Uma ação integrada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou, nessa quarta-feira (12), no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 34 anos, por integrar organização criminosa. A captura, que aconteceu na BR-222, no município de Tianguá – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do estado, contou ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Conforme as investigações conduzidas por equipes do Setor de Inteligência (Seint) da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, o suspeito, recentemente posto em liberdade, voltou a se envolver com atividades ilícitas. Ele é apontado como uma das lideranças de um grupo criminoso de origem carioca que tenta se estabelecer na região da Serra da Ibiapaba. O homem já possui uma extensa ficha criminal, com passagens por crimes como homicidio doloso, porte ilegal de arma de fogo, tráfico ilícito de drogas, crime de trânsito, crime contra administração pública e p...
Estima-se que ocorra em média 600 mil novos casos de câncer a cada ano no Brasil. Uma das doenças mais temidas, o câncer em suas diferentes formas mata todos os anos em torno de 8 milhões de pessoas no mundo. Assim, medidas preventivas poderiam ajudar milhares de pessoas a diminuir o risco de desenvolver a doença. Um estilo de vida saudável é primordial para a boa qualidade vida e para prevenir várias doenças, inclusive o câncer.
Segundo a médica endocrinologista Ana Flávia Torquato, “o baixo consumo de frutas e vegetais, a falta de atividade física, o abuso de álcool e tabaco contribuem de maneira significativa para os altos índices de neoplasias malignas”. A alimentação inadequada pode ser responsável por até 30% dos casos de câncer, perdendo apenas para o cigarro, em importância de causa passível de prevenção. De acordo com Ana Flávia, “a alimentação inadequada aumenta o riscos de desenvolver câncer de mama, cólon, endométrio, esôfago, e vários outros. A pessoa que mantém uma alimentação saudável equilibrada e realiza atividade física regularmente, reduz sua chance de desenvolver a doença.”
Ana Flávia ainda afirma que “o aumento de gordura na região abdominal, ou gordura visceral, está relacionado a resistência à insulina e um estado inflamatório crônico que pode elevar o risco de desenvolver câncer. Além disso, quem tem diabetes também tem um risco maior de desenvolver vários tipos da doença, como cólon, mama e pâncreas.”
Portanto, para a prevenção é recomendado a manutenção de um peso saudável e hábitos alimentares que priorizem frutas, hortaliças e vegetais, que vão agregar fibras e antioxidantes na alimentação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.