FIEC entrega Medalhas do Mérito Industrial e da Ordem do Mérito Industrial 2025 e celebra os seus 75 anos de história
Em uma noite marcada por reconhecimento, emoção e celebração, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou, nesta quinta-feira (08/05), no Centro de Eventos do Ceará, a entrega da Medalha do Mérito Industrial 2025. A solenidade fez parte das comemorações pelo Dia da Indústria e pelos 75 anos do Sistema FIEC, homenageando quatro personalidades que se destacaram pelo impacto de suas trajetórias no setor produtivo.
Receberam a Medalha do Mérito Industrial da FIEC: João Barbosa Fiuza, Diretor-presidente da Diagonal Engenharia; Antônio Edmilson Lima Júnior, Diretor-presidente da Regina Agro; e Erick Torres Bispo dos Santos, CEO da ArcelorMittal Pecém. Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) concedeu a Ordem do Mérito Industrial ao empresário Pedro Grendene Bartelle, Cofundador do Grupo Grendene e Presidente do Conselho da Vulcabras.
A cerimônia foi conduzida pelo Presidente em exercício da CNI e Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e contou com a presença de autoridades e lideranças empresariais do estado e do país. O anfitrião enalteceu cada um dos condecorados da noite, tecendo elogios aos seus legados e agradecendo pelas contribuições aos respectivos segmentos da economia.
"Esta é uma noite muito especial para todos aqueles que fazem a indústria cearense. Poder receber entre nós essa legião de amigos tão seletos, para comemorar conosco o Dia da Indústria, especialmente neste ano em que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará comemora seus primeiros 75 anos, é motivo de muita alegria. A presença de todos e de cada um de vocês dignifica ainda mais o nosso trabalho e nos anima a seguir lutando por uma indústria cada vez mais forte, e por um mundo mais justo", discursou o Presidente em exercício da CNI e Presidente da FIEC.
Cavalcante ressaltou o papel estratégico da indústria na construção de um Ceará mais inovador, competitivo e socialmente desenvolvido. Em sua fala, ele destacou os avanços conquistados ao longo dos 75 anos do Sistema FIEC, a força transformadora do setor industrial e a importância de reconhecer as lideranças que contribuem para o crescimento econômico e a geração de oportunidades em todo o estado.
"No Sistema FIEC, seguimos firmes com o nosso propósito de impulsionar a indústria em todos os seus segmentos, seja na área de alimentos, têxtil, confecções, calçados, mineração, metalmecânico, químico, energia, construção civil e demais setores, sempre oferecendo soluções essenciais a cada um deles. Temos consciência de que somos parte de um todo e que devemos compartilhar nossas competências com os governos federal, estadual e municipais, com as universidades e institutos de pesquisa, com os demais setores produtivos e com a própria sociedade, na construção de caminhos que nos levem a um futuro mais rico e promissor para todos. Esse é o pensamento que move o Sistema FIEC, que tem por missão fortalecer a indústria e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará”.
O dirigente ressaltou ainda os investimentos estratégicos que o Sistema FIEC vem realizando na modernização e qualificação de suas casas SESI Ceará, SENAI Ceará, IEL Ceará e Observatório da Indústria Ceará, além do relevante protagonismo da indústria cearense nas pautas de ESG e Energias Renováveis. Ele enfatizou que todas essas instituições estão equipadas com infraestrutura de ponta e tecnologias avançadas voltadas ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento, estando plenamente preparadas para apoiar as empresas cearenses frente aos desafios atuais e às demandas futuras da indústria.
Ao destacar os avanços da economia cearense, Ricardo Cavalcante lembrou o desempenho acima da média nacional. “Enquanto a economia brasileira cresceu 3,4% no último ano, o Ceará alcançou 6,5%. No setor industrial, nós crescemos 10,7%, mais que o triplo da média nacional, que foi de 3,3%”, afirmou. Ele também destacou a força do setor na geração de empregos. “Somos mais de 19 mil indústrias no estado, responsáveis por 370 mil empregos formais, o que representa 30,8% das carteiras assinadas da iniciativa privada no Ceará”.
No palco da solenidade, o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, reforçou a relevância da indústria como motor do desenvolvimento econômico e social do Ceará, lembrou das parcerias entre o poder público e o setor produtivo, enfatizando a importância de políticas públicas que estimulem a inovação, a geração de empregos e a interiorização das oportunidades, além de parabenizar os homenageados pela contribuição expressiva ao crescimento industrial.
“O Ceará é hoje destaque no crescimento econômico da indústria nacional, resultado de um diálogo consistente e, sobretudo, da capacidade empreendedora do nosso Estado. Agradecemos à Federação das Indústrias pela força e parabenizamos pela atuação. Os homenageados desta noite representam empresas sólidas e lideranças dedicadas, que são referência não apenas para o Ceará, mas para todo o Brasil, um motivo de orgulho para todos os cearenses”.
O chefe do Executivo ressaltou os esforços conjuntos para transformar o Ceará em um hub do hidrogênio verde, investindo na qualificação da mão de obra para atender às demandas desse novo mercado. “Sem dúvida, o futuro da indústria cearense está sendo desenhado com o projeto H-Tec, uma iniciativa do Governo do Estado, com o apoio da FIEC, voltada para a formação de 11.500 cearenses em energias renováveis”. O governador também mencionou a construção do campus do ITA em Fortaleza, que já oferece cursos em Engenharia de Sistemas e Engenharia em Energias Renováveis. “Temos aqui um sonho concretizando, de voarmos juntos cada vez mais alto”, disse.
Durante a cerimônia, foi exibida uma mensagem em vídeo do Ministro da Educação e Ex-governador do Ceará, Camilo Santana. Ausente na festa devido a agendas em Brasília, a autoridade teceu homenagens à Federação das Indústrias e parabenizou os homenageados pela justa condecoração na noite especial de entrega das comendas.
"Quero enviar o meu abraço e meus cumprimentos a todos vocês que trabalham diariamente para fortalecer a indústria e impulsionar o desenvolvimento do nosso Ceará. Cumprimento, de forma especial, o querido amigo e presidente Ricardo Cavalcante, parabenizando-o pela sua liderança e pela excelente gestão à frente da FIEC, que neste ano celebra seus 75 anos. Saúdo também toda a diretoria da FIEC por essa trajetória tão significativa. Estendo meu abraço a cada um dos industriais do nosso Estado, verdadeiras forças motrizes das nossas riquezas, que dedicam seu tempo e trabalho à geração de emprego, renda e oportunidades que transformam a vida do nosso povo. Aos agraciados da noite, deixo meus sinceros parabéns".
Homenagens
As trajetórias dos quatro homenageados, marcadas por sucesso e contribuições relevantes para o desenvolvimento socioeconômico, representam setores diversos e robustos da indústria cearense e brasileira, desde os mais tradicionais até os que se destacam como estratégicos para o futuro do setor industrial.
Com mais de quatro décadas de atuação no setor da construção civil, João Barbosa Fiuza lidera o Grupo Diagonal com visão de longo prazo e foco em inovação. Engenheiro civil de formação, é responsável pela consolidação das marcas Diagonal, Victa e Diagonal Inc., que se destacam pelo alto padrão dos empreendimentos e compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável, contribuindo de forma relevante para o crescimento do setor imobiliário no Ceará.
“É com enorme honra e profunda gratidão que recebo essa distinção da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, a Medalha do Mérito Industrial. Agradeço de forma especial ao Presidente Ricardo Cavalcante pela homenagem e pela condução firme e visionária da FIEC, que tem elevado o nome da indústria cearense, promovendo o reconhecimento de quem se dedica diariamente à construção de um estado mais forte. Essa homenagem muito me emociona, porque simboliza a força do trabalho coletivo e do compromisso com o desenvolvimento. Divido essa medalha com todos os que fizeram e fazem parte dessa caminhada: minha família, minha equipe, meus parceiros, colaboradores e, em especial, a nossos clientes, que compartilham dos mesmos valores e ideais”, agradeceu Fiuza.
Empresário reconhecido no setor agroindustrial, Antônio Edmilson Lima Júnior comanda o Grupo Regina, referência nacional na produção de alimentos e nutrição animal. À frente da Regina Agroindustrial desde 1980 e fundador da Regina Alimentos em 1986, ele ampliou o legado familiar iniciado pelos pais, pioneiros da avicultura no estado. Sua atuação sempre esteve alinhada à valorização da produção local, à inovação e à defesa institucional do segmento.
“Tenho muito a agradecer a Deus e a minha família, na pessoa da minha esposa Sara, meus filhos, irmãos, amigos, colaboradores. Agradeço por Deus ter me permitido chegar aos 75 anos ainda com saúde e ânimo para empreender, porque esse é o DNA dos cearenses. Gostaria de aproveitar o momento para agradecer por essa medalha que a FIEC chancela aqueles que ao longo do tempo marcam uma trajetória de trabalho. É muito bom ser reconhecido por um trabalho que surtiu frutos, geração de empregos e produção de alimentos”, afirmou Antônio Edmilson.
À frente da unidade Pecém da ArcelorMittal, Erick Torres Bispo dos Santos construiu uma carreira de mais de 20 anos no grupo, iniciada como engenheiro trainee na unidade Tubarão (ES). Engenheiro metalúrgico com mestrado em Engenharia de Materiais, ele passou por diversos cargos de liderança até assumir, em 2023, o comando da operação cearense. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a excelência industrial, gestão estratégica e valorização de talentos.
“Sempre digo ao meu time dedicado que o resultado que cada um pode apresentar é único e especial. O que temos feito aqui no Ceará é muito conectado com o povo cearense e com o acolhimento que ele deu às pessoas mais importantes da minha vida, que são meus filhos e minha esposa. É com muita emoção que eu agradeço por essa honraria. É a primeira vez que estou sendo homenageado na minha carreira profissional e ter o meu pai aqui é muito importante, porque fala muito da minha origem, de onde eu vim e do quanto estou feliz”, destacou Torres.
Natural do Rio Grande do Sul, Pedro Grendene Bartelle é um dos fundadores da Grendene, gigante da indústria calçadista instalada no Ceará desde os anos 1990. Empresário visionário, ele foi responsável pela expansão do grupo e pela criação de marcas icônicas como Melissa, Grendha, Ipanema e Rider. Atualmente, preside o Conselho da Vulcabras, líder no segmento de calçados esportivos com forte presença no estado, onde emprega mais de 13 mil profissionais.
“Recebo com enorme honra e gratidão a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI. Esta é uma distinção que celebra o poder transformador da indústria, o valor do trabalho coletivo e o compromisso com o desenvolvimento. Falo em nome da Grendene S.A e da Vulcabras S.A, duas empresas que têm um vínculo profundo com o Ceará. Com muito orgulho, somamos hoje mais de 30 mil colaboradores somente no estado. É uma força de trabalho que move a indústria nacional e movimenta a economia local. Nossa jornada começou no final da década de 80, início dos anos 90, quando encontramos cidades pequenas, com poucos recursos, mas com gente trabalhadora e um território com vocação para crescer. Hoje, essas cidades são pólos para o desenvolvimento, e tenho certeza que fizemos parte dessa transformação. Dedico essa homenagem a todos que estão cuidando das nossas fábricas, dos nossos produtos, e que zelam para que o consumidor tenha sapatos de qualidade”, disse o agraciado.
Presenças ilustres
O evento também contou com a presença de importantes autoridades: o Governador do Estado, Elmano de Freitas; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Romeu Aldigueri; o Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Vereador Léo Couto; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Rholden Queiroz; o Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; o Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio; o Coordenador dos Juizados Especiais Federais, Leonardo Carvalho – representando o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região, Roberto Machado; a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região, Fernanda Uchôa de Albuquerque; além de líderes classistas, presidentes de sindicatos, ex-presidentes, diretores e gestores da Federação, empresários e convidados.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.