Pular para o conteúdo principal

Saúde - Alimentação e estilo de vida podem reduzir os riscos de desenvolver câncer



Estima-se que ocorra em média 600 mil novos casos de câncer a cada ano no Brasil. Uma das doenças mais temidas, o câncer em suas diferentes formas mata todos os anos em torno de 8 milhões de pessoas no mundo. Assim, medidas preventivas poderiam ajudar milhares de pessoas a diminuir o risco de desenvolver a doença. Um estilo de vida saudável é primordial para a boa qualidade vida e para prevenir várias doenças, inclusive o câncer.

Segundo a médica endocrinologista Ana Flávia Torquato, “o baixo consumo de frutas e vegetais, a falta de atividade física, o abuso de álcool e tabaco contribuem de maneira significativa para os altos índices de neoplasias malignas”. A alimentação inadequada pode ser responsável por até 30% dos casos de câncer, perdendo apenas para o cigarro, em importância de causa passível de prevenção. De acordo com Ana Flávia, “a alimentação inadequada aumenta o riscos de desenvolver câncer de mama, cólon, endométrio, esôfago, e vários outros. A pessoa que mantém uma alimentação saudável equilibrada e realiza atividade física regularmente, reduz sua chance de desenvolver a doença.”

Ana Flávia ainda afirma que “o aumento de gordura na região abdominal, ou gordura visceral, está relacionado a resistência à insulina e um estado inflamatório crônico que pode elevar o risco de desenvolver câncer. Além disso, quem tem diabetes também tem um risco maior de desenvolver vários tipos da doença, como cólon, mama e pâncreas.” 

Portanto, para a prevenção é recomendado a manutenção de um peso saudável e hábitos alimentares que priorizem frutas, hortaliças e vegetais, que vão agregar fibras e antioxidantes na alimentação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…