Local tem sido palco de conflitos entre taxistas e agentes de fiscalização Arte: Comunicação/MPF O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza (CE) que realize fiscalizações permanentes na área de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional Pinto Martins. O local tem sido palco de conflitos entre taxistas regulares e irregulares e entre esses e agentes de fiscalização. Desde o ano passado, o MPF vem investigando o transporte irregular de passageiros feito por “táxis piratas”, além do transporte feito por veículos sem credenciamento dado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para transporte de passageiros que desembarcam no terminal do aeroporto. Inicialmente, a AMC informou ao MPF que lhe caberia fiscalizar, na referida área, apenas as infrações de uso de vagas reservadas em estacionamentos em virtude da instalação de cancelas na área de embarque e desembarque do aeroporto. Contudo, a resolução n
O Projeto “Cidadania Jovem” será lançado em Fortaleza, dia 29, às 16h, na abertura do 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que se realiza de 29 a 1º de maio, no Centro de Eventos do Ceará. A iniciativa vai beneficiar 500 adolescentes de 12 a 15 anos das cinco regiões do País por meio de capacitação cujo foco serão atividades voltadas para a arte e movimento, práticas esportivas, história, memória, identidade e ação comunitária.
O Projeto “Cidadania Jovem” é resultado de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), a empresa Bayer e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entidade que congrega e representa as secretarias de saúde dos 5.570 municípios brasileiros.
A iniciativa será desenvolvida, inicialmente, em cinco municípios: Demerval Lobão (Piauí), Goianésia (Goiás), Rio Preto da Eva (Amazonas), Pedreira (São Paulo) e Cascavel (Parará). As prefeituras deverão ceder espaço físico para as atividades, ajudar na divulgação e oferecer alimentação e transporte para os adolescentes que participarão das oficinas.
Para assinatura do termo de adesão ao projeto estarão presentes os prefeitos de cada município. O objetivo do “Cidadania Jovem” é contribuir para a formação integral de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além de atuar diretamente com jovens, o projeto construirá metodologia de trabalho para que os municípios multipliquem a experiência e gerará documentos sobre a Promoção da Saúde de Adolescentes para disponibilizar aos profissionais da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o projeto, a saúde é entendida como qualidade de vida, e envolve o bem estar físico, mental, psicológico e emocional que meninos e meninas precisam durante a conturbada fase de transição da infância para a vida adulta. Entre os temas tratados estão a sexualidade, os cuidados com o corpo, saúde, valores, família, convívio social e cidadania.
CONGRESSO
O 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde reunirá em Fortaleza cerca de 1.500 congressistas para debater o tema “Atenção Básica e Regionalização: Desafios e Perspectivas”. O evento é uma promoção do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Saúde.
São aguardados conferencistas do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, entre outros representantes de órgãos das três esferas de governo.
DADOS
61% das crianças e adolescentes do Brasil vivem na pobreza, de acordo com relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), publicado em agosto de 2018. Pobreza não apenas monetária, mas de múltiplas dimensões, que priva esses cidadãos de direitos básicos ao seu desenvolvimento, como educação, saneamento e informação.
Na saúde do adolescente, o país amarga alguns indicadores sombrios, como os de gravidez precoce, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), e mortes por causas externas. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência é a principal causa de morte entre grupos de 10 a 15 anos de idade.
SERVIÇO:
Lançamento do Projeto “Cidadania Jovem”
Dia: 29 de abril
Horário: 16h
Local: Centro de Eventos, em Fortaleza
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.