Pular para o conteúdo principal

Consulta pública avalia inclusão de vacina contra herpes zóster no SUS Proposta da Saúde prevê imunização de idosos a partir de 80 anos

  O Ministério da Saúde abriu nesta quarta-feira (17) uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina contra o herpes zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI). A proposta contempla idosos com 80 anos ou mais, e indivíduos imunocomprometidos a partir de 18 anos . A Consulta Pública nº 78  ficará disponível até 6 de outubro na plataforma Participa + Brasil . Até o momento, já foram registradas 75 contribuições.  Qualquer pessoa pode enviar opiniões e sugestões sobre o tema. Para participar, é necessário preencher o  formulário eletrônico . Os interessados podem enviar até dois arquivos com sugestões ou documentos de apoio. O envio de dados pessoais, informações sensíveis ou materiais de terceiros sem autorização não é permitido. As contribuições serão analisadas pela comissão técnica, que decidirá sobre a incorporação da vacina. Os relatórios técnicos que embasam a recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec),...

Março azul-marinho: Em 2020, 41 mil novos casos de câncer colorretal foram detectados em homens e mulheres no Brasil

 


Março é o mês de conscientização do câncer colorretal. Existem mitos que cercam este tipo de câncer . Um deles diz que a doença é mais frequente nos homens. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer – INCA, no ano de 2020 houve 41 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, dos quais 20.500 aproximadamente foram em homens e 20.500 em mulheres, ou seja, os números mostram que a doença acomete ambos os sexos. Nas mulheres, este tipo de câncer é o segundo mais frequente, perdendo apenas para o de mama. Nos homens é o terceiro mais frequente, ficando atrás apenas para próstata e pulmão.

Segundo o médico endoscopista Gustavo Benevides, o câncer colorretal, também chamado de intestino e reto, geralmente não dá sintomas. Quando os sinais aparecem, as lesões já estão avançadas. Os sintomas mais frequentes associados à doença são sangue nas fezes, tanto aquele mais vivo, quanto aquele de cor mais escura; alteração do hábito intestinal, que pode ser diarreia ou constipação alternados; dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes, elas ficam mais finas, compridas. “Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças como hemorroidas, verminoses, úlcera gástrica, daí a importância de procurar um médico”, afirma o especialista.

Para diagnosticar o câncer de intestino o endoscopista orienta a realização de uma biópsia do tumor, através de uma colonoscopia. Este exame deve ser requisitado a partir dos 45 anos, a cada cinco ou dez anos, dependendo também do histórico familiar. Outros exames também podem ser requisitados como tomografia, radiografia, exames pré-operatório. A detecção precoce é a chave do sucesso no tratamento de qualquer tipo de câncer, inclusive o de intestino. As chances de cura quando detectado precocemente são muito maiores do que quando é detectada uma lesão mais avançada.

O tratamento de câncer de intestino é realizado através de três modalidades: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Gustavo reforça que para evitar este tipo de câncer é fundamental a prevenção. As ações preventivas podem ser realizadas através de exames periódicos capazes de detectarem pequenos pólipos, que são lesões pré-cancerosas e retirando através da colonoscopia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.