Pular para o conteúdo principal

Dia de Bike ao Trabalho terá passe livre do Bicicletar nesta sexta-feira (09/05)

  Dia de Bike ao Trabalho terá passe livre do Bicicletar nesta sexta-feira (09/05) Iniciativa incentiva a utilização da bike como uma opção sustentável de transporte, promovendo a saúde e a mobilidade ativa   Compartilhar   Em alusão ao Dia Internacional de ir de Bike ao Trabalho, celebrado sempre na segunda sexta-feira de maio, o Bicicletar disponibiliza passe livre aos usuários do sistema. A ação, promovida pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Serttel, visa incentivar o uso da bicicleta não apenas para o lazer, mas também para os deslocamentos diários. A gratuidade é uma oportunidade de oferecer à população a chance de adotar o veículo sustentável em sua rotina, estimulando a utilização para ir ao trabalho e à faculdade, por exemplo. Para utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas nesta data, basta baixar o aplicativo do Bicicletar e realizar o cadastro. O usuário deve registrar um cartão de crédito para fins de validação da conta, mas não haverá cobrança...

*População realiza mais uma manifestação contra a cobrança de acesso à Vila de Jericoacoara*

 *População realiza mais uma manifestação contra a cobrança de acesso à Vila de Jericoacoara*


Moradores, trabalhadores e empresários da Vila de Jericoacoara se reuniram no fim da tarde desta terça-feira (11), na Pracinha de Jeri, em mais uma manifestação contra a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara e a cobrança de ingresso àqueles que vão à Vila.


O Parque Nacional foi concedido à administração privada no início de 2024 em processo conduzido Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O modelo da concessão, no entanto, permite à concessionária cobrar um ingresso diário daqueles que passam pelo Parque apenas para acessar à Vila de Jericoacoara na contramão daquilo que foi garantido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) ao longo das audiências públicas realizadas em 2022 antes da construção do edital. 


"Durante todo o processo de consultas públicas deixamos clara a nossa preocupação com o livre acesso à Vila, que só pode ser acessada por meio do Parque Nacional, mas não faz parte dele", explica Lucimar Marques do Conselho Comunitário de Jericoacoara. "Ficamos surpresos com esse modelo de concessão que vai contra aquilo que foi prometido pelos órgãos na época". 


 A manifestação contou com faixas, discursos e a participação de diferentes setores da comunidade local, que temem os impactos da medida na economia, no turismo e na vida dos moradores. De acordo com os organizadores, a mobilização busca pressionar as autoridades a ouvirem a população e acabarem com a implementação da cobrança.


"A concessão do Parque Nacional de Jericoacoara irá desfigurar a experiência única que atrai visitantes de todo o mundo à Vila de Jericoacoara, comprometendo irreversivelmente a vida dos moradores, o meio ambiente e a economia locais. O destino hoje conhecido pelo turismo de longa permanência se tornará um ponto de passagem de turistas de um dia", destaca Fábio Nobre, integrante do Conselho Empresarial de Jericoacoara. 


Esse foi mais um ato dentro de uma série de protestos que vêm ocorrendo contra a concessão do parque e as mudanças impostas sem amplo diálogo com a comunidade. Os manifestantes reforçam que seguirão mobilizados para defender os direitos da população e garantir que Jericoacoara continue sendo um destino democrático e sustentável.


O outro lado 


A Urbia Cataratas Jeri esclarece que o contrato firmado com o ICMBio prevê a cobrança de ingresso dos visitantes, destinando os recursos à modernização, manutenção e operação das estruturas turísticas do Parque Nacional de Jericoacoara, além de financiar ações de conservação e gestão do parque. O valor previsto em contrato do ingresso é de R$ 50 durante os primeiros 12 meses da concessão, porém, o mesmo vem sendo reavaliado pela concessionária e ICMBio. A Urbia Cataratas Jeri reafirma ainda seu compromisso com a transparência e o diálogo com a comunidade local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.