A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
As iniciativas selecionadas pelo programa LabCEUs – Laboratórios de Cidades Sensitivas já começaram a movimentar alguns dos 10 Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) brasileiros que fazem parte da primeira etapa do projeto. Até junho, 10 cidades de todas as regiões do país receberão atividades, que incluem cursos, intervenções, oficinas e debates sobre arte, cultura, tecnologia, urbanismo e cidadania.
Promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti - Pesquisa e Inovação para as Cidades, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o LabCEUs visa experimentar práticas tecnológicas que estimulem novas relações e diálogos entre as pessoas, a cidade e o ambiente à sua volta, repensando as estruturas existentes para modificar o cotidiano. Confira o calendário completo das ocupações selecionadas: http:// culturadigital.br/labceus.
Conheça alguns dos projetos em andamento:
Sete Lagoas (MG)
Em Minas Gerais, o CEU de Sete Lagoas está, desde o início de março, com as atividades d’A Canção do Entulho. Munidos de materiais descartados, pra muitos considerados inúteis, a dupla formada pelo ilustrador Bruno Lanza e pelo multi-instrumentista Fred Calazans está incentivando a criatividade musical dos jovens, ao mesmo tempo em que os estimula a pensar no ato da reciclagem.
As atividades acontecerão ao longo de dois meses, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h, no laboratório multimídia do CEU e também no entorno do equipamento. O projeto será executado em duas etapas. Na primeira, os participantes irão coletar material descartado e construir instrumentos musicais a partir desse garimpo. Na segunda etapa, eles irão compor uma música, que será registrada em um video-clipe. Para Bruno, a proposta extrapola o universo musical: “A intenção do projeto vai além de construir e tocar, queremos fazê-los repensar o ato do descarte e reaproveitar os materiais descartados que os cercam”.
Águas Lindas de Goiás (GO)
Com foco na cultura do Faça Você Mesmo, o projeto Faça Parte do Movimento Maker também teve início neste mês de março, no laboratório multimídia do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Águas Lindas de Goiás (GO), trazendo discussões sobre os novos meios de fabricação digital, incluindo as ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de hardware e software livres.
A iniciativa, totalmente gratuita, é voltada para pessoas interessadas em eletrônica, programação, robótica, automação, arte digital, e tecnologia de um modo geral. São 16 vagas, para oficinas que irão trabalhar conhecimentos do Arduino, um microcontrolador, e da linguagem de programação chamada processing. As atividades ocorrerão ao longo de dois meses, sempre aos sábados, das 9h às 12h. Detalhes no http://culturadigital.br/ maker.
Petrolina (PE)
Estão abertas, até 8 de abril, as inscrições para interessados em participar do desenvolvimento do game GPS Coquetel Musical, em Petrolina (PE). Ao todo são oferecidas 20 vagas para o desenvolvimento de um jogo baseado em localização, que visa explorar espaços da cidade de forma lúdica. Serão realizadas quatro oficinas, no laboratório multimídia do Centro de Artes e Esportes (CEU) do bairro Rio Corrente, com duração de 10 horas cada, contemplando os seguintes temas: Música Popular Regional, Smart Cities e Criação de Aplicativos, Jogos Locativos, Mapas e Mídias Locativas. As aulas iniciam no dia 9 de abril.
Estão abertas, até 8 de abril, as inscrições para interessados em participar do desenvolvimento do game GPS Coquetel Musical, em Petrolina (PE). Ao todo são oferecidas 20 vagas para o desenvolvimento de um jogo baseado em localização, que visa explorar espaços da cidade de forma lúdica. Serão realizadas quatro oficinas, no laboratório multimídia do Centro de Artes e Esportes (CEU) do bairro Rio Corrente, com duração de 10 horas cada, contemplando os seguintes temas: Música Popular Regional, Smart Cities e Criação de Aplicativos, Jogos Locativos, Mapas e Mídias Locativas. As aulas iniciam no dia 9 de abril.
A ideia é que, ao final de quatro meses de atividades, seja desenvolvido um jogo que será acessado através de celulares com tecnologia GPS e 3G. O objetivo do game será preencher um jogo de palavras cruzadas com o auxílio de pistas distribuídas pela cidade, as quais poderão ser encontradas através da tecnologia de georreferenciamento, tendo como fonte de pesquisa as músicas de artistas pernambucanos, em especial os naturais de Petrolina. Saiba mais: http://culturadigital. br/games.
Colatina (ES)
Ao longo de dois meses, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Columbia terá oficinas de rádio que irão trazer discussões sobre a importância desse veículo de comunicação, articulando a importância da cultura, da educação e da cidadania. Serão explorados conhecimentos em gravação e edição de áudio, redação, tecnologias e canais de comunicação livres, possibilitando a produção de obras e ideias sonoras. Para saber mais, acesse: http://culturadigital. br/falalivre.
Ao longo de dois meses, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Columbia terá oficinas de rádio que irão trazer discussões sobre a importância desse veículo de comunicação, articulando a importância da cultura, da educação e da cidadania. Serão explorados conhecimentos em gravação e edição de áudio, redação, tecnologias e canais de comunicação livres, possibilitando a produção de obras e ideias sonoras. Para saber mais, acesse: http://culturadigital.
Campo Largo (PR)
Um mapa da cultura de Campo Largo feito através do olhar do morador local a partir de ferramentas digitais em software livre e das artes visuais. Esta é a proposta do projeto Criacidade – Ocupação Cartográfica, que iniciou neste mês de março, no Centro de Artes e Esportes Unificados do Jardim Meliane, em Campo Largo.
O Criacidade acontecerá durante sete encontros, com uma exposição final dos mapas desenhados pelos participantes e do mapa digital da cultura campolarguense. Durante as oficinas os participantes vão debater sobre cultura e mapeamento passando por seus aspectos sociais e políticos, além de deixar a imaginação rolar solta na prática livre de desenhos de mapa. A programação conta ainda com visitas a espaços culturais da cidade e a pessoas que promovem a cultura do município. Outras informações no http://criacidade. redelivre.org.br.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.