Uma ofensiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão em flagrante de dois homens e de uma mulher no bairro Vila Peri, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. O trio foi capturado, nessa segunda-feira (27), no bairro Vila Peri, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. O trio foi capturado em posse de 28 munições, cerca de 3 kg de maconha, uma quantidade de crack e duas balanças de precisão. Durante patrulhamento pelo bairro Vila Peri, uma composição do 6º Batalhão Policial Militar (6º BPM) abordou dois homens em atitude suspeita na região. Em um imóvel utilizado pela dupla e com autorização da mulher, os PMs encontraram 2,9 kg de maconha em um colchão, outras porções menores de maconha e crack, além de 28 munições calibre 38. Diante dos fatos, o trio foi conduzido, junto ao material apreendido, para o 5º Distrito Policial (5º DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas, assoc...
O Encontro dos Profetas da Chuva, realizado anualmente no Quixadá – a 164 km de Fortaleza (CE) – chega à sua 20ª edição. Nos dias 08 e 09 de janeiro, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), mais que 30 profetas se reúnem mais uma vez para dar seus pareceres sobre a quadra chuvosa. Há quatro anos, a estiagem predomina no sertão cearense. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), se essa situação persistir em 2016, o estado entrará em um dos ciclos de seca mais duradouros desde 1911, completando cinco anos de estiagem severa.
Os profetas são homens e mulheres detentores de conhecimentos tradicionais, que resultam basicamente da observação da natureza, do uso de instrumentos por vezes rústicos e de experiências diversas, que os tornam capazes de prever o período das chuvas na região. Os profetas, a partir de suas observações empíricas diárias, estudam a fauna, a flora e suas relações com a água. Entre as "experiências" observadas pelos profetas estão: o juazeiro, a flor do mandacaru, os formigueiros e cupinzeiros, a pedra de sal, o vento, a barra da lua, os ramos de árvores, os comportamentos dos animais, a casa do João-de-Barro dentre outras.
A abertura do evento será na sexta-feira (08/01), na Praça da Gladson Martins, praça da cultura ou praça do chalé da pedra, na Fundação Cultural de Quixadá, com uma mostra de cantadores, a partir das 19h. Já no sábado (09/01), das 8h às 11h30, no auditório Nilo Peçanha, será realizado o XX Encontro dos Profetas da Chuva, contando com a presença dos secretários de Estado da Cultura e do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Guilherme Sampaio e Dedé Teixeira, além do diretor geral do IFCE Quixadá, Hélder Caldas e demais autoridades locais.
À tarde será realizado o I Seminário Tempos de Partilha. As inscrições já estão abertas. Os interessados devem enviar por e-mailprofetasdachuva2016@gmail.com os seguintes dados: nome completo, e-mail e telefone de contato, atuação cultural/profissional. No total, são 200 vagas. Vale ressaltar que os participantes receberão certificado.
A abertura do seminário, às 14h, será com o professor do IFCE Quixadá, Aterlane Martins, falando sobre os profetas da chuva e a patrimonialização dos saberes populares. Em seguida, serão proferidas duas palestras.
“Profetas da Chuva: a circulação de discursos na invenção de uma tradição” será o tema abordado pela professora da Faculdade Maurício de Nassau e doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, Carla Renata Braga de Souza. Já Carolina Ruoso, doutoranda em História da Arte na Universidade Paris I – Sorbonne (França) e Coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural da Secult CE, falará sobre “Políticas Públicas de Cultura para o Patrimônio Cultural no Ceará”. Após as palestras, haverá um debate e, então, se anunciará a avaliação dos profetas da chuva, encerrando a programação.
O XIX Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central (CE), com produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, apoio cultural de Prefeitura Municipal de Quixadá, SEBRAE CE, Governo do Estado do Ceará – por meio da Casa Civil, Governo Federal – através do Ministério da Cultura e da Funarte, e apoio institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
SERVIÇO: XX Encontro Profetas da Chuva / I Seminário Tempos de Partilha
Sexta–feira, 8 de janeiro de 2016 Fundação Cultural de Quixadá 19h – Praça da Cultura Abertura do XX Encontro dos Profetas da Chuva Mostra de Cantadores Sábado, 9 de janeiro de 2016 IFCE campus Quixadá 8h – Espaço de Convivência Luiz Gonzaga Recepção dos participantes/ Credenciamento Café da manhã 9h – Auditório Nilo Peçanha – XX Encontro Profetas da Chuva Mesa de Abertura – Srs. João Soares e Helder Cortez – Organizadores do Encontro dos Profetas da Chuva; Guilherme Sampaio – Secretário da Cultura do Estado; Dedé Teixeira – Secretário de Agricultura; Hélder Caldas – Diretor Geral do IFCE Quixadá. 9h30 – Fala dos Profetas da Chuva 11h30 – Encerramento 12h – Espaço de Convivência Luiz Gonzaga – Almoço compartilhado 14h – Auditório Nilo Peçanha – Seminário Abertura: “Tempos de partilha: os profetas da chuva e a patrimonialização dos saberes populares” Prof. Aterlane Martins – IFCE/GEPPM/Coordenador do Seminário 14h15 – Palestras Profetas da Chuva: a circulação de discursos na invenção de uma tradição Profa. Doutoranda Carla Renata Braga de Souza (Unifor) Faculdade Maurício de Nassau. Políticas Públicas de Cultura para o Patrimônio Cultural no Ceará. Carolina Ruoso, Doutoranda em História da Arte – Sorbonne, COPHAC/SECULT CE 15h15 – Debate: Mediador – Prof. Aterlane Martins, IFCE/Pesquisador do GEPPM 16h30 – Avaliação dos Profetas da Chuva.
17h30 – Encerramento
|
Mais informações:
Tel: (88)99932-6025. Falar com o produtor Adriano Souza.
E-mail: profetasdachuva2016@gmail.com
|