Pular para o conteúdo principal

As vantagens da robótica em cirurgias relacionadas ao câncer de próstata

 



O procedimento considerado minimamente invasivo aumenta as chances de manutenção da função erétil.


Segundo dados do Instituto do Câncer (Inca) com estimativas de 2020, o câncer de próstata atingiu mais de 20 mil pacientes no Nordeste, desses 3.330 só no Ceará. É o tipo de câncer que mais atinge os homens na região. Uma doença com grandes possibilidades de boa recuperação, no tratamento, quando detectada precocemente e, no caso de cirurgia, com ajuda da cirurgia robótica as chances de sequelas são ainda menores.


O urologista e Coordenador da Cirurgia Robótica do Hospital Monte Klinikum, da Rede Americas, Marcos Flávio explica que a cirurgia robótica é um método minimamente invasivo, assim como a laparoscopia, mas “pode-se considerar que é um avanço quanto a cirurgia laparoscópica. Ela tem uma agressão cirúrgica menor ao organismo, com isso o comum é o paciente ter um pós-operatório com muito menos dor e melhores resultados operatórios e funcionais.”. O médico fala das vantagens desse tipo de cirurgia:


·         recuperação mais rápida do paciente, portanto ele passa menos tempo internado;


·         os resultados operatórios são bem definidos;


·         o sangramento é menor, portanto, há uma menor taxa de transfusão sanguínea;


·         complicações locais como reoperações, estenoses, fístulas, hérnias e infecções são menos frequentes;


·         recuperação rápida da incontinência urinária;


·         melhor resultado em relação a manutenção da função erétil, segundo estudos recentes.


Como um dos primeiros cirurgiões no Ceará a se qualificar em cirurgia robótica, Marcos Flávio explica que o robô Da Vinci, usado nas cirurgias no Monte Klinikum - atualmente o único hospital com essa tecnologia no estado - utiliza pinças robóticas e uma câmera que oferece uma visão tridimensional e que aumenta entre 10 a 20 vezes o local da realização do procedimento. “Utilizamos um robô de quatro braços comandado pelo cirurgião. Não existe ainda um robô que faça uma cirurgia completamente autônoma”, completa o urologista. 


Prevenção e fatores de risco


O câncer de próstata tem um fator hereditário, o que aumenta o risco para os descendentes e irmãos de quem já teve a doença. Além disso, pessoas com uma dieta muita rica em gordura animal e pobre em frutas e vegetais, assim como o sedentarismo e a obesidade são fatores de risco. Combater o sedentarismo e a obesidade, ter bons hábitos alimentares é uma forma de prevenir a doença. “O mais importante são as avaliações rotineiras, os homens sem fator de risco precisam fazer os exames de prevenção anualmente após os 50 anos, e com fator de risco, os de raça negra e/ou obesos aos 45 anos. Diagnosticar precocemente faz muita diferença, o tratamento será mais fácil, os resultados serão melhores. O câncer de próstata, na maioria das vezes, no estágio inicial não apresenta nenhum tipo de sintomas, portanto sempre ressaltamos e enfatizamos a importância do diagnóstico precoce, realizar as avaliações preventivas mesmo sem nenhum sintoma”, enfatiza o urologista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340