Seis animais de quatro espécies foram recebidos no Parque Zoológico Municipal de Fortaleza

Os animais estão bem e adaptando-se ao novo ambiente.


Seis novos animais chegaram ao Parque Zoológico Municipal Sargento Prata, localizado no Passaré, para fazer a alegria da meninada durante o mês das férias. Trata-se de um casal de raposas (Lycalpex vetulus), duas iguanas verdes (Iguana Iguana), um jacaré do papo amarelo (Caiman latirostris) e uma jiboia (Boa constrictor). Os animais são provenientes do Aquário de Natal- RN. Os animais estão bem e adaptando-se ao novo ambiente.

Os irmãos Zorro e Zara, o casal de raposas, foram resgatados, em 2015, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB/Natal) com menos de um mês de vida e enviados para o Aquário de Natal onde foram adotados por uma cadela que os amamentou e cuidou como filhos. Em seguida foi realizado o desmame e os animais continuam recebendo os devidos cuidados.

De acordo com a bióloga e Chefe de Núcleo do Zoológico, Andressa Fraga, a chegada dos novos animais representa uma oportunidade de apresentar ao público espécies bastante interessantes. “Ao receber os novos animais aqui no Zoológico, eles passam por avaliação clínica pela equipe técnica e já se encontram nos recintos de exposição, com exceção das iguanas cujo recinto está sendo preparado. Além disso, ao expor os animais, pretendemos promover a educação ambiental, compartilhando informações sobre as diferentes espécies, ressaltando o papel dos zoológicos para a conservação da biodiversidade e da natureza”, destaca. 

Com a chegada desses novos animais, o Zoológico passa a contar agora com 160 animais de 48 espécies entre mamíferos, répteis e aves, a maioria da fauna brasileira. Com uma área verde de aproximadamente quatro hectares, o Zoológico pretende receber mais animais no decorrer dos anos. O superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Régis Tavares, comenta que a proposta é ampliar  o plantel com novas espécies. “Enquanto houver espaço, pelo menos uma vez por ano, queremos apresentar novos animais para estimular as pessoas a visitar o Zoológico de novo”, diz.

Mantido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), funciona de terça a domingo de 09h às 16 horas, obedecendo às exigências da legislação vigente. A entrada é gratuita.

O zoológico é mantido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (UrbFor), funciona de terça a domingo das 09h às 16horas, obedecendo às exigências da legislação vigente. A entrada é gratuita.


Características e curiosidades dos animais




Raposas

As raposas conhecidas popularmente como raposa de campo é o menor canídeo brasileiro, pesando entre 2,5 a 4 kg. Alimentam-se de vegetais, insetos, pequenos mamíferos, pássaros e répteis. Caçam individualmente ou em pares, com ou sem seus filhotes. São mais ativas à noite, mas também saem de sua toca durante o dia.

Iguanas

As iguanas são lagartos conhecidos popularmente em muitas regiões do Brasil como lagartos verdes e são encontrados em todos os biomas. Podem atingir até 1,80 metros de comprimento, em virtude da longa cauda, e pesar até seis quilos quando adultos. São estritamente diurnas, com hábito arborícola, passando a maior parte do tempo em árvores. A base da sua dieta é vegetais, folhas, brotos, flores e frutos.

Jacaré do papo amarelo

Possui cor esverdeada, quase parda, com o ventre amarelado, focinho largo e pode medir até 3 metros de comprimento. Os jacarés são animais de hábitos noturnos, agrupam-se e se e se reúnem durante o dia para tomar banho de sol. Alimentam-se de peixes, aves e mamíferos. Podem viver até 50 anos.

Jiboia

O nome popular Jiboia originou-se do Tupi-guarani, yi´mboya. Estas serpentes podem chegar a quatro metros de comprimento, porém é comum crescerem em média até dois metros. Ao contrário do imaginário popular, as jiboias não são cobras peçonhentas, ou seja, não possuem presa inoculadora de veneno. Sua dieta é carnívora e constituída por pequenos mamíferos (como roedores e morcegos), avesanfíbios e lagartos.

Serviço
Zoológico Municipal Sargento Prata
Endereço: Av. Prudente Brasil, 685 – Passaré
Funcionamento: terça-feira a domingo das 9 às 16h
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.