Um trio suspeito de porte irregular de arma de fogo foi preso, nessa terça-feira (2), no bairro Parque São José, Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. A ação foi realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), que ainda apreendeu três revólveres. Os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça em uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Conforme informações policiais, os raianos receberam informações da Subagência de Inteligência (SAI) sobre a presença de indivíduos armados no bairro. Imediatamente, os policiais militares foram até o endereço indicado e localizaram os indivíduos suspeitos, que estavam em posse de três revólveres calibre, 26 munições do mesmo calibre e três aparelhos celulares. O trio e o material apreendido foram apresentados no 32º Distrito Policial (32º DP). Na unidade policial, os três homens, sendo dois de 20 anos e um de 18 anos, pelo cr...
Março azul-marinho: Em 2020, 41 mil novos casos de câncer colorretal foram detectados em homens e mulheres no Brasil
Março é o mês de conscientização do câncer colorretal. Existem mitos que cercam este tipo de câncer . Um deles diz que a doença é mais frequente nos homens. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer – INCA, no ano de 2020 houve 41 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, dos quais 20.500 aproximadamente foram em homens e 20.500 em mulheres, ou seja, os números mostram que a doença acomete ambos os sexos. Nas mulheres, este tipo de câncer é o segundo mais frequente, perdendo apenas para o de mama. Nos homens é o terceiro mais frequente, ficando atrás apenas para próstata e pulmão.
Segundo o médico endoscopista Gustavo Benevides, o câncer colorretal, também chamado de intestino e reto, geralmente não dá sintomas. Quando os sinais aparecem, as lesões já estão avançadas. Os sintomas mais frequentes associados à doença são sangue nas fezes, tanto aquele mais vivo, quanto aquele de cor mais escura; alteração do hábito intestinal, que pode ser diarreia ou constipação alternados; dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes, elas ficam mais finas, compridas. “Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças como hemorroidas, verminoses, úlcera gástrica, daí a importância de procurar um médico”, afirma o especialista.
Para diagnosticar o câncer de intestino o endoscopista orienta a realização de uma biópsia do tumor, através de uma colonoscopia. Este exame deve ser requisitado a partir dos 45 anos, a cada cinco ou dez anos, dependendo também do histórico familiar. Outros exames também podem ser requisitados como tomografia, radiografia, exames pré-operatório. A detecção precoce é a chave do sucesso no tratamento de qualquer tipo de câncer, inclusive o de intestino. As chances de cura quando detectado precocemente são muito maiores do que quando é detectada uma lesão mais avançada.
O tratamento de câncer de intestino é realizado através de três modalidades: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Gustavo reforça que para evitar este tipo de câncer é fundamental a prevenção. As ações preventivas podem ser realizadas através de exames periódicos capazes de detectarem pequenos pólipos, que são lesões pré-cancerosas e retirando através da colonoscopia.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.