Pular para o conteúdo principal

Atlético-MG arranca empate com Del Valle pela Sul-Americana Galo volta a enfrentar equatorianos em busca de vaga na final

  Com um gol de Dudu, nos acréscimos do segundo tempo, o Atlético-MG arrancou um empate de 1 a 1 com o Independiente del Valle (Equador), na noite desta terça-feira (21) no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, na partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana. Graças a este resultado, o Galo precisa de apenas uma vitória simples para avançar para a decisão da competição. A equipe mineira volta a medir forças com os equatorianos na próxima terça-feira (28), a partir das 21h30 (horário de Brasília), em Belo Horizonte. Atuando fora de casa, o Atlético-MG saiu em desvantagem. Logo aos seis minutos do primeiro tempo o árbitro marcou pênalti em falta cometida dentro da área por Ruan em cima de Patrik Mercado. O meia Junior Sornoza bateu com categoria e não deu chances ao goleiro Everson. O time do técnico Jorge Sampaoli não se omitiu na partida e buscou o empate até o final. E ele veio já aos 45 minutos da etapa final. Dudu fez uma linda tabela com Hulk antes de tocar para o...

Horto Florestal Municipal produz mais de 132 mil mudas em 2017

Uma média de 14 mil mudas mensais
Durante o ano de 2017, o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, produziu mais de 132 mil mudas, em média 14 mil mudas por mês. Dessas, mais de 48 mil mudas foram plantadas e outras 8.577 foram doadas para serem plantadas por moradores da cidade e órgãos públicos. A expectativa da UrbFor é duplicar essa produção até o final de 2018. “Os ajustes administrativos e a requalificação, que promovemos no Horto no ano passado, gerou esse representativo aumento na produção”, disse o superintendente da UrbFor, Régis Tavares. De acordo com Régis, houve acréscimo no número de servidores, bem como a reorganização do espaço e a aquisição de equipamentos e insumos foram fatores que resultaram no aumento da produção.

As mudas são distribuídas em quatro categorias onde, 107.775 mil são ornamentais, 15.458 mil nativas e frutíferas, 7.270 mil palmeiras e 1.310 mil medicinais, o Horto Municipal é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital.

A gestão municipal disponibiliza por intermédio do Horto, mudas de árvores de médio e grande porte, como mungubeiras, sibipirunas, ypês, timbaúbas, pata de vacas, que podem ser plantadas em colégios, ruas, praças e calçadas.


“É um orgulho muito grande para todos que trabalham aqui ver o resultado final do que fazemos, deixando a cidade mais bonita e florida” diz Vladimir Sena, gerente de manutenção de praças, canteiros e passeios da UrbFor. Antes de chegarem às ruas, as plantas passam por várias etapas, numa verdadeira linha de produção.

Etapas de produção:

1- Preparo do material vegetal que originará a nova planta, utiliza-se sementes ou partes de plantas que servem de matrizes;
2- Preparo do substrato para enchimento dos sacos que receberão o material vegetal, utilizando parte de solo e parte de matéria orgânica.
3- Semeadura
Após a semeadura, inicia-se ciclo da planta, nessa etapa a muda passa por diferentes áreas dentro do Horto para ganharem resistência até ficarem prontas para o plantio e doação.

“Precisamos estar cada vez mais próximos da natureza para alcançarmos uma boa qualidade de vida. Muita gente não conhece o trabalho do Horto, não sabem onde estamos, queremos trazer a população para conhecer o nosso trabalho e incentivar o plantio na cidade” - disse Régis Tavares. 

Os interessados em retirar até cinco mudas devem se dirigir ao Horto Municipal munidos de documento de identidade e escolher a espécie disponível. Para mais de cinco mudas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) pelo número 3452-6910. Após avaliação do pedido, as mudas são doadas.
Localizado no Parque Ecológico do Passaré, e administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), o Horto é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital.
Serviço:
Solicitação de mudas
Horto Florestal Municipal Falconete Filho: Av. dos Paroáras, 100, 100, Passaré, de terça a sexta-feira, de 8h às 11h, contato: 3105-2004.
SEUMA: Av. Dep. Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, contato: 3452-6910.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.