Pular para o conteúdo principal

Com período chuvoso, cuidados com a saúde das crianças devem ser intensificados


Com a proximidade da quadra chuvosa no Ceará, entre os meses de fevereiro e maio, e a permanência do alerta para os riscos da Covid-19, é preciso atenção especial com a saúde das crianças. Medidas de higiene precisam ser reforçadas, principalmente os cuidados em relação à limpeza das mãos, à qualidade da água e aos alimentos.

“Os cuidados com a Covid-19 também se estendem às outras patologias da infância. Assim, a higiene das mãos, dos alimentos, a qualidade da água, tudo isso vai influenciar na prevenção de outras patologias e outras viroses que podem vir em virtude da falta de higiene”, explica Stella Monteiro, coordenadora médica da emergência pediátrica do Hospital Regional Norte (HRN), unidade do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A médica também reforça o uso de máscaras por crianças de mais de dois anos de idade, apesar de o quadro de patologias virais, como as gripes comuns, terem reduzido em virtude da diminuição da socialização dos pequenos durante a pandemia.

As infecções por dengue também tiveram redução neste período devido às campanhas do Governo do Ceará e dos cuidados mais atentos da população com criadouros de mosquitos, já que houve maior permanência em casa.

Vacinação

Stella Monteiro ressalta que os pais devem cumprir todo o calendário de vacinação das crianças para garantir a imunização contra doenças como sarampo, poliomielite, varíola e até o rotavírus. A médica aponta, ainda, os principais sintomas que podem trazer um alerta para os pais procurarem os serviços de saúde.

Em relação à Covid-19, a criança pode ter desconfortos respiratórios, gastrointestinais ou, em menor proporção, problemas de pele. Em sinal de resfriado com coriza, os pais devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima.

Cuidados

No entanto, se a criança tem um quadro com desconforto respiratório, tosse persistente, recusa alimentar, febre elevada ou se está gemente, é necessário procurar um serviço de emergência para atendimento imediato.

Quando apresentarem causas gastrointestinais, a diarreia pode ser ocasionada tanto pela Covid-19 como por outras causas virais ou alimentares. Segundo Stella Monteiro, com três a quatro evacuações por dia, é preciso aumentar a oferta de líquidos e manter a dieta habitual de forma mais regular, evitando gorduras, frituras, refrigerantes e sucos açucarados.

Com o número de evacuações superior a três ou quatro, a criança deve ser levada a uma unidade básica de saúde. Se apresentar muco ou sangue nas fezes, pouca urina, vômitos, e se tiver febre elevada ou se estiver muito irritada ou muito letárgica, gemente, é indicado procurar um serviço de emergência. “O maior risco das diarreias é a desidratação. Por isso, é preciso observar os sinais de alerta”, afirma a médica.

O alerta é também para doenças bacterianas, como a disenteria bacteriana, conhecida como shigelose. A doença intestinal é causada por bactérias Shigella, transmitida pela água, por alimentos infectados ou pelo contato com fezes contaminadas.

Edvania Leandro do Nascimento, mãe de Maria Esther, de 3 meses, já sabe dos cuidados necessários de higiene com a filha. “Ela só mama. Então, tenho cuidado com a higiene dela e estamos evitando visitas”, ressalta. Ela levou a pequena ao serviço de emergência do HRN após perceber uma diminuição do volume de urina e uma sudorese intensa na criança. “Tive medo da minha filha estar desidratada”, justifica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.