segunda-feira, 21 de maio de 2018

Plataforma Ceará de Música encerra programação com shows gratuitos da Orquestra da Fundação Raimundo Fagner e da banda Os Transacionais


Com acesso gratuito, o projeto busca incrementar o calendário de ações culturais em Fortaleza, fortalecendo a atuação de grupos musicais e dinamizando o setor
A programação cultural e gratuita da Plataforma Ceará de Música chega ao fim neste sábado, dia 26, com a apresentação da Orquestra da Fundação Raimundo Fagner e o show da banda Os Transacionais.  O público vai conferir na orla da Capital cearense um repertório que vai do erudito ao popular, passeando também pelo melhor da música popular brasileira produzida na década de 60 e 70.
O evento começa às 18 horas com a orquestra composta por 30 jovens do projeto “Aprendendo com Arte”, que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de atividades artísticas, sendo a música o foco principal de suas ações. A apresentação conta com grandes sucessos arranjadas para violões, flautas doce, coro e percussão.
Em seguida, sobe ao palco Os Transacionais com um repertório para lá de saudosista. Com a proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 60 e 70, a banda apresentará para o público uma combinação de ritmos como o rock psicodélico, samba-rock e carimbó com a descontração do afoxé e o frevo. O grupo é formado pelo Jolson Ximenes (voz/baixo); Vitoriano Mendes (voz/guitarra); Miguel Basile (voz/guitarra), Dângelo Feitosa (bateria) e Anael Guimarães (percussão).
Realizada durante este mês de maio, sempre aos sábados, a Plataforma Ceará de Música proporcionou visibilidade a artistas, escolas de músicas e bandas cearenses, como Carlinhos Nação, Trovador Eletrônico, Os Alfazemas, Camerata Cordas Cearenses do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), Orquestra de Sopros de Pindoretama e o grupo de Acordeon Tapera das Artes.
O projeto musical é um desdobramento da Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, sucesso entre 2014 e 2015. Ela concentra a circulação de espetáculos na linguagem da música, contemplando vários grupos e artistas cearenses, com o objetivo de levar a fruição musical gratuita para o público de todas as idades.
O projeto é uma realização do Centro Cultural Belchior, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e Enel Distribuição Ceará.
PROGRAMAÇÃO
26 de maio | Sábado
18h00 – Orquestra da Fundação Raimundo Fagner
19h30 – Os Transacionais

SERVIÇO
Plataforma Ceará de Música – Dia 26 de maio, às 18h, no patamar do Centro Cultural Belchior (R. dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará). Informações: (85)9868-4250 ou 98830-4412. Acesso gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.