A Polícia Militar do Ceará (PMCE) deflagrou, neste final de semana (dias 4, 5 e 6 de julho), mais uma fase da Operação Integração, com foco nos municípios de Pacatuba e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação visa reforçar a segurança pública, combater a criminalidade e cumprir mandados de prisão expedidos pela Justiça, além de coibir a circulação de armas ilegais. A operação é coordenada pela Coordenadoria Geral de Operações (CGO), por meio da atuação integrada das forças de segurança, e conta com o emprego de patrulhas especializadas da PMCE. Neste final de semana, o destaque das ações foi para o trabalho desenvolvido pelo Comando Tático Motorizado (Cotam), que efetuou a prisão de dois indivíduos com mandados judiciais em aberto. Prisões e apreensão de arma O primeiro mandado foi cumprido na manhã desde sabado (5), no município de Pacatuba. Um homem de 33 anos foi preso na rua São Francisco, no Conjunto Planalto Benjamin. Contra ele havia um mandado de pri...
Com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e patrocínio da Enel, a Feira do Livro terá a IV Jornada das Letras, recitais de cordelistas, encontros com autores, apresentações artísticas e feira de exposição literária. Toda a programação é gratuita.
A Praça da Matriz (Praça José Osterne) é palco principal do maior evento literário que acontece em Limoeiro do Norte, cidade cearense localizada no Vale do Jaguaribe. De 17 a 19 de novembro, a Feira do Livro de Limoeiro do Norte chega à quarta edição, congregando poetas, cordelistas, livreiros, cantadores, músicos, estudantes, professores, pesquisadores e a população da cidade para três dias de programação gratuita. A solenidade de abertura na quinta-feira, 17, às 20 horas.
Realizado pelo Instituto Brasil de Dentro em parceria com a Editora IMEPH, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura e o patrocínio da Enel, a IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte contará com estandes de editoras, livrarias e cordelistas, abertos a visitação das 9h às 11h e das 17h às 23h, na Praça da Matriz.
CARRETA CULTURAL com programação artística
Uma Carreta Cultural receberá a programação artística nos três dias, na Praça da Matriz, a partir das 18 horas, com apresentações de música, teatro, declamação de cordel e recital de repentistas, encerrando com um grande show às 22h. Na quinta-feira quem encerra é a Banda Renegados, na sexta-feira, Chorinho na Praça, com Luiz José em Quarteto, Luiz José (cavaquinho 6 cordas), Ribamar (violão 7 cordas), Giltácio Santos (clarinete), Paulinho (pandeiro), e no sábado, a atração das 22h é Parahyba e Cia. Bate Palmas.
Na noite de abertura a programação na Carreta Cultural começa com os Brincantes do Grupo Cena's. Em seguida, apresenta-se a Banda Filarmônica Dom Bosco, formada por alunos da Escola Normal. Às 19h, acontece uma homenagem a Patativa do Assaré, com o Grupo Cena's apresentando o espetáculo teatral "O casamento da Bela e o Pássaro". Declamação dos cordelistas Lucarocas e Paulo de Tarso dá continuidade à programação. Após a solenidade de abertura, que será às 20h, os poetas Jorge Macedo e Aldenir Bessarecebem convidados para o recital A Tradição do Repente.
Na sexta-feira, acontece um Sarau de Poesia organizado por João Filho, Jade Chaves e Isaac Cangaia, e no sábado haverá um recital do cordelista Antônio Francisco, do Rio Grande do Norte. A programação musical, além do show das 22h, terá ainda, na sexta-feira, a Banda Aécio de Castro, formada por alunos do Colégio Diocesano, sob a regência de Bergson de Castro, e no sábado, mais uma apresentação da Banda Filarmônica Dom Bosco.
Na área teatral, o público poderá conferir na Carreta Cultural os espetáculos: "A Megera Domada, por alunos da Escola Normal; "Lampião e Maria Bonita em O Rei do Cangaço e a Mulata da Terra do Condor", apresentado pelas associações Paz e União (Cidade Alta) e Unidos para o Progresso (Espinho); "Turma da Mônica", com o Clube das Palavras Reluzentes; e "Um Novo Conto", com o grupo Cena’s.
TENDA DAS ARTES para estudantes e IV JORNADA DAS LETRAS
Este ano a Feira do Livro está com a TENDA DAS ARTES, uma grande estrutura 400m² na Praça da Matriz, que pela manhã receberá a programação especial para os estudantes e à noite a IV Jornada das Letras, com rodas de conversa e lançamentos literários.
Na sexta e no sábado pela manhã, a Tenda das Artes recebe os alunos do Colégio Diocesano, Escola Pe. José de Anchieta e da Escola Normal com apresentações de teatro e dança, lançamento de livro, contação de história e oficina de artes.
A Jornada das Letras começa na quinta-feira, com um bate-papo sobre o Fanzines na Escola, projeto do PIBID/FAFIDAM, realizado por alunos das escolas públicas, com mediação da professora Lúcia Helena. Na sexta-feira, o tema da Roda de Conversa será "Literatura feminina x literatura escrita por mulheres", tendo como convidadas Ana Remígio, Fernanda Cardoso e Leila Tabosa. Também participaGraciele de Lima, que lança o livro Toda Mística é de Si. No sábado, Liduina Moura lança Dabacuri – O Oráculo da Gastronomia e mitologia agrária nos sabores e saberes da Amazônia.
OFICINAS NA ACADEMIA LIMOEIRENSE DE LETRAS
Na sexta e no sábado pela manhã a IV Feira do Livro realiza duas atividades formativas na Academia Limoeirense de Letras. Na sexta, às 9h, Arlene Holanda ministra a oficina Contando em Cordel - Criação nas modalidades sextilha e sétima. No sábado, o escritor Jorge Pieiro ministra a oficina de Criação Literária, também com início às 9h.
ENCONTRO COM O AUTOR
Um dos pontos altos da Feira do Livro de Limoeiro do Norte é o Encontro com o Autor, que acontecerá nos três dias, às 20h30, na Sala dos Autores, na Praça da Matriz, proporcionando uma contato direto entre o autor e seus leitores. A cada dia, autores convidados apresentam uma de suas obras e haverá ainda lançamentos e sessão de autógrafos.
Na quinta-feira, o Encontro será com Rouxinol do Rinaré, autor de Jorge e Carolina, versão de A Viuvinha em cordel, e Evaristo Geraldo, autor de O Pescador Encantado. Neste dia haverá ainda o lançamento do livro Histórias & Estórias, do jornalista Nelson Faheina.
Na sexta-feira o Encontro será com a escritora Arlene Holanda, que lança O piolho, a princesa e o trovador. Para a sessão de autógrafos estarão presentes os poetas Dércio Braúna, autor de Aridez lavrada na carne, e Alan Mendonça, que autografa De Peixes e Aquários e outras obras de sua autoria.
No último dia, os três autores convidados conversam sobre seus novos livros. São eles, Antônio Francisco/RN (Os animais tem razão), Jorge Pieiro (A Menina do picolé azul) e Rinaldo de Fernandes (Contos Reunidos). Em seguida, haverá sessão de autógrafos com a presença dos diversos autores.
A IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte tem o apoio da Câmara Cearense do Livro, Academia Limoeirense de Letras, FAFIDAM/UECE, CDL Limoeiro do Norte, Auritransp, Unimed, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
SERVIÇO
IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte - De 17 a 19 de novembro em Limoeiro do Norte/CE. Solenidade de abertura: Dia 17, às 20h, na Praça da Matriz (Praça José Osterne). Informações: (88) 9.9661.0512. www.facebook/brasildedentro.co m.br