Capacita Regionais: Prefeitura de Fortaleza lança projeto de qualificação continuada para servidores das Regionais Iniciativa faz parte do trabalho de fortalecimento da gestão local e da política de retomada da autonomia das Regionais

A Prefeitura de Fortaleza concluiu, nesta sexta-feira (27/06), o primeiro curso do Projeto Capacita Regionais, uma iniciativa de formação continuada para os servidores das Secretarias Regionais. A iniciativa integra o plano de retomada da autonomia das Secretarias Regionais e está alinhada à estratégia de fortalecimento de uma gestão descentralizada, com foco na valorização das equipes e na qualificação dos serviços oferecidos à população. Desenvolvido pelo Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), por meio da Escola de Governo, em parceria com a Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), o programa de capacitação seguirá ao longo de toda a gestão, contribuindo para uma atuação mais eficiente e ainda mais próxima dos cidadãos.
A programação do Capacita Regionais contempla temas voltados ao aprimoramento do atendimento ao público e ao desenvolvimento técnico dos servidores. Iniciado na segunda-feira (23/06), o primeiro curso abordou o tema “Acolhimento Humanizado e Atendimento ao Cidadão” e teve como foco qualificar os profissionais que atuam nos setores de atendimento à população, promovendo práticas de escuta ativa, empatia e resolutividade.
O secretário executivo da Cegor, Júlio Brasil, explica que o Projeto Capacita Regionais está inserido no plano de retomada da autonomia das Secretarias Regionais, compromisso assumido pelo prefeito Evandro Leitão ainda durante a campanha. “Essa capacitação vem ao encontro desse novo modelo de gestão, no qual as Regionais passam a ter mais autonomia na execução dos serviços. Nós iniciamos o projeto atuando na porta de entrada das regionais, que é o setor de Acolhimento, para que o nosso serviço possa chegar ao cidadão de uma maneira mais humanizada. Isso é muito importante para fortalecer ainda mais o compromisso da gestão com o cidadão de Fortaleza, para que ele tenha realmente um atendimento como ele merece”, destaca.
Para o presidente do Imparh, Evaldo Lima, o investimento na formação continuada dos servidores está alinhado ao plano de governo da atual gestão. Segundo ele, a qualificação das equipes é fundamental para garantir um atendimento mais humanizado e compatível com a nova responsabilidade que as Regionais vêm assumindo dentro da administração pública municipal. “Essa foi uma missão que nos foi repassada pelo prefeito Evandro Leitão e faz parte do seu plano de governo, do tratamento respeitoso, atencioso, acolhedor para os cidadãos da cidade. Isso também se insere no contexto de uma nova responsabilidade e competência das Regionais, que passam a ter um maior protagonismo nos destinos da cidade. Isso exige um servidor público qualificado, respeitoso e atencioso com os munícipes”, explica.
Impacto no atendimento
A servidora Joyce da Silva, que trabalha atualmente no setor de Acolhimento da Regional 6, participou do curso e ressaltou o impacto da capacitação no seu dia a dia profissional. Com 18 anos de atuação na gestão municipal, ela salientou que esta foi a primeira vez em que participou de uma formação específica voltada ao atendimento ao cidadão. “Esse curso vem para qualificar a gente cada vez mais, para a gente ter uma visão maior e um olhar clínico maior, para que a gente possa executar o trabalho. Quero parabenizar toda a equipe. Eu acredito que esta gestão vai ser diferenciada de todos que já passaram e a população vai sentir isso”, aposta.
Titular da Secretaria Regional 4, Washington Araruna foi um dos responsáveis por ministrar o primeiro curso do projeto. O secretário compartilhou com os servidores sua trajetória de mais de 25 anos à frente da administração de importantes grupos empresariais do Ceará. “Essa primeira turma amplia sobremaneira a qualificação dos servidores e aprimora a qualidade dos atendimentos nas 12 regionais”, finaliza o secretário.
O curso sobre Acolhimento é a primeira etapa de um ciclo contínuo de formações. Os próximos cursos abordarão temas como serviços urbanos, iluminação pública e tratamento de resíduos sólidos, com o objetivo de fortalecer a governança com base em dados e servidores qualificados.
Mais capacitações
Também com o foco na qualificação dos servidores, aconteceu, nesta semana, o curso “Fiscalização de Execução de Obras Públicas de Pavimentação”, destinado a arquitetos e engenheiros das Regionais que atuam em obras públicas, fiscalização ou planejamento urbano. A capacitação foi promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em parceria com a Cegor, ocorreu na sede da Coordenadoria e teve como objetivo fortalecer as competências técnicas dos profissionais, com foco na legislação, nas boas práticas construtivas e nos instrumentos de controle da qualidade, garantindo mais segurança, eficiência e qualidade na execução das obras de pavimentação
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