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Prefeito de Itabuna Augusto Castro recebeu o Governador Jeronimo Rodrigues, além de mostrar o Festival Itapedro

  Nesta sexta-feira (27) o prefeito de Itabuna Augusto Castro acompanhado de sua esposa Andrea Castro, recebeu em sua residência o Governador Jeronimo Rodrigues para um jantar. Algumas lideranças politicas como deputados federais Paulo Magalhães, Alice Portugal, Lidice da Mata, secretario de Turismo da Bahia Mauricio Bacelar, Secretario de Cultura Bruno Monteiro, deputado Estadual Rosemberg Reis dentre prefeitos e secretarios municipais como o presidente da Fundação de Cultura de Itabuna Aldo Rebouças e o secretario de Comunicação Thiago Barra Logo após o jantar foram até a arena para que o Governador podesse conhecer o Itapedro. Festa essa gratuita com o apoio do governo do Estado e patrocinio também através da iniciativa privada que reuniu no evento um público estimado de 120 mil pessoas. Governador Jerônimo esteve no camarim e foi ao palco da dupla sertaneja Henrique e Juliano assistir de perto o sucesso do Itapedro Fotos Fred Pontes, Reynaldo Felix e Igor Serra / Divulgação

Capacita Regionais: Prefeitura de Fortaleza lança projeto de qualificação continuada para servidores das Regionais Iniciativa faz parte do trabalho de fortalecimento da gestão local e da política de retomada da autonomia das Regionais

  

grupo de pessoas posa para a foto
Programa de capacitação seguirá ao longo de toda a gestão, contribuindo para uma atuação mais eficiente e ainda mais próxima dos cidadãos (Foto: Kiko Silva)

A Prefeitura de Fortaleza concluiu, nesta sexta-feira (27/06), o primeiro curso do Projeto Capacita Regionais, uma iniciativa de formação continuada para os servidores das Secretarias Regionais. A iniciativa integra o plano de retomada da autonomia das Secretarias Regionais e está alinhada à estratégia de fortalecimento de uma gestão descentralizada, com foco na valorização das equipes e na qualificação dos serviços oferecidos à população. Desenvolvido pelo Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), por meio da Escola de Governo, em parceria com a Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), o programa de capacitação seguirá ao longo de toda a gestão, contribuindo para uma atuação mais eficiente e ainda mais próxima dos cidadãos.

A programação do Capacita Regionais contempla temas voltados ao aprimoramento do atendimento ao público e ao desenvolvimento técnico dos servidores. Iniciado na segunda-feira (23/06), o primeiro curso abordou o tema “Acolhimento Humanizado e Atendimento ao Cidadão” e teve como foco qualificar os profissionais que atuam nos setores de atendimento à população, promovendo práticas de escuta ativa, empatia e resolutividade.

O secretário executivo da Cegor, Júlio Brasil, explica que o Projeto Capacita Regionais está inserido no plano de retomada da autonomia das Secretarias Regionais, compromisso assumido pelo prefeito Evandro Leitão ainda durante a campanha. “Essa capacitação vem ao encontro desse novo modelo de gestão, no qual as Regionais passam a ter mais autonomia na execução dos serviços. Nós iniciamos o projeto atuando na porta de entrada das regionais, que é o setor de Acolhimento, para que o nosso serviço possa chegar ao cidadão de uma maneira mais humanizada. Isso é muito importante para fortalecer ainda mais o compromisso da gestão com o cidadão de Fortaleza, para que ele tenha realmente um atendimento como ele merece”, destaca.

Para o presidente do Imparh, Evaldo Lima, o investimento na formação continuada dos servidores está alinhado ao plano de governo da atual gestão. Segundo ele, a qualificação das equipes é fundamental para garantir um atendimento mais humanizado e compatível com a nova responsabilidade que as Regionais vêm assumindo dentro da administração pública municipal. “Essa foi uma missão que nos foi repassada pelo prefeito Evandro Leitão e faz parte do seu plano de governo, do tratamento respeitoso, atencioso, acolhedor para os cidadãos da cidade. Isso também se insere no contexto de uma nova responsabilidade e competência das Regionais, que passam a ter um maior protagonismo nos destinos da cidade. Isso exige um servidor público qualificado, respeitoso e atencioso com os munícipes”, explica.

Impacto no atendimento

A servidora Joyce da Silva, que trabalha atualmente no setor de Acolhimento da Regional 6, participou do curso e ressaltou o impacto da capacitação no seu dia a dia profissional. Com 18 anos de atuação na gestão municipal, ela salientou que esta foi a primeira vez em que participou de uma formação específica voltada ao atendimento ao cidadão. “Esse curso vem para qualificar a gente cada vez mais, para a gente ter uma visão maior e um olhar clínico maior, para que a gente possa executar o trabalho. Quero parabenizar toda a equipe. Eu acredito que esta gestão vai ser diferenciada de todos que já passaram e a população vai sentir isso”, aposta.

Titular da Secretaria Regional 4, Washington Araruna foi um dos responsáveis por ministrar o primeiro curso do projeto. O secretário compartilhou com os servidores sua trajetória de mais de 25 anos à frente da administração de importantes grupos empresariais do Ceará. “Essa primeira turma amplia sobremaneira a qualificação dos servidores e aprimora a qualidade dos atendimentos nas 12 regionais”, finaliza o secretário.

O curso sobre Acolhimento é a primeira etapa de um ciclo contínuo de formações. Os próximos cursos abordarão temas como serviços urbanos, iluminação pública e tratamento de resíduos sólidos, com o objetivo de fortalecer a governança com base em dados e servidores qualificados.

Mais capacitações

Também com o foco na qualificação dos servidores, aconteceu, nesta semana, o curso “Fiscalização de Execução de Obras Públicas de Pavimentação”, destinado a arquitetos e engenheiros das Regionais que atuam em obras públicas, fiscalização ou planejamento urbano. A capacitação foi promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em parceria com a Cegor, ocorreu na sede da Coordenadoria e teve como objetivo fortalecer as competências técnicas dos profissionais, com foco na legislação, nas boas práticas construtivas e nos instrumentos de controle da qualidade, garantindo mais segurança, eficiência e qualidade na execução das obras de pavimentação

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