. Há combinações de instrumentos musicais com metareciclagem, jogos digitais com tecnologia GPS, rádio livre e intercâmbios, além de projetos de cartografia, audiovisual e fabricação digital. Confira uma apresentação dos selecionados ao final da matéria.

As ocupações acontecem entre março e junho de 2015, nos Centros de Artes e  Esportes Unificados de Águas Lindas de Goiás (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), Luís Eduardo Magalhães (BA), Petrolina (PE), São Félix do Xingu (PA), Sertãozinho (SP) ou Sete Lagoas (MG).

A equipe LabCEUs entrará em contato com os proponentes com orientações para realização das atividades.

Sobre o LabCEUs

O projeto LabCEUs é realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti - Pesquisa e Inovação para as Cidades, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), visando experimentar práticas tecnológicas que estimulem novas relações e diálogos entre as pessoas, a cidade e o ambiente à sua volta, repensando as estruturas existentes para modificar o cotidiano.

A primeira chamada pública do programa Laboratório de Cidades Sensitivas teve início no dia 18 de dezembro e as inscrições ficaram abertas durante 45 dias. Durante este período, foram recebidas quase 260 propostas de todo o Brasil. A segunda chamada pública do LabCEUs deverá ser lançada no mês de maio.

Confira abaixo a apresentação das ocupações selecionadas:



Confira abaixo a lista final das ocupações selecionadas para o LabCEUs:
 

Ocupações de 2 meses
1. Faça Parte do Movimento Maker
Proponente: Odair Scatolini Junior
Cidade: Águas Lindas de Goiás (GO)
O que é: com foco no Movimento Maker, a ocupação visa discutir sobre os novos meios de fabricação digital e sobre ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de hardware e software livres.

2. Territórios Nordeste – Mapeamento Cultural Multimídia
Proponente: Elaine Conceição Gomes da Silva
Cidade: Petrolina (PE)
O que é: aliando tecnologias ao registro, difusão e preservação da cultura popular, "Territórios Nordeste" pretende realizar uma cartografia cultural multimídia, de forma colaborativa, com o CEU de Petrolina e seu entorno.

3. Labinventário: labs e processos em patrimônio cultural
Proponente: Alessandra Regina Gama
Cidade: Horizonte (CE)
O que é: a ocupação pretende mediar processos experimentais e sensitivos no campo do patrimônio cultural para a realização de um Inventário Participativo de Referências Culturais que ocorrerá junto à comunidade quilombola "Alto Alegre" e o CEU de Horizonte.

4. Internet das Coisas (Arduino II + Raspberry PI) e Drones
Proponente: Eduardo Cena Pimentel
Cidade: Luís Eduardo Magalhães (BA)
O que é: a ocupação busca estimular a curiosidade e desenvolver habilidades nos participantes para uso de arduíno e drones, seja para fins de pesquisa ou para criadores (makers).

5. Laboratório Crítico de Mapas e Micro-docs
Proponente: Hugo Gomes do Nascimento
Cidade: São Félix do Xingu (PA)
O que é: espaço-tempo de pesquisa e trocas de conteúdo de processos cartográficos e audiovisuais como ferramenta de registro critico da paisagem, da memória oral e da história social como ferramentas de construção de discursos.

6. ArtCidade Erechim
Proponente: Cássia Camila Cavalheiro Fernandes
Cidade: Erechim (RS)
O que é: atividades lúdicas relacionadas ao espaço urbano, exibição de vídeos artísticos, oficina de malabares, workshop sobre Cidades Criativas e Economia Criativa e rodas de conversas com foco na cidade.

7. Fala Livre – Arte, Rádio e Território
Propontente: Paulo José Olivier Moreira Lara
Cidade: Colatina (ES)
O que é: oficinas de redação e compilação de material, exploração de tecnologias e canais de comunicação livres com o objetivo de capacitar e desenvolver atividades relacionadas ao rádio e suas potencialidades, fomentando a criação local para o território.

8. Criando Personagens com Softwares e Hardwares Livres
Proponente: katharine Rafaela Diniz Nunes
Cidade: Sertãozinho (SP)
O que é: laboratório de animação e criação de personagens, que começa com a criação de história em quadrinhos, passando por modelagem e animação 3D, esculturas digitais, Open Movies e impressão em 3D.

9. A Canção do Entulho
Proponente: Bruno Fonseca Lanza
Cidade: Sete Lagoas (MG)
O que é: laboratório de música e metareciclagem, a ocupação utilizará materiais descartados do entorno para a construção de instrumentos musicais para composição de uma música e será  registrada em um video-clipe.

10.  CriaCidade – Ocupação Cartográfica
Proponente: João Paulo Mehl
Cidade: Campo Largo (PR)
O que é: reconhecer e empoderar saberes e práticas locais, a ocupação realizará oficinas online de mapeamento participativo na web. A plataforma final será desenvolvida em software livre e terá seus dados publicados de forma aberta e integrada aos indicadores culturais do SNIIC.

Ocupações de 4 meses
1. GPS Coquetel Musical
Proponente: Luiz Adolfo Andrade
Cidade: Petrolina (PE)
O que é: realizar um jogo de palavras-cruzadas baseado em localização, utilizando a tecnologia GPS para explorar espaços públicos na cidade.

2. LCD – Lab[oratório]CEU de Cultura Digital
Propontente: Eduardo Lucas Novaes
Cidades: Colatina (ES)
O que é: implementaçao de um hackerspace e um laboratório de metareciclagem pela Casa de Cultura Digital de Vila Velha.

3. Vídeo Especular
Proponente: Leandro Magno Ribeiro de Moraes
Cidade: Águas Lindas de Goiás (GO)
O que é: realizar um mini-documentário relacionando o espaço urbano e a cultura digital, a partir de um laboratório que mescla vídeo, tecnologias livres, práticas faça-você-mesmo e metareciclagem.

4. CDN – Comunidade Transforma
Proponente: Luís Rogério Honório da Silva
Cidade: Sertãozinho (SP)
O que é: realizar oficina de capacitação técnica em práticas de captação e edição de imagens e oferecer condições para que beneficiados possam produzir registros na forma de documentários.

5. Vozes da Inclusão: tecendo redes no Xingu e com o Solimões
Proponente: Gleison de Almeida Martins
Cidade: São Félix do Xingu (PA)
O que é: a partir da rádio livre, a proposta irá estimular a ocupação do CEU por movimentos sociais, artistas, profissionais e grupos populares, tendo em vista a criação de redes de comunicação popular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.