A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado. Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...
Dia 26 de Abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. O clínico geral do Hapvida Saúde, Ítalo Norões, responde algumas dúvida sobre este problema que atinge mais de 30 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde.
O que caracteriza a Hipertensão Arterial?
- Para que o sangue chegue às extremidades do nosso corpo, todas as células e órgãos precisam de uma pressão. O grande problema se dá quandoessa pressão ocorre exageradamente, por isso o nome hipertensão, uma pressão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos, quando ocorre o estreitamento desses vasos, ou um enrijecimento na parede do vaso.
Por que a Hipertensão Arterial é tão perigosa?
Porque ela pode provocar inúmeras doenças em nosso corpo. Isoladamente, é um fator de risco para doenças cardiovasculares, mas ela também está envolvida nos genes das doenças cerebrovasculares, das doenças cardiovasculares nas extremidades, da insuficiência renal crônica e da insuficiência cardíaca.
Qual é o valor de referência da pressão arterial de uma pessoa saudável?
Abaixo de 14x9, abaixo de 140/90 milímetros de mercúrio.
E quais são os fatores de risco para quem sofre de hipertensão?
Hereditariedade, obesidade, dieta com alta ingestão de sódio, hipercolesterolemia, diabetes e transtorno de sono. Tudo isso está envolvido no desenvolvimento da hipertensão arterial.
Essa elevação na pressão arterial é comum?
Sim. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 25% da população em geral é hipertensa, e esse índice sobe 50% para as pessoas maiores de 60 anos, ou seja, metade da população com mais de 60 anos é hipertensa.
Quais tipos de alimentos são prejudiciais para pessoas hipertensas?
Alimentos ricos em sódio, gorduras e açúcares são prejudiciais. É aconselhável evitar o consumo em excesso de refrigerantes e frituras.
Que tipo de exercícios podem ajudar as pessoas hipertensas?
Todos nós devemos fazer exercícios anaeróbicos e aeróbicos. No aeróbico podemos começar com uma caminhada ou natação de 30 minutos, três vezes por semana, e, associado a isso, se possível, uma musculação que seria um anaeróbico. Esses exercícios aumentam nossa função cardiopulmonar. Ajudam também a reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Vale lembrar, no entanto, que, antes de praticar qualquer exercício, é necessário se consultar com um médico para saber como está sua condição física e cardiológica.
Eliminar os produtos industrializados da alimentação ajuda no combate à hipertensão arterial?
Sim, porque esse tipo de produto tem grade quantidade de sódio nos conservantes.
Existe uma idade mínima para o surgimento da hipertensão arterial?
Não existe uma idade certa, mas na infância o pediatra tem que monitorar a pressão arterial da criança, pois elas também podem ter essa elevação na pressão arterial, claro que, quanto maior a idade, maiores são as chances.
Hipertensão arterial tem cura?
A hipertensão arterial pode ser primária ou secundária. A primária, que é a maioria dos casos e acomete em média 90% dos hipertensos, não tem cura, pois não sabemos a causa, mas existe um acompanhamento e avaliação a cada seis meses. Já quanto à secundária, que recebe esse nome por ser secundária a uma causa, seja ela endocrinológica, renal, por medicação, ou apneia do sono, trata-se a causa e o problema se resolve.
Quais os perigos da automedicação nesse caso?
Alguns medicamentos são mais potentes que outros, então, apenas o médico pode estabelecer o tipo de medicação para cada caso. Se uma pessoa ingerir um medicamento que baixe a pressão mais do que o devido, ela pode ter o risco de ter uma hipotensão.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.