Pular para o conteúdo principal

Março azul-marinho: Em 2020, 41 mil novos casos de câncer colorretal foram detectados em homens e mulheres no Brasil

 


Março é o mês de conscientização do câncer colorretal. Existem mitos que cercam este tipo de câncer . Um deles diz que a doença é mais frequente nos homens. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer – INCA, no ano de 2020 houve 41 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, dos quais 20.500 aproximadamente foram em homens e 20.500 em mulheres, ou seja, os números mostram que a doença acomete ambos os sexos. Nas mulheres, este tipo de câncer é o segundo mais frequente, perdendo apenas para o de mama. Nos homens é o terceiro mais frequente, ficando atrás apenas para próstata e pulmão.

Segundo o médico endoscopista Gustavo Benevides, o câncer colorretal, também chamado de intestino e reto, geralmente não dá sintomas. Quando os sinais aparecem, as lesões já estão avançadas. Os sintomas mais frequentes associados à doença são sangue nas fezes, tanto aquele mais vivo, quanto aquele de cor mais escura; alteração do hábito intestinal, que pode ser diarreia ou constipação alternados; dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes, elas ficam mais finas, compridas. “Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças como hemorroidas, verminoses, úlcera gástrica, daí a importância de procurar um médico”, afirma o especialista.

Para diagnosticar o câncer de intestino o endoscopista orienta a realização de uma biópsia do tumor, através de uma colonoscopia. Este exame deve ser requisitado a partir dos 45 anos, a cada cinco ou dez anos, dependendo também do histórico familiar. Outros exames também podem ser requisitados como tomografia, radiografia, exames pré-operatório. A detecção precoce é a chave do sucesso no tratamento de qualquer tipo de câncer, inclusive o de intestino. As chances de cura quando detectado precocemente são muito maiores do que quando é detectada uma lesão mais avançada.

O tratamento de câncer de intestino é realizado através de três modalidades: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Gustavo reforça que para evitar este tipo de câncer é fundamental a prevenção. As ações preventivas podem ser realizadas através de exames periódicos capazes de detectarem pequenos pólipos, que são lesões pré-cancerosas e retirando através da colonoscopia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :