Pular para o conteúdo principal

*O Natal da Cearensidade*

O tema do Ceará Natal de Luz 2024 já foi escolhido! “Será o Natal da cearensidade”, destaca Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, idealizadora do evento. O mote promete ressaltar a originalidade e a criatividade do povo cearense, em suas mais diversas manifestações culturais. Neste ano, os signos visuais da tradição natalina estarão em harmonia com referências típicas do Estado, como artesanato, xilogravura, cordel etc. “Vai ser um verdadeiro Natal para chamar de nosso, pois vamos celebrar esse momento tão especial com o que temos de melhor: o jeito cearense de ser”, explica Assis Cavalcante.

IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte reúne autores e artistas de 17 a 19 de novembro

Com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e patrocínio da Enel, a Feira do Livro terá a IV Jornada das Letras, recitais de cordelistas, encontros com autores, apresentações artísticas e feira de exposição literária. Toda a programação é gratuita.

A Praça da Matriz (Praça José Osterne) é palco principal do maior evento literário que acontece em Limoeiro do Norte, cidade cearense localizada no Vale do Jaguaribe. De 17 a 19 de novembro, a Feira do Livro de Limoeiro do Norte chega à quarta edição, congregando poetas, cordelistas, livreiros, cantadores, músicos, estudantes, professores, pesquisadores e a população da cidade para três dias de programação gratuita. A solenidade de abertura na quinta-feira, 17, às 20 horas.

Realizado pelo Instituto Brasil de Dentro em parceria com a Editora IMEPH, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura e o patrocínio da Enel, a IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte contará com estandes de editoras, livrarias e cordelistas, abertos a visitação das 9h às 11h e das 17h às 23h, na Praça da Matriz. 

CARRETA CULTURAL com programação artística

Uma Carreta Cultural receberá a programação artística nos três dias, na Praça da Matriz, a partir das 18 horas, com apresentações de música, teatro, declamação de cordel e recital de repentistas, encerrando com um grande show às 22h. Na quinta-feira quem encerra é a Banda Renegados, na sexta-feira, Chorinho na Praça, com Luiz José em Quarteto, Luiz José (cavaquinho 6 cordas), Ribamar (violão 7 cordas), Giltácio Santos (clarinete), Paulinho (pandeiro), e no sábado, a atração das 22h é Parahyba e Cia. Bate Palmas.

Na noite de abertura a programação na Carreta Cultural começa com os Brincantes do Grupo Cena's. Em seguida, apresenta-se a Banda Filarmônica Dom Bosco, formada por alunos da Escola Normal. Às 19h, acontece uma homenagem a Patativa do Assaré, com o Grupo Cena's apresentando o espetáculo teatral "O casamento da Bela e o Pássaro". Declamação dos cordelistas Lucarocas e Paulo de Tarso dá continuidade à programação. Após a solenidade de abertura, que será às 20h, os poetas Jorge Macedo e Aldenir Bessarecebem convidados para o recital A Tradição do Repente.

Na sexta-feira, acontece um Sarau de Poesia organizado por João FilhoJade Chaves e Isaac Cangaia, e no sábado haverá um recital do cordelista Antônio Francisco, do Rio Grande do Norte. A programação musical, além do show das 22h, terá ainda, na sexta-feira, a Banda Aécio de Castro, formada por alunos do Colégio Diocesano, sob a regência de Bergson de Castro, e no sábado, mais uma apresentação da Banda Filarmônica Dom Bosco.

Na área teatral, o público poderá conferir na Carreta Cultural os espetáculos: "A Megera Domada, por alunos da Escola Normal; "Lampião e Maria Bonita em O Rei do Cangaço e a Mulata da Terra do Condor", apresentado pelas associações Paz e União (Cidade Alta) e Unidos para o Progresso (Espinho); "Turma da Mônica", com o Clube das Palavras Reluzentes; e "Um Novo Conto", com o grupo Cena’s.

TENDA DAS ARTES para estudantes e IV JORNADA DAS LETRAS

Este ano a Feira do Livro está com a TENDA DAS ARTES, uma grande estrutura 400m² na Praça da Matriz, que pela manhã receberá a programação especial para os estudantes e à noite a IV Jornada das Letrascom rodas de conversa e lançamentos literários.

Na sexta e no sábado pela manhã, a Tenda das Artes recebe os alunos do Colégio Diocesano, Escola Pe. José de Anchieta e da Escola Normal com apresentações de teatro e dança, lançamento de livro, contação de história e oficina de artes. 

A Jornada das Letras começa na quinta-feira, com um bate-papo sobre o Fanzines na Escola, projeto do PIBID/FAFIDAM, realizado por alunos das escolas públicas, com mediação da professora Lúcia Helena. Na sexta-feira, o tema da Roda de Conversa será "Literatura feminina x literatura escrita por mulheres", tendo como convidadas Ana Remígio, Fernanda Cardoso e Leila Tabosa. Também participaGraciele de Lima, que lança o livro Toda Mística é de Si.  No sábado, Liduina Moura lança Dabacuri – O Oráculo da Gastronomia e mitologia agrária nos sabores e saberes da Amazônia.

OFICINAS NA ACADEMIA LIMOEIRENSE DE LETRAS

Na sexta e no sábado pela manhã a IV Feira do Livro realiza duas atividades formativas na Academia Limoeirense de Letras. Na sexta, às 9h, Arlene Holanda ministra a oficina Contando em Cordel - Criação nas modalidades sextilha e sétima. No sábado, o escritor Jorge Pieiro ministra a oficina de Criação Literária, também com início às 9h.

ENCONTRO COM O AUTOR

Um dos pontos altos da Feira do Livro de Limoeiro do Norte é o Encontro com o Autor, que acontecerá nos três dias, às 20h30, na Sala dos Autores, na Praça da Matriz, proporcionando uma contato direto entre o autor e seus leitores. A cada dia, autores convidados apresentam uma de suas obras e haverá ainda lançamentos e sessão de autógrafos. 

Na quinta-feira, o Encontro será com Rouxinol do Rinaré, autor de Jorge e Carolina, versão de A Viuvinha em cordel, e Evaristo Geraldo, autor de O Pescador Encantado. Neste dia haverá ainda o lançamento do livro Histórias & Estórias, do jornalista Nelson Faheina. 

Na sexta-feira o Encontro será com a escritora Arlene Holanda, que lança O piolho, a princesa e o trovador. Para a sessão de autógrafos estarão presentes os poetas Dércio Braúna, autor de Aridez lavrada na carne, e Alan Mendonça, que autografa De Peixes e Aquários e outras obras de sua autoria.

No último dia, os três autores convidados conversam sobre seus novos livros. São eles, Antônio Francisco/RN (Os animais tem razão), Jorge Pieiro (A Menina do picolé azul) e Rinaldo de Fernandes (Contos Reunidos). Em seguida, haverá sessão de autógrafos com a presença dos diversos autores. 

A IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte tem o apoio da Câmara Cearense do Livro, Academia Limoeirense de Letras, FAFIDAM/UECE, CDL Limoeiro do Norte, Auritransp, Unimed, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação. 

SERVIÇO
IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte - De 17 a 19 de novembro em Limoeiro do Norte/CE. Solenidade de abertura: Dia 17, às 20h, na Praça da Matriz (Praça José Osterne). Informações: (88) 9.9661.0512. www.facebook/brasildedentro.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.