*Caminhada homenageia Rosa da Fonsêca e Jane Jacobs com passeio guiado por Benfica e Centro no dia 02/05*
*Caminhada homenageia Rosa da Fonsêca e Jane Jacobs com passeio guiado por Benfica e Centro no dia 02/05*
O Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiências Urbanas (Giceu/UFC) vai promover uma passeio pela cidade de Fortaleza como parte de um projeto mundial que é realizada anualmente, a Jane's Walk. Em 2025, a caminhada será realizada tendo como mote uma homenagem à professora e ex-vereadora Rosa da Fonsêca, visitando locais afetivos que marcaram a vida dela.
O passeio acontece no dia 02 de maio (sexta-feira), às 8h, partindo da Praça João Gentil, em frente à casa do Crítica Radical. De lá, vão seguir pela Av. da Universidade até a Praça da Bandeira. A professora Silvia Belmino (UFC) e a jornalista Janayde Gonçalves (doutoranda em Comunicação na UFC) estão na organização.
O público está convidado a redescobrir a cidade a partir de uma caminhada guiada por praças centrais de Fortaleza. O percurso, gratuito e aberto ao público promove ações que celebram o caminhar como forma de conhecer, resistir e reivindicar a cidade.
Percurso:
Início: Casa do Crítica Radical (Praça João Gentil)
Praça da Bandeira
Encerramento: Jardins do Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar)
A cidade como espaço de vida e resistência
Este ano, o passeio propõe um diálogo entre as ideias de Jane Jacobs e Rosa da Fonseca, reconhecendo em ambas mulheres que pensaram e viveram a cidade como espaço de convivência, identidade e luta. Enquanto Jane escreveu sobre a importância do olhar atento para o cotidiano urbano, Rosa atuou diretamente nos movimentos por moradia e direito à cidade, especialmente voltados às populações periféricas.
Ambas questionaram o urbanismo excludente e denunciaram os impactos das remoções forçadas, da especulação imobiliária e da ausência de participação popular nas decisões que moldam os espaços urbanos. Seus legados nos inspiram a pensar cidades mais humanas, inclusivas e construídas de baixo para cima — com escuta, presença e envolvimento direto da população.
Memória, pertencimento e saber popular
Durante o percurso, guias voluntários e participantes compartilharão histórias, memórias e reflexões sobre os espaços percorridos. A proposta é olhar para as praças e ruas como lugares de encontro, afeto e transformação. O passeio se ancora na crença de que é no uso cotidiano do espaço público que se constroem laços de pertencimento e segurança — ao conhecer o vizinho, criar redes, misturar-se, saudar e sorrir em comunidade.
Presente especial para os primeiros inscritos
Os 10 primeiros inscritos receberão gratuitamente um exemplar da biografia de Rosa da Fonseca, publicada pelas Edições Demócrito Rocha — uma oportunidade de conhecer mais de perto a trajetória dessa importante liderança urbana.
Sobre Jane Jacobs (1916–2006)
Jornalista e urbanista autodidata, Jane é autora do clássico Morte e Vida de Grandes Cidades. Ela defendia a importância da diversidade, da escala humana e da participação cidadã no planejamento urbano, em oposição a modelos tecnocráticos que ignoram o tecido social.
Sobre Rosa da Fonseca (1947–2022)
Militante histórica dos movimentos urbanos em Fortaleza, Rosa atuou na luta por moradia digna e por uma cidade democrática, especialmente para minorias marginalizadas. Sua prática política se construiu a partir da escuta, da presença e da valorização dos saberes populares.
Este encontro é mais que uma homenagem: é uma caminhada pela cidade e com a cidade. Um convite para observar com atenção, refletir com o corpo em movimento e (re)imaginar os caminhos que queremos trilhar juntos.
“Observe atentamente as cidades reais. Ao fazer isso, escute, concentre-se e reflita sobre o que está vendo.” — Jane Jacobs
[GICEU – UFC] https://ppgcom.ufc.br/pt/pesquisa-e-extensao/extensao/giceu
[Jane’s Walk Fortaleza] https://janeswalk.org/brazil/fortaleza
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.