segunda-feira, 30 de julho de 2018

Volta às aulas: o que colocar na lancheira da criançada

 

As férias estão acabando e os preparativos para a volta às aulas já estão a todo vapor. Material escolar prontinho: livros, cadernos, canetas e lápis a postos na mochila. Mas, e na lancheira, vai o quê? Essa é a preocupação de muitos pais, que diversas vezes não sabem como montar uma lancheira saudável e variada para os pequenos. Depois de muitas guloseimas durante as férias, é a hora de pensar numa alimentação bem nutritiva para o dia a dia na escola. O grupo Cresça Bem, da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, pode ajudar na hora de montar o lanche da criançada.

Segundo a nutricionista da Medicina Preventiva, Georgia Amorim, combater a obesidade infantil é um desafio, pois a mudança comportamental é algo que requer tempo e continuidade. É preciso haver reeducação familiar, tendo em vista que os pais são exemplos para seus filhos. “As mudanças no estilo de vida e de alimentação proporcionam melhora da saúde, auxiliam no desenvolvimento e crescimento da criança, adequando assim o Índice de Massa Corpórea (IMC) para a idade. Esses hábitos saudáveis refletem no futuro, pois crianças com IMC adequado têm menores riscos de desenvolver doenças crônicas na fase adulta”, afirma a nutricionista.

Conforme Georgia, o lanche da escola deve ser saudável, pois faz parte de uma rotina alimentar. Uma lancheira ideal deve conter uma porção de carboidrato, preferencialmente complexo (cereais integrais, milho, batata doce, etc), uma opção de proteína (ovo, frango, queijo ou iogurte) e uma opção de alimentos reguladores (frutas e legumes). “Os pais devem lembrar de colocar água na garrafinha e priorizar a fruta com maior frequência em relação ao suco. Outra dica é ter criatividade nas escolhas”, enfatiza a nutricionista, lembrando também o cuidado com o uso de alimentos de baixo valor nutricional, como biscoito recheado, refrigerante, achocolatados prontos, salgados e outros alimentos não saudáveis na escola. “O importante é não apenas cuidar do lanche que as crianças consomem na escola, mas equilibrar a alimentação durante todo o dia e, assim, elas crescerão fortes e saudáveis”, completa.

O grupo Cresça Bem faz parte da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza e tem como objetivo ajudar crianças entre sete e 12 anos, e seus familiares, na reeducação alimentar. A abordagem para as crianças é lúdica e interativa a fim de levar o conhecimento dos assuntos de uma forma simples e efetiva. Os pais também participam e recebem informações completas sobre mudanças de comportamentos, ajustes alimentares e posicionamento dos responsáveis frente ao tratamento da obesidade infantil. O grupo acontece em sete encontros presencias (uma vez por semana), na sede da Medicina Preventiva, onde são tratadas temáticas diferentes que ajudam na alimentação saudável de toda a família. O Cresça Bem é voltado para clientes da Unimed Fortaleza, mas também pode ser contratado por pessoas que não possuem plano da cooperativa.

Para papais e mamães que ainda não sabem como montar uma lancheira saudável, a nutricionista dá algumas dicas de opções fáceis e práticas:
·         1 Fruta + 4 unidades de ovo de codorna + torradinhas de pão integral com azeite e orégano;
·         1 pote pequeno de salada de fruta + 1 colher de sopa de granola + 1 potinho de iogurte natural;
·         1 fatia fina de bolo de cenoura, banana ou laranja (feito com farinha de trigo integral ou farelo de aveia e açúcar demerara) + suco da fruta (1 copo pequeno) + cubinhos de queijo branco;
·         Bolo natural de caneca (1/2 unidade) + fruta em cubos + 4 castanhas de caju;
·         1 copo água de coco + 1/2 sanduíche de pão integral (1 fatia de queijo branco ou creme de cenoura com requeijão light);
·         6 unidades de biscoito de arroz + patê de cenoura ou beterraba (creme de ricota light ou requeijão + cenoura ou beterraba ralada) + agua + 6 unidades de uva;
·         Chips de batata doce feitos ao forno com manteiga e orégano + cubinhos de queijo branco+ suco de uva integral;
·         ½ unidade de milho cozido + fruta picada + 1 fatia de queijo coalho assado;
·         Pipoca caseira de micro-ondas sem óleo + fruta ou suco fruta.

Receita de bolo de caneca
Ingredientes:
 1 col. chá der semente de chia
 2 col. chá de açúcar demerara
 1 col. chá rasa de canela em pó
 1 col. sopa de aveia
 2 col. sopa de farinha de trigo integral
 1 ovo (sem pele)
 1 banana madura

Modo de preparo:
Mistura tudo dentro da caneca e levar ao micro-ondas por 3 minutos.

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