Pular para o conteúdo principal

Março azul-marinho: Em 2020, 41 mil novos casos de câncer colorretal foram detectados em homens e mulheres no Brasil

 


Março é o mês de conscientização do câncer colorretal. Existem mitos que cercam este tipo de câncer . Um deles diz que a doença é mais frequente nos homens. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer – INCA, no ano de 2020 houve 41 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, dos quais 20.500 aproximadamente foram em homens e 20.500 em mulheres, ou seja, os números mostram que a doença acomete ambos os sexos. Nas mulheres, este tipo de câncer é o segundo mais frequente, perdendo apenas para o de mama. Nos homens é o terceiro mais frequente, ficando atrás apenas para próstata e pulmão.

Segundo o médico endoscopista Gustavo Benevides, o câncer colorretal, também chamado de intestino e reto, geralmente não dá sintomas. Quando os sinais aparecem, as lesões já estão avançadas. Os sintomas mais frequentes associados à doença são sangue nas fezes, tanto aquele mais vivo, quanto aquele de cor mais escura; alteração do hábito intestinal, que pode ser diarreia ou constipação alternados; dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes, elas ficam mais finas, compridas. “Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças como hemorroidas, verminoses, úlcera gástrica, daí a importância de procurar um médico”, afirma o especialista.

Para diagnosticar o câncer de intestino o endoscopista orienta a realização de uma biópsia do tumor, através de uma colonoscopia. Este exame deve ser requisitado a partir dos 45 anos, a cada cinco ou dez anos, dependendo também do histórico familiar. Outros exames também podem ser requisitados como tomografia, radiografia, exames pré-operatório. A detecção precoce é a chave do sucesso no tratamento de qualquer tipo de câncer, inclusive o de intestino. As chances de cura quando detectado precocemente são muito maiores do que quando é detectada uma lesão mais avançada.

O tratamento de câncer de intestino é realizado através de três modalidades: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Gustavo reforça que para evitar este tipo de câncer é fundamental a prevenção. As ações preventivas podem ser realizadas através de exames periódicos capazes de detectarem pequenos pólipos, que são lesões pré-cancerosas e retirando através da colonoscopia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!