Projeto transforma paisagem de escola no Bairro Bonsucesso

Transformar a cidade por meio da arte, esse é o principal conceito do projeto Urbano Arte, que AMANHÃ, dia 09/03, chegará à Escola Luis Recamonde Capelo, no bairro Bonsucesso, a partir das 9 horas.
 O espaço, conhecido como “Escola do Lixão”, devido a quantidade de resíduos abandonados no entorno, ganhará uma ressignificação. Lá, o lixo não foi apenas removido, o artista Ramon Sales reunirá as crianças e jovens que estudam no local, entre 12 a 16 anos, para todos darem as mãos e plantarem mudas, pintarem paredes, usarem a imaginação, mas principalmente, promover uma mudança de atitude e comportamento diante de um espaço que é de todos.
 “Em visita à escola, pude perceber muitas paredes com nomes e pichações de caneta. A necessidade de expressão dos alunos é óbvia, por isso pensamos nessa dinâmica ”, descreve Ramon. Partindo dessa observação, a ação principal do projeto naquele local é uma oficina para que esses alunos possam mergulhar um pouco no universo da expressão artística, estimulando-os o afeto e cuidado para com a cidade.
 O projeto é patrocinado pelo Grupo Marquise, Ecofor Ambiental e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da Seuma. Além disso, contou com o apoio do Porto Iracema das Artes, ligado ao Governo do Estado do Ceará.
O programa Ecocidadão, do Grupo Marquise e da Ecofor, é o realizador do Urbano Arte. O objetivo é promover um trabalho contínuo de educação ambiental, junto com a comunidade, fazendo uma educação porta a porta e em escolas públicas e privadas com atividades lúdicas. Tudo isso com intuito de sensibilizar quanto ao correto descarte dos resíduos sólidos e estimular o zelo para com os espaços urbanos.
 
SOBRE O PROJETO URBANO ARTE:
O Projeto Urbano Arte surgiu da necessidade de intervir em espaços degradados da cidade. Nove artistas locais selecionaram 33 pontos para serem transformados em obras para a população. Os trabalhos iniciaram em dezembro de 2017.
 “O principal ganho dessa ação é o senso de pertencimento que nós proporcionamos. A cidade é das pessoas e justamente por isso elas devem ser zelosas e até mesmo agentes fiscalizadores no tocante ao descarte correto do lixo. O programa Ecocidadão planta essa semente junto às crianças, pois acreditamos que elas são multiplicadoras dessa consciência de afeto para com a cidade. Numa interferência como essa na escola Luis Recamonde Capelo o alcance é ainda maior, pois envolve as crianças e os pais, em uma enorme corrente em prol do cuidado com os espaços públicos”, explica o Diretor Presidente da Marquise Ambiental, Hugo Nery.
As primeiras intervenções ocorreram nos bairros Meireles, Montese e Álvaro Weyne. Pinturas, estêncil e paisagismo fazem parte das técnicas escolhidas pelos artistas participantes.  O processo de transformação envolve diálogos com os moradores e comerciantes locais e estudantes, a fim de entender o contexto das paisagens escolhidas.
SOBRE RAMON SALES:
Tipografias, símbolos e palavras deslocadas de seus sentidos recorrentes, mais comuns. Ainda, letras e palavras, com leitura dificultada. Esses são os interesses do Ramon Sales, publicitário de formação, e com grande percepção das narrativas das cidades e seus códigos. Palavras em camadas no Urbano Arte.
 SERVIÇO:
Urbano Arte
Data: sexta-feira, 09 de março
Local: Escola Luis Recamonde Capelo (Rua Maria Quintela, 922, Bonsucesso)
Horário: 9h

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.