Pular para o conteúdo principal

IFCE marca presença na Expocrato

A participação na Expocrato já virou tradição para o campus do IFCE na cidade. Em 2016, o IFCE campus Crato leva para o Parque de Exposições um stand com programação especial. São workshops, palestras, apresentações de pesquisas e minicursos em um espaço que funcionará de 11 a 15 de julho (segunda à sexta-feira), de 9h às 20h. A programação é aberta para estudantes, produtores e demais interessados, e as inscrições são feitas na hora.

A área reservada para o campus tem 600m², um espaço que contará com exposição de animais, dois miniauditórios, mesa de reuniões e palco para apresentações culturais. Bovinos, suínos, aves, equinos, ovinos e caprinos, além de peixes ornamentais, serão expostos pelo campus.

Para o diretor-administrativo do campus, professor Joaquim Rufino Neto, a presença no evento faz parte da função do Instituto de incentivar o desenvolvimento da área na região. “O IFCE é um agente fomentador de tecnologias do segmento agropecuário e não pode deixar de participar do evento, que é um momento para difundir pesquisas, trabalhos e potencialidades. A escola está sempre presente, mas esse ano a participação é mais forte”.

As palestras têm temáticas diversas: da apicultura, com a importância das abelhas para o meio ambiente, até a bovinocultura, com a suplementação de bovinos leiteiros. Há também palestras sobre tráfico de animais silvestres e sobre inovação e sustentabilidade na floresta, entre outras. Os visitantes poderão ainda participar de oficinas de compostagem e minhocário, assim como minicursos sobre produção de queijos e processamento de frutas, por exemplo.

A programação de quarta-feira (13) traz um dia de campo, que ocorre no próprio IFCE e é organizado em parceria com a Embrapa. Os desafios e estratégias para a produção agropecuáridurante o período chuvoso para uso durante o período de seca serão a temática principal da manhã.

Participação dos estudantes
Os estudantes são peça-chave da participação do Instituto na Expocrato. Cerca de 60 alunos do curso de Zootecnia estão envolvidos em atividades diversas no evento. Além de ajudar no funcionamento do stand, eles apresentarão palestras e ministrarão oficinas. Há ainda um momento de apresentação de algumas das pesquisas desenvolvidas por eles, sob a orientação dos professores do curso: os estudantes estão investigando maneiras de melhorar a nutrição animal, como a inclusão da polpa de macaúba, típica da região, na dieta de aves de corte.

Para o professor Marcus Góes, coordenador de Extensão do campus e um dos responsáveis pela presença no evento, a participação é fundamental para a formação dos futuros zootecnistas. “Na exposição, eles entram em contato com produtores da área, além de participarem da maior exposição agropecuária do Ceará”.



PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Segunda-feira
9h às 10h – Escolha de reprodutores e matrizes de ovinos e caprinos (IFCE Crato)
10h às 11h – Produção de leite bovino a pasto no Cariri – relato de caso da Fazenda Mata dos Araças em Barbalha-CE (IFCE Crato)
11h às 12h – Alimentação de cavalos atletas (IFCE Crato)
14h às 15h – Preparo e utilização de extratos naturais como alternativa de controle da Spodoptera frugiperda na cultura do milho (IFPI)
15h às 16h – Superação de dormência em sementes de Tamarindus indica (IFPI)
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
16h às 17h – Aspectos Gerais da cultura do maracujazeiro no Vale de Canindé no Piauí
17h às 18h – Grupo de Estudos Zooequinos (IFCE)
18h às 19h – Efeito de doses de Fósforo no desenvolvimento da cultura da melancia na Região do Vale do Canindé – PI (IFPI)
19h às 20h – Produção de mudas de hortaliça utilizando substratos e recipientes alternativos para atender o pequeno produtor da Região do Vale do Canindé – PI (IFPI)


Terça-feira
9h às 10h – Alternativas alimentares para o rebanho (Embrapa)
10h às 11h – Captação e uso de água da chuva para consumo e produção de alimentos (Embrapa)
11h às 12h – Considerações sobre o potencial frutífero das espécies da Caatinga (Embrapa)
14h às 15h – Inclusão da polpa de macaúba em dietas para aves de corte (IFCE Crato)
15h às 17h – Composto orgânico produzido a partir de resíduos da produção e abate de pequenos ruminante (Embrapa)
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
17h às 18h – Óleos vegetais em ração de vacas leiteiras (IFCE Crato)
18h às 19h – Avanços na reprodução assistida de bovinos (ABS Pecplan)
19h às 20h – Quintais produtivos – uso racional da água (Embrapa)


Quarta-feira
8h às 12h – Dia de Campo (Embrapa): Programação no campus do IFCE. Desafios e estratégias para a produção de volumoso em condições de sequeiro. 
14h às 15h – Tráfico de animais silvestres (IFCE Crato)
15H às 17h – Controle integrado da verminose em caprinos e ovinos (Embrapa)
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
17h às 18h – Grupo de Estudos Zooequinos (IFCE)
18h às 19h – Inovação tecnológica no processamento industrial de frutas nativas
19h às 20h – Boas práticas de fabricação de queijo coalho artesanal (Embrapa)

Quinta-feira
9h às 10h – Escrituração zootecnia em ovinos e caprinos (IFCE)
10h às 11h – Produção e qualidade de silagem (IFCE)
11h às 12h – Qualidade de pastagens cultivadas (IFCE)
14h às 15h – Manejos reprodutivos em ovinos e caprinos (IFCE)
15h às 16h – A importância das abelhas no meio ambiente (UFRPE)
16h às 17h – Exigências nutricionais de ruminantes
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
17h às 18h – Grupo de Estudos Zooequinos (IFCE)
18h às 19h – Manejo sanitário em rebanhos de ovinos e caprinos (IFCE)
19h às 20h – Inovação e sustentabilidade na floresta (Embrapa)

Sexta-feira
9h às 10h – Doenças não parasitárias em caprinos e ovinos (IFCE)
10h às 11h – Cadastro Ambiental Rural (IFCE)
14h às 15h – Estudos preliminares para caracterizar a contribuição da faveleira como possível fator de indicação de ovinos criados no Sertão dos Inhamuns (IFCE Crateús)
15h às 16h – Ecologia da Polinização (UFRPE)
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
16h às 17h – Controle de verminoses em caprinos e ovinos (IFCE Crato)
17h às 18h – Uso do óleo de algodão em ração para ovinos em confinamento (IFCE Crato)
18h às 19h – Zooequinos (IFCE Crato)

MINICURSOS – NO CAMPUS DO IFCE

Terça-feira (12/07)
8h às 16h – Curso de processamento Agroindustrial de amendoim/gergelim (Embrapa)

Quarta e Quinta-feira (13 e 14/07)
8h às 16h – Curso de Boas praticas de fabricação e produção de queijo coalho artesanal (Embrapa)
8h às 16h – Curso de Processamento Agroindustrial de Frutas e Hortaliças (Embrapa)

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que