A Escola SESI de Referência Roberto Proença de Macêdo, no Centro de Fortaleza, amanheceu esta terça-feira (11/11) com bandeiras hasteadas a meio-mastro, sinal de luto pelo falecimento do industrial e ex-Presidente da FIEC, que dá nome à unidade. As homenagens começaram por volta das 9h40, marcadas por emoção e reconhecimento. Do lado de fora, o céu nublado parecia acompanhar o sentimento que tomou conta da escola. Do lado de dentro, na quadra esportiva, o violino do maestro Gladson Carvalho conduziu o início das homenagens. Reunidos, alunos, professores e colaboradores prestaram um tributo coletivo a quem dedicou a vida ao desenvolvimento da indústria. “Todos nós, que fazemos a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, com suas casas, SESI, SENAI e IEL, e as escolas SESI SENAI, nos aproximamos, hoje, por um motivo triste: o falecimento do Dr. Roberto Macêdo. Nossa homenagem deixa evidente a sua importância e principalmente o nosso sentimento, nosso apoio, nosso abraço e o noss...
Estudantes conheceram as instalações do equipamento na aula inaugural da disciplina
O Horto Florestal Municipal Falconete Fialho recebeu na manhã desta segunda-feira (26) a visita de 25 alunos da disciplina de Silvicultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) acompanhados do Professor adjunto Lamartine Oliveira, responsável área, para conhecer as instalações e o processo de mudas na aula inaugural da disciplina.
Na ocasião, os Engenheiros Agrônomos da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Wesley Nascimento, e Vladimir Sena, apresentaram o equipamento aos alunos, desde a produção de mudas, o armazenamento, cuidados e o plantio ressaltando a importância do Horto para o bem estar da cidade, além de informações técnicas e procedimentos de podas de árvores, reaproveitamento de matérias primas.
Para o professor Lamartine Oliveira, a importância de trazer os alunos ao Horto Municipal é mostrar na prática as atividades que o Engenheiro Agrônomo pode desenvolver no meio urbano principalmente em nível de silvicultura “é possível cultivar e fazer manutenção de árvores em ambientes urbanos, é possível cultivar com qualidade essas árvores que são tão importantes para a nossa sociedade ter o verde na cidade e aqui no Horto podemos mostrar isso”, ressalta o professor.
A visita, que durou em média três horas, seguiu da instalação da escola ambiental passando pelos canteiros de mudas ornamentais, nativas seguindo para o setor de palmeiras, a trilha que liga o Horto ao Zoológico, área de lazer e o setor de plantas medicinais.
As alunas Liah Frederico e Naiara Mesquita, que não conheciam o Horto ficaram encantadas com o local, e comentaram a importância de um local assim dentro da cidade. “Eu só vim conhecer o Horto após a disciplina, nunca tinha escutado falar, é importante ter um local assim dentro da cidade e ver na prática o que vemos na sala de aula”, comenta Liah, estudante do 8º semestre do Curso de Agronomia da UFC.
Localizado no Parque Ecológico do Passaré foi fundado em 1965 e possui uma área de aproximadamente 8.6 hectares. Administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), o Horto é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.