Pular para o conteúdo principal

MP do Ceará cobra que Prefeitura de Fortaleza retome Plano Municipal de Caminhabilidade para garantir acessibilidade

  O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou que a Prefeitura de Fortaleza retome, no prazo de 30 dias, o Plano Municipal de Caminhabilidade com ampla representação de integrantes do Município, da sociedade civil, das universidades e do MP. A recomendação da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência de Fortaleza foi expedida na última quinta-feira (11/04) e enviada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), às Secretarias Regionais e ao Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O plano visa incentivar os deslocamentos de pedestres, de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida nas calçadas, por meio da qualificação dos passeios e do cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da legislação urbanística municipal. Outro pedido do Ministério Público é para que o Município de Fortaleza informe todas as providências adotadas para garantir a caminhabilidade, inclusive com camp

Acabou a brincadeira - OAB-CE pede à Justiça que músicas em trens infantis sejam mais adequadas para as crianças

A OAB Ceará, por meio da Comissão Especial dos Direitos da Criança e do Adolescente, elaborou um ofício pedindo previdências sobre as músicas usadas pelos trens infantis que circulam na avenida Beira Mar. Segundo a comissão, o atual repertório utilizado inclui músicas de funk e pagode com conteúdo inapropriado para crianças. 

O ofício foi entregue ao juiz e coordenador da 4ª Vara Infância e da Juventude de Fortaleza, Jaime Medeiros Neto, solicitando que sejam tomadas as medidas cabíveis perante o fato. 

De acordo com a presidente da comissão, Mirella Correia, com o documento, a OAB se posiciona contra esse tipo de repertório e zela pela integridade física e psicológica do público infantil. “Nós estamos trabalhando e acompanhando essa solicitação com o propósito de que esses passeios sejam fiscalizados a fim de que haja uma adequação no repertório. O objetivo é garantir a proteção das crianças que quiserem participar do passeio”, disse.

O POVO Online entrou em contato com o proprietário do Trem da Alegria, uma das empresas responsáveis pelos passeios na Beira Mar. Carlos Fernandes Vieira relatou que a empresa, a mais antiga a prestar o serviço na avenida, trabalha com os veículos e funcionários totalmente regularizados e com os itens de segurança em conformidade.

"O repertório que é utilizado pelo Trem da Alegria é composto por vários tipos de músicas, principalmente músicas infantis. Tocamos Xuxa, Sandy e Júnior, A Molecada... Tocamos também músicas evangélicas, como Aline Barros. Existe todo um cuidado na seleção das músicas e dos funcionários, pensando em respeitar o público", disse Carlos, que também é presidente da Associação de Proprietários de Trenzinhos do Ceará. "Às vezes parte das próprias crianças pedir que toquem músicas da Anitta, do Rouge, músicas desse tipo, mas nós controlamos", garantiu.
 
Segundo Carlos, diariamente uma viatura do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fiscaliza a documentação e os itens de segurança dos veículos da frota, garantindo que o passeio esteja apto a ser realizado.  

Para ele, a ação da OAB é totalmente válida tendo em vista que as crianças não devem ser expostas a músicas impróprias. Entretanto, Carlos chama a atenção para as diversas outras empresas que prestam o mesmo serviços em bairros, alguns deles chegando a passar pela Beira Mar.

"Tem outras pessoas com trenzinhos, com ônibus e com caminhões que realizam os passeios também. Como a nossa empresa é mais antiga e mais conhecida, logo associam os passeios ao Trem da Alegria. Existem, sim, outros que usam músicas não apropriadas pra crianças. Esse não é o caso do Trem da Alegria", frisou.

Carlos Fernandes também esclareceu que a empresa não realiza apenas os passeios infantis. "Nossos carros são alugados para eventos diversos, como aniversários, despedidas de solteira, passeios, entre outros. Nesses casos, o repertório é escolhido pelos contratantes. Claro que, se a música for imprópria, nós pedimos para tirar." 

Existe uma ação da associação que pede para que os propriétarios de veículos que realizam passeios também passem a regularizar seus veículos, atendendo às exigências de segurança impostas pelos órgãos responsáveis e selecionem músicas que sejam adequadas para crianças. 

Fonte: Portal O Povo Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.