Comunicado oficial sobre possível maus-tratos aos animais Campus de Fortaleza se posiciona sobre envenenamento dos gatos
Sobre os casos de maus-tratos aos animais ocorridos no IFCE - campus de Fortaleza, a instituição informa que está investigando o possível envenenamento de gatos em janeiro e em maio deste ano. Infelizmente, 7 animais vieram a óbito e apenas um sobreviveu. Em 2025, também faleceram outros quatro gatinhos que viviam nas dependências da unidade no Benfica em decorrência de problemas de saúde, sem relação aparente com os dois casos de envenenamento.
A Diretoria-geral informa que será criado, nos próximos 15 dias, o Comitê de Convivência e Proteção Animal do IFCE - campus de Fortaleza, com membros da gestão da unidade e servidores e discentes voluntários ligados à causa animal. O objetivo do grupo é atuar no manejo dos animais que vivem no campus e promover ações de educação da comunidade interna, visando à prevenção do abandono e dos maus-tratos aos animais.
Em reunião realizada na última quarta-feira, 07/05, entre a gestão, o grupo de servidores voluntários ligados à causa animal e a advogada e especialista na área de Direito Animal, Cinthia Belino, foram estabelecidas algumas medidas a serem tomadas por esse comitê.
Entre as ações, estão o mapeamento das colônias felinas, para identificação, monitoramento e apoio à saúde dos animais; a redução e reorganização de pontos de alimentação em espaços com câmeras, de forma a garantir o bem-estar dos animais; a promoção de campanhas educativas sobre o cuidado responsável com os animais e a importância da denúncia de maus-tratos, além de feiras de adoção. O IFCE também está solicitando o apoio do VetMóvel da Prefeitura de Fortaleza para acelerar o processo de castração dos animais que vivem na unidade, visando ao controle populacional dos felinos.
A Diretoria-geral do campus de Fortaleza reconhece e valoriza a atuação dos servidores que, de forma voluntária, têm prestado cuidados aos animais com responsabilidade e empatia. A estimativa é de que vivam no IFCE - campus de Fortaleza cerca de 70 gatos. Desses, 43 foram mapeados num censo realizado pelos servidores e alunos voluntários e 28 já estão castrados. Confira aqui o censo.
O IFCE ressalta que o abandono e os maus-tratos aos animais são crimes. A instituição não compactua e repudia qualquer ato de violência contra animais. O campus de Fortaleza conta hoje com 130 câmeras de videomonitoramento. Os vídeos foram analisados pela equipe interna de segurança e pelos servidores voluntários, estando, agora, à disposição das autoridades. Informa, por fim, que vem acompanhando a situação com seriedade, adotando providências e promovendo articulações com diferentes setores para o fortalecimento de ações de proteção animal em suas dependências.
Diretoria-geral
IFCE – Campus Fortaleza
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.