Pular para o conteúdo principal

Ceará se reapresenta com foco no São Paulo e inicia trabalhos em Porangabuçu

  Elenco terá mais dois dias de trabalho antes da partida do próximo sábado,26 Link para compartilhamento:    Copiar Foto: Gabriel Silva/Ceará SC No dia seguinte ao retorno de Salvador, o Ceará já trabalha focado em seu próximo desafio no Campeonato Brasileiro Série A 2025. Na tarde desta quarta-feira, 23, Léo Condé orientou o primeiro trabalho alvinegro para o confronto com o São Paulo, marcado para o sábado, 26.  Os primeiros trabalhos do dia foram na academia do CT de Porangabuçu. Ao fim deste trabalho -, em que todos do elenco participaram - os atletas que não enfrentaram o Bahia ou entraram durante os 90 minutos foram para o campo, enquanto os 11 iniciais participaram de trabalhos recuperativos. No gramado do Vovozão, Condé orientou um treinamento coletivo.  A preparação terá continuidade nesta quinta-feira, 24, e será finalizada na sexta-feira, 25. Amanhã, o lateral Matheus Bahia falará com a imprensa na coletiva pré-jogo de Ceará x São Paulo.   ...

Projeto da UFC financiado por instituição inglesa investiga rã em extinção da serra de Maranguape

 Ameaçada de extinção, Adelophryne maranguapensis, como o nome sugere, é uma espécie nativa da serra de Maranguape, no Ceará. Popularmente conhecida como rãzinha-de-maranguape, esse anfíbio tem pouco mais de 20 milímetros de comprimento e uma grande capacidade de se proteger naturalmente de diversos agentes causadores de doenças. Um deles é o fungo Batrachochytrium dendrobatidis (Bd), responsável pela quitridiomicose, infecção letal que ameaça populações de anfíbios em todo o mundo.

Imagem: Fotografia de uma rãzinha-de-maranguape na ponta de um cotonete (Foto: divulgação)
A rãzinha-de-maranguape tem pouco mais de 20 milímetros de comprimento e uma grande capacidade de se proteger naturalmente de diversos agentes causadores de doenças (Foto: divulgação)

Esses minúsculos animais, ou mais precisamente os microrganismos em sua pele, são objeto de investigação do estudante Victor Lucas Morais Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSis) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Seu projeto de mestrado, sob orientação da professora Denise Hissa e coorientação da professora Vânia Melo, foi aprovado para financiamento pela Rufford Foundation, instituição inglesa que apoia projetos de conservação da biodiversidade.

"Os microrganismos presentes na pele dos anfíbios têm um papel importante em sua saúde, ajudando na defesa contra doenças. Estudá-los pode ajudar a entender como a espécie se defende naturalmente contra o Bd, o que pode ser importante para proteger tanto a rãzinha-de-maranguape quanto outras espécies de anfíbios ameaçadas", argumenta Victor. Esse fungo tem provocado o declínio e extinção de muitas espécies, pois interfere nas funções vitais dos animais, como a regulação da temperatura e respiração.

A pesquisa pretende explorar a diversidade taxonômica do microbioma da pele da rãzinha-de-maranguape e monitorar a presença do fungo Bd. A partir de análises detalhadas, a ideia é verificar como essas comunidades microbianas influenciam a resistência da espécie ao fungo e identificar variações ambientais. Com isso, será possível contribuir para a implementação de medidas preventivas e estratégias de mitigação que possam garantir a sobrevivência da espécie.

Atualmente, a pesquisa está na fase de análise dos dados microbiológicos coletados. "Já realizamos o sequenciamento genético da microbiota presente na pele da espécie e agora estamos processando e interpretando essas informações para entender como esses microrganismos podem influenciar a saúde da rã e sua conservação", detalha. Um monitoramento a longo prazo para detecção do fungo Bd permitirá identificar possíveis surtos da doença e avaliar risco de infecção na população de rãzinhas-de-maranguape.

Fotografia do estudante Victor Rodrigues trabalhando em laboratório (Foto: divulgação)
A pesquisa do estudante Victor Rodrigues já realizou o sequenciamento genético da microbiota presente na pele da espécie e agora está na fase de processamento e intepretação dos dados (Foto: divulgação)

AMEAÇA DE EXTINÇÃO – Apesar de sua grande resistência natural a patógenos como o fungo Bd, a rãzinha-de-maranguape tem sua sobrevivência seriamente ameaçada pela ação humana. O desmatamento para agricultura, urbanização e outras atividades tem degradado o habitat da espécie, atualmente classificada pela IUCN (International Union for Conservation of Nature) como "criticamente em perigo".

Victor explica que, como a espécie possui uma distribuição extremamente restrita, localizada apenas na serra de Maranguape, qualquer alteração no ambiente impacta diretamente sua sobrevivência, principalmente a remoção de bromélias, comumente feita para ornamentação. "É uma espécie única, que vive em bromélias e possui desenvolvimento direto, ou seja, não passa pela fase de girino. Isso a torna ainda mais dependente desse habitat específico", complementa.

A preservação de A. maranguapensis não beneficia apenas a espécie, mas contribui para a manutenção de todo o ecossistema da serra de Maranguape. Como outros anfíbios, a rãzinha-de-maranguape tem um papel ecológico fundamental como reguladora de populações de insetos e outros invertebrados, ajudando no equilíbrio dos ecossistemas onde ocorre. Além disso, os anfíbios são bioindicadores sensíveis às mudanças ambientais, sendo essenciais para o monitoramento da saúde do ambiente.

APOIO – A Rufford Foundation apoia projetos de conservação da biodiversidade, priorizando iniciativas de impacto local com potencial de aplicação prática na proteção de espécies ameaçadas. Os dados da pesquisa com a rãzinha-de-maranguape podem fornecer informações úteis para a conservação de outros anfíbios com desafios semelhantes. O trabalho é desenvolvido no PPGSis/UFC, com apoio dos laboratórios de Recursos Genéticos (LARGEN/UFC) e de Ecologia Microbiana e Biotecnologia (LEMBIOTECH/UFC).

Fonte: Victor Lucas Morais Rodrigues, estudante do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade – e-mail: victorlucas.bio@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.