Prefeitura de Fortaleza abre inscrições para a 7ª Conferência da Cidade As inscrições são gratuitas, limitadas e dividem-se em três categorias: observadores, representantes da sociedade civil e representantes de órgãos públicos
Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas para a 7ª Conferência da Cidade, que acontece nos dias 27 e 28 de junho. O evento reúne diferentes segmentos da sociedade e do poder público para debaterem os principais desafios urbanos e formular propostas que possam contribuir para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. As inscrições são gratuitas, limitadas e ocorrem em formato virtual pelo site do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), órgão responsável pela coordenação executiva do evento.
Interessados têm até o dia 14 de maio para se inscrever em uma das três categorias: observador, representante da sociedade civil e representante do poder público. Qualquer pessoa pode se inscrever como observador, categoria que dá direito a voz e voto apenas em propostas.
Já representantes da sociedade civil têm direito a voz e voto nas propostas, direito de se candidatar a delegado para a Conferência Estadual, votar e ser votado para delegado. Neste segmento, podem se inscrever: movimentos populares; trabalhadores por suas entidades sindicais; empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; e organizações não governamentais.
Representantes do poder público também têm direito a voz e voto em propostas. Vale destacar que os delegados deste segmento serão indicados pelo poder público, executivo e legislativo.
A 7ª edição da Conferência da Cidade tem como tema "Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". O evento será dividido em cinco eixos de discussão: Mobilidade Urbana Sustentável; Meio Ambiente e Mudança Climática; Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável; Governança Compartilhada e Acolhimento; e Segurança Pública e Assistência Social.
O evento é organizado pela Prefeitura de Fortaleza, com coordenação do Ipplan, e pelas seguintes organizações: Central de Movimentos Populares; Associação Comunitária É Tempo de Vencer; Associação de Mulheres Empreendedoras do Bairro Damas e Jardim América; Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas; Frente de Luta por Moradia Digna; Fórum Nacional de Mulheres do Movimento Hip-Hop; Levante Popular da Juventude/ Mãos Solidárias; Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará; Sindicato dos(as) Assistentes Sociais do Estado do Ceará; Associação Beneficente Menino Jesus de Praga; Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará; e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará.
Pré-Conferências
Serão realizadas cinco pré-Conferências em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de aprofundar os debates e preparar as propostas a serem debatidas na Conferência Municipal. Podem participar das Pré-Conferências todas as pessoas já inscritas na Conferência de Fortaleza. As datas previstas são: 17, 24 e 31 de maio, e 7 e 14 de junho.
Metodologia
“Para a pré-Conferência de Fortaleza, levaremos parte do material que foi amplamente discutido nos Fóruns Territoriais, com o objetivo de subsidiar o debate em torno dos principais desafios urbanos de Fortaleza”, afirma o presidente do Ipplan, Artur Bruno.
Durante o mês de abril, foram realizados 39 Fóruns Territoriais na cidade, com participação de mais de 3,6 mil pessoas. Nos encontros, foram estabelecidas as prioridades e novas iniciativas que serão implementadas ao longo da Gestão Municipal (2025-2028) e que serão consideradas para o Plano Plurianual 2026-2029.
“Agora, debateremos as políticas de desenvolvimento urbano em um contexto mais amplo. Levaremos as propostas de Fortaleza para serem discutidas e votadas na Conferência Estadual e, posteriormente, na nacional”, complementa Artur Bruno.
Contexto
É na Conferência da Cidade que são eleitos os delegados, pessoas que defenderão e elegerão as propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano na etapa Estadual. A Conferência das Cidades do Ceará contará com 50 delegados eleitos na Conferência de Fortaleza.
A etapa nacional, a 6ª Conferência Nacional das Cidades, segue o mesmo rito e ocorrerá no mês de outubro, em Brasília.
Serviço
Inscrições para 7ª Conferência da Cidade
Período: 5 a 14 de maio
Inscrições para a 7ª Conferência da Cidade
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.