Pular para o conteúdo principal

Dia do Psicólogo (27/8); SESI Ceará reforça a importância de cuidar da saúde mental


Para celebrar o Dia do Psicólogo (27/8), importante e fundamental profissão nos dias atuais, o SESI Ceará conversou com a psicóloga especialista em Gestão da Saúde e em Neuropsicodiagnóstico, Ana Karine de Oliveira, que está na entidade desde 2016.


Para a profissional, a Psicologia ganhou maior visibilidade com a pandemia da COVID-19, mas é preciso pontuar que já existia uma demanda reprimida de saúde mental que foi exposta nesse período e que vem proporcionando uma busca crescente pelos serviços psicológicos. “Psicólogo é um profissional que pode e deve atuar nos mais diversos contextos, mas que também deve se cuidar, manter uma prática regular de autocuidado e est atento aos sinais do corpo e da mente. Apesar do que muitos pensam, não somos imunes ao adoecimento psíquico, pelo contrário, podemos estar mais vulneráveis a ele”, alerta.


Atuando como psicóloga há 11 anos, Ana Karine iniciou a carreira no Maranhão trabalhando no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), posteriormente, já no Ceará, trabalhou em uma instituição de acolhimento para crianças, adolescentes e adultos que vivem e convivem com vírus HIV/AIDS antes de iniciar os atendimentos no SESI Ceará. 


Seus anos iniciais foram desafiantes. “Realidades em que a atuação do psicólogo fugia ao modelo clínico e demandavam intervenções coletivas e pautadas em uma leitura de mundo e de homem que não se ver na faculdade”, recorda-se. Logo descobriu sua paixão pela Psicologia Social e percebeu que a Psicologia, era sim, acessível a todos. “Aos poucos fui vendo a função social da Psicologia e descobrindo meu lugar, meu espaço e o meu fazer nesta profissão tão apaixonante e ao mesmo tempo tão desafiadora”, avalia.


No SESI Ceará começou desenvolvendo ações educativas dentro das indústrias na área de Saúde Mental, depois foi para consultoria e implementação de Programas de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas. Na sequência, recebeu o convite para atender nas clínicas do SESI da Capital e Maracanaú como psicóloga clínica e, em paralelo, atuava na área da Promoção da Saúde com foco na saúde mental, desenvolvendo intervenções como Programas de Qualidade de Vida com foco em estilo de vida saudável, Programa de Gestantes e ações específicas de saúde mental e trabalho.


Rotina


Atualmente, na área da Promoção da Saúde integra uma equipe multiprofissional junto com nutricionistas e educadores físicos que compõe o time de profissionais que desenvolvem ações voltadas para a implementação de uma cultura de bem-estar nas organizações. “Trabalhamos com foco na saúde do trabalhador, tanto física como mental. Na nossa rotina buscamos unir os diversos saberes e práticas na busca das melhores soluções aos nossos clientes. Soluções que sejam customizadas a realidade de cada empresa”, revela.


Além do contato permanente com a instituição para atuar de forma customizada, realiza treinamentos internos com a equipe, planeja intervenções, aplicações de pesquisa para diagnóstico da organização e monitoramento de indicadores. E, ainda, realiza produção de textos e artigos para publicações internas e científicas.


Pautas atuais

Entre os assuntos trabalhados com os pacientes hoje estão questões de relacionamentos, família, trabalho, pandemia, isolamento social, perdas, medos e insegurança, entre outros. Para a psicóloga o papel do profissional clínico é antes de tudo de escuta. 


“Uma escuta qualificada que permite ao analisante se perceber como sujeito de sua história. A forma como as questões são trabalhadas vai depender das técnicas que serão utilizadas por cada profissional, mas principalmente do desejo do analisante em estar presente em sua análise e no sentido que o mesmo dará ao seu processo”, explica, reforçando que não cabe ao profissional de Psicologia dizer o que será trabalhado, mas sim ao analisante que precisa expressar seu desejo pela análise.



Serviços


Para as empresas, o SESI Ceará oferece na área de psicologia webinars, rodas de conversa e palestras voltadas à saúde mental, cujos temas podem ser customizados de acordo com as necessidades da empresa; consultas In Company; e sensibilização para gestores e trabalhadores sobre o uso de álcool e outras drogas. E para a pessoa física oferecem atendimentos clínicos psicológicos com preços especiais. Mais informações pelo site www.sesi-CE.org.br ou pelo telefone (85) 4009.6300.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!