Pular para o conteúdo principal

SP: chuva forte faz sirene de evacuação ser acionada em São Sebastião

  As fortes chuvas que atingem o município de São Sebastião, no litoral norte do estado, fizeram com que a sirene para evacuação da Vila Sahy fosse acionada. Há um ano, 64 pessoas morreram em deslizamentos no município. A maioria delas estava na vila. O equipamento que alerta sobre necessidade de evacuação foi instalado em dezembro. De acordo com a Defesa Civil estadual, às 17h15, o pluviômetro na vila atingiu a marca de 54 milímetros (mm) de acumulado de chuva em um hora. “Considerando o protocolo de acionamento, que prevê 45mm de acumulado em 1 hora, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual alertou a Defesa Civil Municipal que realizou o acionamento da sirene para evacuação da comunidade”, diz comunicado da Defesa Civil estadual. O plano de contingência municipal também foi acionado. O abrigo emergencial foi aberto, e um ônibus da prefeitura está à disposição para transportar as famílias. Equipes da Defesa Civil municipal prestam orientação aos moradores. Chu

Janeiro Branco: projetos de humanização da Casa de Cuidados do Ceará trazem benefícios à saúde mental dos pacientes

 

A campanha Janeiro Branco se dedica à construção de uma cultura de cuidados com a saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diversos fatores trazer problemas nesse sentido, entre eles: rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos.

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove diversos projetos de humanização que trazem benefícios à saúde mental dos pacientes do equipamento. Conheça mais sobre eles:



Pôr-do-sol
A luz do sol desempenha um papel importante na produção da vitamina D que vai atuar no metabolismo osteomuscular e em outras funções hormonais no organismo, principalmente dos idosos. Outros benefícios são a melhora da qualidade do sono, do humor ou de uma possível desorientação. Por isso, semanalmente, a equipe de saúde leva pacientes a fazerem atividades de fisioterapia voltadas para reabilitação e coordenação motora com a vista de um belo pôr-do-sol.

Os pacientes fazem as atividades em grupo, o que contribui para a socialização e melhoria da qualidade de vida. “Entendemos que é um espaço diferente que proporciona mais estímulos, além de sair um pouco do atendimento tradicional trazendo benefícios para a saúde física e mental”, explica Aryadne Marques, coordenadora de fisioterapia da CCC.

Da Casa ao Mar
Outro projeto que envolve a luz solar é o “Da Casa ao Mar”. Nele, os pacientes são contemplados com um banho de mar. “O programa visa proporcionar a construção de experiências significativas, restaurar o potencial criativo, promover melhoria na qualidade das relações de socialização, favorecer o reconhecimento da autoimagem, auxiliar no enfrentamento da hospitalização e oferecer suporte para compreensão do processo saúde-doença e qualidade de vida”, afirma Leonardo Rodrigues, médico da CCC.

A luz solar estimula a produção de endorfinas, que são os analgésicos naturais do corpo. Tais substâncias ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor e qualidade do sono. “O projeto também proporciona que o paciente saia do seu leito e relembre da rotina fora da internação, mostrando a vida como ela é, proporcionando um retorno à realidade e com um cuidado centrado no paciente, o que é muito signitificativo”, relata Ariana Matias, psicóloga da CCC.

Sensações
O Projeto Sensações tem a proposta de proporcionar aos pacientes sensações de prazer, nostalgia e alegria através das memórias ocasionadas pelo paladar. É voltado aos pacientes em processo de reabilitação fonoaudiológica que estão se alimentando de forma oral ou por dieta mista (sonda + via oral).

Durante a ação, o paciente degusta uma refeição saudável com valor sentimental de forma assistida pela equipe de saúde e cuidadores. “O hábito de se alimentar vai muito além da contagem de calorias, envolve a questão afetiva e emocional, como aquela comida que remete à infância ou alguma lembrança especial, trazendo alegria e sensação de bem-estar pelo sabor do alimento e pela memória proporcionada”, explica Kelly Sales, nutricionista da Casa.

Uma alimentação saudável também traz benefícios no bem-estar mental e psicológico, podendo ajudar na recuperação, prevenção e tratamento de transtornos, como ansiedade e depressão. “Por isso a importância de um acompanhamento com um nutricionista para uma alimentação adequada”, complementa a profissional.



Cine Pipoca
Assistir a um bom filme é considerado um momento terapêutico. Diante disso, a CCC promove sessões de cinema semanalmente aos pacientes internados. “Essa iniciativa promove acesso à cultura e ao lazer. Além da socialização, também trabalhamos o ensinamento trazido pelo filme, proporcionando inclusão e acolhimento aos pacientes”, explica a psicóloga da CCC, Ariana Matias.

“É um momento para relaxar, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de promover integração entre os grupos de pacientes contemplados com a ação, sendo um atividade de valor social e emocional, proporcionando melhoria da qualidade de vida e uma quebra da rotina de uma pessoa internada”, acrescenta Hellany Gomes, também psicóloga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

CONEXÃO BLUEBOX

  CONEXÃO BLUEBOX     O EVENTO QUE VAI MUDAR O MODO DE LIDAR COM AS REDES SOCIAIS, PRINCIPALMENTE O INSTAGRAM VOLTADO PARA O PEQUENO NEGÓCIO      No dia 25 de março de 2023 acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, o CONEXÃO BLUEBOX, uma ideia necessária e viral da Bluebox Agência de Marketing e Assessoria de Negócios, quando haverá um dia inteiro de palestras e networking com nomes de grande impacto nas redes sociais e nos negócios. O público que busca cada vez mais oportunidades de crescimento na internet a partir do Instagram terá a oportunidade de adquirir conhecimento e de quebra, estará ajudando instituições de caridade como o Instituto Qualifique (@qualifiqueoficial) e a Obra Lumen (@lumenfortaleza), com uma meta mínima de mil cestas básicas.   O pequeno empreendedor que precisa administrar suas redes sociais acaba de encontrar o evento que vai ajudar no gerenciamento e posicionamento de seu próprio negócio na rede mundial de computadores!     Estratégias e ferramentas que vão a