"A maior beneficiada por essa doação é a população, e temos o objetivo de fechar este ano com a capacidade de realizar eletrocardiogramas em todos os 134 postos de saúde de Fortaleza," afirmou o prefeito Evandro Leitão. (Fotos: Beatriz Boblitz) O prefeito Evandro Leitão, o reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), professor Randal Pompeu, e a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, assinaram nesta segunda-feira, 24/11, termo de doação de 82 aparelhos de eletrocardiograma que a Fundação Edson Queiroz entrega para equipar postos de saúde na Capital. Os novos equipamentos são resultado da gestão compartilhada entre a administração municipal e a iniciativa privada e vão contribuir com a meta de reduzir o tempo de espera por exames cardíacos. “Esta doação da Unifor demonstra o espírito público da Fundação Edson Queiroz e fortalece a nossa rede de Saúde. A maior beneficiada é a população e temos o objetivo de fechar este ano com a capacidade de realizar eletrocardiogram...
Efeitos da estação são pouco perceptíveis no Estado. Temperaturas médias e mínimas têm leve queda na Capital e no Interior
O fortalezense tem percebido, no começo deste mês de julho de 2017, madrugadas e início das manhãs com temperaturas mais amenas (para alguns, dá até para chamar de frio). Na manhã desta terça-feira, 4, por exemplo, entre 6h e 7h, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 21,9ºC em Fortaleza. A explicação é simples: estamos no Inverno no Hemisfério Sul.
Em vários estados brasileiros, a população se prepara para a estação do ano cuja principal característica é a queda nas temperaturas. Em algumas cidades do País é possível nevar. Porém, no Ceará, devido à proximidade com a Linha do Equador, os efeitos são pouco perceptíveis, pois a variação nos termômetros é discreta.
Madrugadas mais frias
Ainda assim, o calor tão característico do Ceará tende a aliviar entre junho e agosto. Se durante o dia as temperaturas máximas ficam em torno dos 30°C, nas noites e nas madrugadas do Inverno as mínimas deixam o tempo mais agradável. Em Fortaleza, o termômetro pode ficar próximo dos 22°C nessa época do ano enquanto as mínimas em dezembro, por exemplo, são de 24°C. No Interior, a queda também é discreta, mas os termômetros podem marcar menos de 20°C. Em Barbalha, as mínimas no Inverno chegam aos 19°C e em Guaramiranga, 16°C.
Outro fator que pode ser destacado é a sensação térmica. Nessa época do ano os ventos começam a se intensificar até chegar ao mês de setembro, quando as médias de velocidade são maiores e as rajadas são mais fortes. As temperaturas um pouco mais baixas e o vento ficando mais forte resultam numa sensação térmica de mais frio, explicam os meteorologistas da Funceme.
Posicionamento em relação ao Sol
A estação mais fria do ano é iniciada no Hemisfério Sul quando acontece o alinhamento do Sol com o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, ou seja, é a época do ano em que o sol está mais longe do Ceará, o que explica as temperaturas mais baixas. Isso acontece na América do Sul, Oceania e Sul da África. Ao mesmo tempo, o Sol mais próximo da metade norte da Terra, caracterizando o Verão na Europa, Ásia, Norte da África e Américas do Norte e Central.
Período de chuvas no Ceará não ocorre no Inverno
Boa parte dos cearenses chama equivocadamente de Inverno a quadra chuvosa oficial do Estado (quadrimestre fevereiro-março-abril-maio). Estes meses de maiores médias de precipitação no Ceará fazem parte do Verão e do Outono no Hemisfério Sul.
Esse equívoco é compreensível, justamente pela quase imperceptível variação entre as estações do ano no Estado. Dessa forma, quando temos dias bastante chuvosos entre fevereiro e maio, ou seja, ainda no Verão ou no Outono, as temperaturas tendem a baixar e a população faz uma associação entre o frio do tempo chuvoso com as características do Inverno.