- Foto: Tauan Alencar/MME Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou, nesta quarta-feira (21/5), a Medida Provisória da Reforma do Setor Elétrico. Ao todo, mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados com a proposta, que cria uma Nova Tarifa Social de Energia Elétrica. O novo benefício prevê a gratuidade da conta de luz para famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que consomem até 80 kWh/mês. A estimativa é garantir gratuidade a 16 milhões de pessoas. A proposta também contempla pessoas com deficiência ou idosos no Benefício de Prestação Continuada (BPC), famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico, e famílias atendidas em sistemas isolados por módulo de geração offgrid. Caso o consumo exceda os 80 kWh, será pago apenas o proporcional. A MP ainda prevê a isenção do pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para famílias do CadÚnico co...
Será lançada nesta terça-feira (14/6) a obra “Álbum de Fortaleza”, publicada originalmente em 1931. O evento de lançamento acontecerá às 19 horas, no Palace Bistrô (Rua Major Facundo, 30 – Centro), sob a coordenação do presidente da Fundação Waldemar Alcântara (FWA), Lúcio Alcântara.
O texto introdutório à obra “Álbum de Fortaleza” é de autoria de José Liberal de Castro, arquiteto, professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro da comissão de instalação didático-administrativa da Escola de Arquitetura/UFC e um dos pioneiros na adoção dos princípios da arquitetura moderna em Fortaleza.
“Na época, novas técnicas, a serviço do conforto, e novas concepções estéticas modificavam a escala e a aparência dos conjuntos urbanos, impulsionando vaidades e instigando em seus habitantes desejos de difundir as conquistas locais em amplitude nacional. Por tais motivos, à medida que a República Velha se desmoronava, particular interesse começaram a despertar os álbuns dedicados a cidades brasileiras, entusiasmadas com as perspectivas recentes e desvanecidas com a divulgação de suas imagens urbanas em transmutação, derramadas em áreas vastas e traduzidas por formas arquitetônicas festivas.” - Professor Liberal de Castro
Sobre o Álbum
O Álbum de Fortaleza, colocado à venda em novembro de 1931, é um inventário cuidadoso da capital cearense. Estão no Álbum, enumerados e fotografados, fábricas, estabelecimentos comerciais, escritórios de profissionais liberais, bancos, jornais, cinemas, artistas, personalidades do governo, e da sociedade da época, além de anúncios publicitários e artigos elucidativos sobre economia local.
Organizado por Paulo Bezerra, teve como colaboradores Jorge Raupp, desenhista autor da capa em cores, Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), em cuja tipografia (Tipografia Gadelha) se realizaram os trabalhos de impressão (adquirida posteriormente pelo Governo do Estado foi transformada na Imprensa Oficial). Era carioca nascido no Botafogo. Morreu no Rio de Janeiro, em 7/11/1982; Manuel Guilherme, conhecido por M. Guilherme, desenhista que ilustrou as páginas do álbum; e João Ribeiro Pessoa (J. Ribeiro), fotógrafo cearense de projeção mundial, por muitos anos teve, na Praça do Ferreira, a Foto Ribeiro - autor dos retratos constantes na obra.
A reedição do Álbum de Fortaleza integra o projeto editorial da Fundação: a BIBLIOTECA BÁSICA CEARENSE, composta por obras em formato fac-similar já esgotadas, que constituem fontes de pesquisa para a história do Ceará, preservando seu formato e conteúdo originais.
Serviço:
O Que: Lançamento da obra Álbum de Fortaleza
Quando: 14 de junho, às 19 horas
Onde: Palace Bistrô (Rua Major Facundo, 30 – Centro – Fortaleza/CE)
Quem: Fundação Waldemar Alcântara
Rua Júlia Vasconcelos, 100 - Bairro Pio XII – Fortaleza/CE - 85 32576927 www.fwa.org.br
Parceria/Patrocínio: Banco do Nordeste
Informações: Sílvia Furtado – 85 32576927 ou 85 9963-9159.
CONHEÇA A COLEÇÃO BIBLIOTECA BÁSICA CEARENSE
Títulos/1997
•Ensaio estatístico da província do Ceará - Tomos I e II (Thomaz Pompeo de Sousa Brasil ).
•Memória sobre a conservação das matas e arboricultura como meio de melhorar o clima da província do Ceará (Thomaz Pompeo de Sousa Brasil).
•Botânica elementar (Garcia Redondo, Rodolpho Teóphilo).
•Climatologia, epidemias e endemias do Ceará (Guilherme Studart).
•Pathologia histórica brazileira: documentos para a história da pestilência da bicha ou males (Guilherme Studart).
•Varíola e vacinação no Ceará (Rodolpho Theóphilo).
•Memória sobre a capitania do Ceará e outros trabalhos (João da Silva Feijó)
Títulos/2001
•Documentação primordial sobre a capitania autônoma do Ceará (José de Almeida Machado, Luís Barba Alardo Menezes, Antônio José da Silva Paulet).
•Libertação do Ceará: queda da oligarquia Acioly (Rodolpho Teóphilo).
•O Ceará e os cearenses (Antônio Bezerra).
•Datas e factos para a história do Ceará - Tomos I,II e III (Guilherme Studart).
•Esboço histórico sobre a província do Ceará- Tomos I,II e III (P. Théberge).
Título/2003
•História das Sêcas – Séculos XVII a XIX de Joaquim Alves
Título/2008
•Botânica Médica Cearense - Francisco Dias da Rocha
Títulos/2009
•Algumas origens do Ceará (Antônio Bezerra).
•O Cariri: seu descobrimento, povoamento , costumes (Irineu Pinheiro).
•Índice alfabético da legislação provincial do Ceará: comprehendendo os annos de 1835 a 1861 precedido de um resumo histórico das sessões da Assembléa e seus trabalhos (José Liberato Barroso).
•Promptuário da legislação republicana do estado do Ceará - de 2 de dezembro de 1889 a 31 de dezembro de 1914 (Cezídio d’ Albuquerque Martins Pereira).
•Scenas e typos (Rodolpho Theophilo).
•Miscellanea histórica ou collecção de diversos escriptos de J.Brígido (João Brígido).
•Retalhos do passado: Tauá-Fortaleza (Joaquim Pimenta).
•Fortaleza: revista litterária, philosophica, scientifica e comercial (vários autores)
Coleção Obras Raras (continuidade ao projeto Biblioteca Básica Cearense)
Títulos/2011
•O Ceará (Raimundo Girão e Antonio Martins Filho).
•Boletim de Antropologia ( 5 volumes /apresentação e org.: Thomaz Pompeu Sobrinho)
•Diário de Viagem de Francisco Freire Alemão (Francisco Freire Alemão)
Revista Phenix (primeira fase: anos I, II, III,IV e V) / 2014 publicação do início do século XX da associação PHENIX CAIXEIRAL, ligada ao comércio de Fortaleza.