quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Horto Florestal Municipal produz mais de 132 mil mudas em 2017

Uma média de 14 mil mudas mensais
Durante o ano de 2017, o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, produziu mais de 132 mil mudas, em média 14 mil mudas por mês. Dessas, mais de 48 mil mudas foram plantadas e outras 8.577 foram doadas para serem plantadas por moradores da cidade e órgãos públicos. A expectativa da UrbFor é duplicar essa produção até o final de 2018. “Os ajustes administrativos e a requalificação, que promovemos no Horto no ano passado, gerou esse representativo aumento na produção”, disse o superintendente da UrbFor, Régis Tavares. De acordo com Régis, houve acréscimo no número de servidores, bem como a reorganização do espaço e a aquisição de equipamentos e insumos foram fatores que resultaram no aumento da produção.

As mudas são distribuídas em quatro categorias onde, 107.775 mil são ornamentais, 15.458 mil nativas e frutíferas, 7.270 mil palmeiras e 1.310 mil medicinais, o Horto Municipal é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital.

A gestão municipal disponibiliza por intermédio do Horto, mudas de árvores de médio e grande porte, como mungubeiras, sibipirunas, ypês, timbaúbas, pata de vacas, que podem ser plantadas em colégios, ruas, praças e calçadas.


“É um orgulho muito grande para todos que trabalham aqui ver o resultado final do que fazemos, deixando a cidade mais bonita e florida” diz Vladimir Sena, gerente de manutenção de praças, canteiros e passeios da UrbFor. Antes de chegarem às ruas, as plantas passam por várias etapas, numa verdadeira linha de produção.

Etapas de produção:

1- Preparo do material vegetal que originará a nova planta, utiliza-se sementes ou partes de plantas que servem de matrizes;
2- Preparo do substrato para enchimento dos sacos que receberão o material vegetal, utilizando parte de solo e parte de matéria orgânica.
3- Semeadura
Após a semeadura, inicia-se ciclo da planta, nessa etapa a muda passa por diferentes áreas dentro do Horto para ganharem resistência até ficarem prontas para o plantio e doação.

“Precisamos estar cada vez mais próximos da natureza para alcançarmos uma boa qualidade de vida. Muita gente não conhece o trabalho do Horto, não sabem onde estamos, queremos trazer a população para conhecer o nosso trabalho e incentivar o plantio na cidade” - disse Régis Tavares. 

Os interessados em retirar até cinco mudas devem se dirigir ao Horto Municipal munidos de documento de identidade e escolher a espécie disponível. Para mais de cinco mudas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) pelo número 3452-6910. Após avaliação do pedido, as mudas são doadas.
Localizado no Parque Ecológico do Passaré, e administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), o Horto é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital.
Serviço:
Solicitação de mudas
Horto Florestal Municipal Falconete Filho: Av. dos Paroáras, 100, 100, Passaré, de terça a sexta-feira, de 8h às 11h, contato: 3105-2004.
SEUMA: Av. Dep. Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, contato: 3452-6910.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.