A atuação do Ministério Público do Ceará, por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, resultou na promoção de festividades carnavalescas em 29 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas na capital. A ação decorre de trabalho do MP do Ceará e garante o direito à cultura e ao lazer previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. Realizaram festejos carnavalescos as seguintes ILPIs: Lar Santa Bárbara, Casa de Nazaré, Toca de Assis Irmãs, Naim Residencial Sênior, Lar Nossa Senhora de Fátima, Lar Três Irmãs, Lar Dois Irmãos, Residencial Primavera, Girassol, Hibisco, Flor de Lótus, Recanto Rei Davi, Conviver Residence, Residencial Santa Terezinha, Casa São Vicente de Paulo, Lar de Idosos Vovó Leda, Arte do Cuidar, Vivencie Residencial Sênior, Recanto do Sagrado Coração, Extensão do Lar Residencial Sênior, Lar Nova Vida Fortaleza, Lar Torres de Melo, Casa Aconchego do Idoso, Instituto Josefino, Terça da Serra Residencial Sênior, Vitta Residencial Sênior, Lar M...
Estima-se que ocorra em média 600 mil novos casos de câncer a cada ano no Brasil. Uma das doenças mais temidas, o câncer em suas diferentes formas mata todos os anos em torno de 8 milhões de pessoas no mundo. Assim, medidas preventivas poderiam ajudar milhares de pessoas a diminuir o risco de desenvolver a doença. Um estilo de vida saudável é primordial para a boa qualidade vida e para prevenir várias doenças, inclusive o câncer.
Segundo a médica endocrinologista Ana Flávia Torquato, “o baixo consumo de frutas e vegetais, a falta de atividade física, o abuso de álcool e tabaco contribuem de maneira significativa para os altos índices de neoplasias malignas”. A alimentação inadequada pode ser responsável por até 30% dos casos de câncer, perdendo apenas para o cigarro, em importância de causa passível de prevenção. De acordo com Ana Flávia, “a alimentação inadequada aumenta o riscos de desenvolver câncer de mama, cólon, endométrio, esôfago, e vários outros. A pessoa que mantém uma alimentação saudável equilibrada e realiza atividade física regularmente, reduz sua chance de desenvolver a doença.”
Ana Flávia ainda afirma que “o aumento de gordura na região abdominal, ou gordura visceral, está relacionado a resistência à insulina e um estado inflamatório crônico que pode elevar o risco de desenvolver câncer. Além disso, quem tem diabetes também tem um risco maior de desenvolver vários tipos da doença, como cólon, mama e pâncreas.”
Portanto, para a prevenção é recomendado a manutenção de um peso saudável e hábitos alimentares que priorizem frutas, hortaliças e vegetais, que vão agregar fibras e antioxidantes na alimentação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.