Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão para entrega de carteiras de identificação para pessoas autistas A ação tem o objetivo de reduzir a fila de espera pelo documento e diminuir o tempo entre a solicitação e recebimento da carteira

  Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta terça-feira (02/04), um mutirão de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Durante todo o mês, serão entregues duas mil carteiras de forma descentralizada em todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs). A ideia é zerar a fila de espera para quem já solicitou e diminuir o tempo entre as novas solicitações e o recebimento. A emissão da CIPTEA, que completa um ano neste mês, tem como objetivo inibir as barreiras atitudinais no atendimento às pessoas autistas, ou seja, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao apresentá-la, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social. "Essa é uma forma de garantir um dir

Inovação no Blog. FIEC realiza workshop para fortalecer cooperação universidade-empresa

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizará entre os dias 28 e 29 de março próximos o workshop do Programa de Fortalecimento da Cooperação Universidade-Empresa para Inovação no Ceará. Na quarta-feira (28), o evento será das 15h às 18h. No dia seguinte (quinta, 29), ocorrerá pela manhã, das 8h às 12h. Os trabalhos ocorrerão no auditório Luiz Esteves Neto (5º andar da Casa da Indústria).

Da mesma forma da missão empresarial a Israel liderada pelo presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, em novembro do ano passado, a iniciativa decorre da decisão estratégica da FIEC de concentrar esforços para promover a inovação no estado, tendo por base a cooperação entre academia e setor produtivo.


Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), o workshop será conduzido pelos consultores de Israel, professores Raphael Bar-El, Dafna Schwartz e Jimmy Weinblatt, que apresentaram a bem sucedida experiência israelense, na área de inovação, aos visitantes do Ceará, em Israel, no fim de 2011.

O objetivo do encontro é discutir estratégias e linhas de ação para o programa de fortalecimento, visando incrementar a cooperação universidade-empresa para promover avanços tecnológicos, capacidade de inovação e competitividade na atividade industrial cearense.

Participarão do workshop representantes do meio acadêmico, empresarial e de entidades governamentais do Ceará. Por meio de contribuições dos respectivos participantes, os consultores pretendem adequar a metodologia de sucesso em seu país de origem à realidade do estado.

“Com os meios e os processos que vimos adotados em Israel, com a metodologia que nos será passada pela consultoria contratada pela FIEC e com o clima de aproximação que será construído entre acadêmicos e empresários, e o apoio do governo, estou certo que brevemente teremos uma cultura de cooperação que só benefícios trará para colocar as nossas empresas em um novo patamar tecnológico e competitivo, em proveito da sociedade”, afirma Roberto Macêdo.


Exemplo israelense
Desde a fundação do estado de Israel em 1948 – e até os dias de hoje –, os sucessivos governos fizeram dos investimentos em ciência e tecnologia a principal ferramenta para o crescimento nacional, reforçando sua capacidade competitiva e criando, ainda, mecanismos para estimular a atuação da iniciativa privada.

Atualmente, como resultado dessa conjugação de esforços, a indústria israelense se caracteriza pela forte presença nos setores de alta tecnologia, aviônica, telecomunicações, manufatura, equipamentos médicos eletrônicos e de fibra óptica. Hoje, a indústria high-tech de Israel responde por 12% do Produto Interno Bruto (PIB) e por mais de 80% das exportações.

O foco do país na inovação tecnológica visa suprir deficiências estruturais. Sem grandes recursos naturais e cercado por vizinhos hostis, os israelenses foram obrigados, desde os primeiros anos, a definir prioridades estratégicas para garantir sua sobrevivência e seu desenvolvimento.

O maior diferencial, porém, não se resume ao avanço no campo da tecnologia. Uma das principais características da inovação em Israel é sua capacidade de integração no cotidiano da sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano", como desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos – de Israel é o mais elevado do Oriente Médio e ocupa a 27ª posição mundial.

Em 2010, o PIB do país totalizou 217,1 bilhões de dólares, consolidando-se como o 41º mais alto do mundo. O PIB per capita, em torno de 4 milhões de dólares/ano, é 22º maior do planeta. No momento, Israel investe algo em torno de de 4,2% do seu PIB, cerca de 9 bilhões de dólares, em inovação.

Fonte: Portal Fiec Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.