A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou o Relatório de Perenização dos Rios 2025, que mostra que o Ceará alcançou 1.818 km de trechos de rios perenizados no ano, um dos maiores valores da última década. A extensão de 1.818 km perenizados em 2025 representa o melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2024, quando a marca superou 1.900 km. Em relação ao período de 2015 a 2018, quando os índices diminuíram por causa da seca prolongada, o avanço representa um salto na garantia de água em leitos de rios estratégicos para o abastecimento e a produção. No Ceará, manter um rio perenizado é essencial para conviver melhor com a seca . Isso porque em vez do rio desaparecer com a estiagem, ele segue correndo o ano inteiro, graças a um fluxo contínuo garantido pela gestão de liberação de água dos açudes, que segura o leito vivo mesmo quando passa meses sem chover. Segundo o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares , o planej...
Estima-se que ocorra em média 600 mil novos casos de câncer a cada ano no Brasil. Uma das doenças mais temidas, o câncer em suas diferentes formas mata todos os anos em torno de 8 milhões de pessoas no mundo. Assim, medidas preventivas poderiam ajudar milhares de pessoas a diminuir o risco de desenvolver a doença. Um estilo de vida saudável é primordial para a boa qualidade vida e para prevenir várias doenças, inclusive o câncer.
Segundo a médica endocrinologista Ana Flávia Torquato, “o baixo consumo de frutas e vegetais, a falta de atividade física, o abuso de álcool e tabaco contribuem de maneira significativa para os altos índices de neoplasias malignas”. A alimentação inadequada pode ser responsável por até 30% dos casos de câncer, perdendo apenas para o cigarro, em importância de causa passível de prevenção. De acordo com Ana Flávia, “a alimentação inadequada aumenta o riscos de desenvolver câncer de mama, cólon, endométrio, esôfago, e vários outros. A pessoa que mantém uma alimentação saudável equilibrada e realiza atividade física regularmente, reduz sua chance de desenvolver a doença.”
Ana Flávia ainda afirma que “o aumento de gordura na região abdominal, ou gordura visceral, está relacionado a resistência à insulina e um estado inflamatório crônico que pode elevar o risco de desenvolver câncer. Além disso, quem tem diabetes também tem um risco maior de desenvolver vários tipos da doença, como cólon, mama e pâncreas.”
Portanto, para a prevenção é recomendado a manutenção de um peso saudável e hábitos alimentares que priorizem frutas, hortaliças e vegetais, que vão agregar fibras e antioxidantes na alimentação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.