A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
O Programa Apóstolos da Inovação começa 2014 focando na interiorização da iniciativa e realização da sua edição internacional. Logo, nos primeiros dias de janeiro, terá início o cronograma de atividades da 4ª edição do Programa, que terá duas turmas de 12 alunos cada, sendo seis das universidades e faculdades cearenses e seis do ITA ou outras (ICTs). Os escolhidos foram selecionados entre 106 que encaminharam currículos.
A novidade será a participação de estudantes do Instituto Militar de Engenharia (IME). Uma turma vai abranger a região metropolitana de Fortaleza e outra a região do Baixo Jaguaribe, onde funciona, em Limoeiro do Norte, a Casa da Indústria e está instalado o Polo Regional de Inovação. Existe ainda a possibilidade de realizar a versão internacional do Programa. Contatos estão sendo feitos para a construção de uma parceria com o MIT. O Apóstolos da Inovação é uma das ações do Programa Universidade-Empresa (Uniempre).
4ª edição
De 6 a 30 de janeiro de 2014, o Programa Apóstolos da Inovação cumprirá uma intensa programação de atividades. Na primeira e na última semana do Programa, os apóstolos receberão palestras e treinamentos, com o objetivo de finalizar as propostas de inovação identificadas nas empresas selecionadas. Nesse período, os participantes ficarão por dentro de cenários econômicos e da indústria e do que é empreendedorismo e modelagem de negócios.
No miolo do cronograma, ou seja, na segunda e terceira semana, eles farão visitas guiadas às indústrias, debaterão os principais gargalos dessas companhias e farão o levantamento das melhorias. Também vão interagir com mentores, especialistas no desenvolvimento da solução dos problemas já apontados para que façam uma análise conclusiva a ser apresentada à direção de cada empresa. Ao final, vão juntar os dados coletados para elaboração de um relatório que será apresentado às empresas e durante evento de fechamento na 4ª edição, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Avanços
Perto de completar dois anos, o Programa Apóstolos da Inovação já inseriu 36 alunos nas três edições realizadas. Nesse tempo, foram visitadas 30 empresas, oito universidades e faculdades foram envolvidas no summer job (trabalho de férias) e dois negócios foram prospectados. Uma das ideias de negócios do Programa, na área de turismo e serviços, fez surgir a startup Urbbox, ganhadora do Troféu do Seminário Inova 2013.
Programa Apóstolos da Inovação
O summer job é feito com alunos graduandos de alto desempenho dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Produção, Mecânica, Química, Química Industrial, Metalúrgica, Alimentos, Biologia e Biotecnologia, Administração de Empresas e Informática (software, teleinformática ou TIC) e outras Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). A finalidade é trazer inovação para as indústrias cearenses, retendo bons talentos em nosso estado.
Os alunos são desafiados a identificar oportunidades de inovação e novos negócios para as indústrias em questão. Para tanto, eles passam todo o mês das férias estudando o setor, visitando empresas, conversando com empresários e técnicos para identificar tais oportunidades e demandas.
Ao final de cada edição, os alunos fazem uma apresentação das principais descobertas e apontam oportunidades de inovação e de negócios para o setor estudado. Dependendo do interesse, as empresas poderão desenvolver com os alunos um projeto de inovação tecnológica na empresa.
Como funciona?
Cada empresa recebe uma dupla de apóstolos, atuando com imersão total. Eles mapeiam as necessidades de inovação, a fim de que especialistas das universidades e/ou do mercado sejam acionados para desenvolver a solução na empresa, que arcará com os custos de deslocamento e de alimentação dos alunos, no período de imersão. A bolsa e a hospedagem para os estudantes serão pagas pelo Sistema FIEC.
Instituições participantes desta edição: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Centro Universitário Christhus (Unichristhus), Universidade de Fortaleza (Unifor), FA7, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e outros ICTs.
Serviço:
Mais informações por meio do e-mail apostolos@sfiec.org.br ou pelo número de telefone: (85). 3421-5496.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.