Criminosos armados fizeram vários disparos contra um grupo de pessoas que consumia bebidas alcoólicas em uma calçada no bairro Boa Vista, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O ataque ocorreu no início da tarde deste domingo (21), em um ponto bastante conhecido da comunidade, localizado ao lado de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), onde moradores costumam se reunir, especialmente nos fins de semana. Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza De acordo com as informações apuradas pela equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, o grupo estava sentado na calçada quando os suspeitos chegaram repentinamente e abriram fogo. Inicialmente, a informação repassada era de que três pessoas teriam sido baleadas. No entanto, apenas duas vítimas deram entrada no Hospital Municipal de Maracanaú, ambas feridas por disparos de arma de fogo. Gcmais
Uma média de 14 mil mudas mensais
Durante o ano de 2017, o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, produziu mais de 132 mil mudas, em média 14 mil mudas por mês. Dessas, mais de 48 mil mudas foram plantadas e outras 8.577 foram doadas para serem plantadas por moradores da cidade e órgãos públicos. A expectativa da UrbFor é duplicar essa produção até o final de 2018. “Os ajustes administrativos e a requalificação, que promovemos no Horto no ano passado, gerou esse representativo aumento na produção”, disse o superintendente da UrbFor, Régis Tavares. De acordo com Régis, houve acréscimo no número de servidores, bem como a reorganização do espaço e a aquisição de equipamentos e insumos foram fatores que resultaram no aumento da produção.
As mudas são distribuídas em quatro categorias onde, 107.775 mil são ornamentais, 15.458 mil nativas e frutíferas, 7.270 mil palmeiras e 1.310 mil medicinais, o Horto Municipal é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital.
A gestão municipal disponibiliza por intermédio do Horto, mudas de árvores de médio e grande porte, como mungubeiras, sibipirunas, ypês, timbaúbas, pata de vacas, que podem ser plantadas em colégios, ruas, praças e calçadas.
“É um orgulho muito grande para todos que trabalham aqui ver o resultado final do que fazemos, deixando a cidade mais bonita e florida” diz Vladimir Sena, gerente de manutenção de praças, canteiros e passeios da UrbFor. Antes de chegarem às ruas, as plantas passam por várias etapas, numa verdadeira linha de produção.
Etapas de produção:
1- Preparo do material vegetal que originará a nova planta, utiliza-se sementes ou partes de plantas que servem de matrizes;
2- Preparo do substrato para enchimento dos sacos que receberão o material vegetal, utilizando parte de solo e parte de matéria orgânica.
3- Semeadura
Após a semeadura, inicia-se ciclo da planta, nessa etapa a muda passa por diferentes áreas dentro do Horto para ganharem resistência até ficarem prontas para o plantio e doação.
“Precisamos estar cada vez mais próximos da natureza para alcançarmos uma boa qualidade de vida. Muita gente não conhece o trabalho do Horto, não sabem onde estamos, queremos trazer a população para conhecer o nosso trabalho e incentivar o plantio na cidade” - disse Régis Tavares.
Os interessados em retirar até cinco mudas devem se dirigir ao Horto Municipal munidos de documento de identidade e escolher a espécie disponível. Para mais de cinco mudas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) pelo número 3452-6910. Após avaliação do pedido, as mudas são doadas.
Localizado no Parque Ecológico do Passaré, e administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), o Horto é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital.
Serviço:
Solicitação de mudas
Solicitação de mudas
Horto Florestal Municipal Falconete Filho: Av. dos Paroáras, 100, 100, Passaré, de terça a sexta-feira, de 8h às 11h, contato: 3105-2004.
SEUMA: Av. Dep. Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, contato: 3452-6910.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.