Compartilhar Para prevenir fraturas e ferimentos graves em crianças, a orientação e a supervisão de pais e responsáveis são fundamentais, especialmente durante o período de férias escolares Somente nos seis primeiros meses de 2025, o Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, já acolheu mais de 6.500 crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade, vítimas de diferentes tipos de acidentes. Para prevenir fraturas e ferimentos graves em crianças, a orientação e a supervisão de pais e responsáveis são fundamentais, especialmente durante o período de férias escolares, quando os pequenos ficam mais tempo sozinhos em casa. “Nesta época do ano, muitas crianças passam boa parte do dia em casa sem a supervisão constante de um adulto, o que aumenta a exposição a situações de risco, especialmente em ambientes domésticos e durante atividades de lazer”, alerta a médica Carolina Rios, chefe do Núcleo de Pediatria do IJF. A profissional reforça que ...
A unidade administrativa da UTE Pecém, termelétrica administrada pela EDP Brasil, recebeu selo Procel Edificações A. Na prática, o selo nível A garante que o empreendimento obteve uma ótima performance em eficiência energética. O prédio foi projetado para aproveitar características naturais da região, como luminosidade e ventilação, além de reutilizar água. A obra inovou ao utilizar cinzas de carvão mineral na composição (volume) de blocos de vedação, blocos calha, meio fio e piso.
O reconhecimento ocorreu após auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, que é acreditada no Procel, no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“A partir de uma série de análises na arquitetura, envoltória, iluminação e condições térmicas do edifício, os auditores recomendaram a Etiqueta nível A. Esse selo é o nível de ponderação mais elevado nos critérios de eficiência energética para edifícios construídos”, explica Diego Rebouças, responsável pela área de Pesquisa & Desenvolvimento da UTE Pecém.
Dentre os motivos considerados para conceder a certificação estão a redução da necessidade de iluminação artificial e elevada participação da iluminação natural dentro do edifício. O prédio também utiliza a técnica de iluminação zenital, recurso que aproveita a luz natural das janelas de vidro na cobertura para iluminar o interior do edifício. A forma geométrica e arquitetônica do edifico favorecem a circulação interna do ar ambiente sem necessidade de sistema de ar-condicionado nas áreas de circulação.
Além disso, utilizaram-se materiais com alta eficiência no isolamento, na transmitância térmica do edifício e no sistema de climatização. A área foi pintada com uma tinta branca específica tendo SRI (Solar Reflectance Index) de alta performance. A unidade possui sistema de desligamento automático da iluminação artificial do edifício. Já os sensores de presença ligam e desligam a iluminação artificial em corredores. O prédio possui ainda sistema de desligamento automático de equipamento de ar-condicionado das salas e utiliza apenas lâmpadas de LEDs para iluminação artificial. Há ainda cogeração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.