Pular para o conteúdo principal

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso Suspensão de agente da PRF em Santa Catarina vale por 90 dias

  O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, aplicou uma pena de suspensão, de 90 dias, ao agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Ronaldo Bandeira, que aparece em um vídeo mostrando como fazer tortura usando spray de pimenta em viaturas da corporação. O vídeo viralizou nas redes sociais no fim do ano passado e o agente foi alvo de processo administrativo disciplinar, que chegou a   recomendar sua demissão do cargo público , o que acabou não sendo acatado pelo ministro. Nas imagens que tiveram grande repercussão, Bandeira ministrava aula em um cursinho e detalhava uma abordagem que teria ocorrido com outros policiais. Na gravação, ele relata uma situação de prisão com resistência na qual o suspeito estava na parte de trás da viatura. Em seguida, o agente diz: "O quê que ‘o polícia’ faz? Abre um pouquinho, pega o spray de pimenta e taca! A pessoa fica mansinha". Ele chega a afastar o microfone, que estava gravando, ao mencionar o uso do spray. O policia

Gratuito - Pelo Céu de Sobral: exposição fotográfica celebra os 100 anos do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein






“A questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil - Albert Einstein”. No dia 29 de maio de 1919, sob o céu de Sobral (CE), durante um eclipse total do sol que durou 5 minutos e 12 segundos, foi comprovada a Teoria da Relatividade Geral proposta pelo físico alemão Albert Einstein em 1915. Desde então, a gravidade dos corpos passou a ser entendida como uma propriedade geométrica de uma nova dimensão espaço-tempo. As imagens deste eclipse, juntamente com imagens atuais da cidade de Sobral, estarão em exibição a partir do dia 27 de maio na Casa de Cultura de Sobral (Av. Dom José, 929 - Dom José). A exposição é uma parceria entre o Observatório Nacional e a Prefeitura Municipal de Sobral.

A exposição dos 80 trabalhos do fotógrafo e artista visual Luiz Baltar celebra o céu da cidade, sua arquitetura e o cotidiano do seu povo. A essa exposição serão somadas atividades de popularização da ciência junto a estudantes. A proposta é uma oportunidade para realização de uma ampla divulgação da ciência e da história da ciência brasileira.

A mostra "Pelo Céu de Sobral" é uma retribuição e um agradecimento à cidade que recebeu a comissão científica do Observatório Nacional, em 1919. Sem o empenho e a ajuda das autoridades e dos moradores, as expedições não teriam conseguido as condições ideais para realizar o trabalho que teve resultados tão importantes. A exposição contará com uma versão digital, que ficará disponível para toda a sociedade por meio da página do Observatório Nacional na internet (www.on.br).

A exposição
A ideia de uma exposição de fotografias sobre a cidade de Sobral surgiu primeiro com a proposta de uma “arqueologia visual”, descobrir no cotidiano da cidade situações e personagens que gerassem imagens alusivas à expedição científica, ao eclipse de 1919 ou até mesmo sobre Albert Einstein.

Encantado por encontrar um conjunto arquitetônico peculiar, composto por prédios de diversos estilos, mas que se harmonizam com um céu de cores espetaculares e nuvens monumentais que, com toda certeza, impactou os cientistas da expedição de 1919, Luiz Baltar colocou o céu como personagem principal de muitas das 80 fotos que compõem a exposição que pretende estabelecer um elo entre Sobral, no Ceará, e o Observatório Nacional, instituição científica de 191 anos, sediada no Rio de Janeiro.

100 anos depois, Observatório Nacional volta a Sobral em nova expedição

O eclipse total do Sol ocorrido em 29 de maio de 1919 foi visível em uma estreita faixa de terra que atravessava os continentes da América do Sul e da África, na região próxima ao equador terrestre, e os experimentos realizados na observação desta efeméride permitiram a comprovação da Teoria da Relatividade Geral, que o físico Albert Einstein havia publicado em 1915.

O Brasil foi protagonista deste importante feito: as fotografias registradas em Sobral confirmaram o valor previsto na Teoria da Relatividade Geral sobre a deflexão da luz. Além da verificação científica de um dos pressupostos da teoria de Einstein, os astrônomos também buscavam estudar a coroa solar, visível unicamente durante os eclipses totais do Sol. Com este objetivo, o então diretor do Observatório Nacional, o astrônomo Henrique Morize (1860 – 1930), realizou observações e fotografias do eclipse.

A comprovação da Teoria da Relatividade Geral foi uma das grandes conquistas científicas do século XX e transformou a visão científica na atualidade. A partir dessa constatação, a ciência abriu caminhos para um melhor entendimento dos fenômenos físicos em escalas que vão desde o Sistema Solar até o universo como um todo. Isso é possível, basicamente, pelo fato de que a gravitação é a interação dominante em grandes escalas e, portanto, a partir de uma teoria bem sucedida do campo gravitacional pode-se explorar os mecanismos físicos que atuam nesses sistemas.

Luiz Baltar
Formado em gravura pela Escola de Belas Artes/UFRJ, fotografia pela Escola de Fotógrafos Populares/Imagens do Povo e pós-graduado em fotografia e imagens pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Trabalha como fotógrafo documentarista e desenvolve projetos autorais no campo da arte contemporânea. Acredita na fotografia como forma de expressão ativista e crítica, daí sua busca por estabelecer um diálogo entre fotografia e questões sociais, sobretudo no que diz respeito ao olhar sobre a cidade.

Em 2016 foi vencedor dos Prêmios Brasil Fotografia, Fundação Conrado Wessel e melhor portfólio do festival FotoRio. Incorpora as coleções do Museu de Arte Moderna /RJ, Museu de Arte do Rio (MAR), Espaço Cultural Porto Seguro, coleção Joaquim Paiva e Maison Européene de la Photographie (MEP).


ATIVIDADES COMPLEMENTARES À EXPOSIÇÃO

De 27 a 31 de maio (segunda a sexta - 9 às 17h)

Explorando o fenômeno: o eclipse de Sobral ao alcance do público
Atividades de popularização da ciência utilizando os seguintes experimentos: anéis de Einstein / efeito fotoelétrico / refração e deflexão da luz / deformação do espaço-tempo / plasma / realidade virtual sobre o eclipse de Sobral / ilusão de ótica


Serviço:
Exposição fotográfica Pelo Céu de Sobral
De 27/05 a 29/06
Local: Casa de Cultura de Sobral
Endereço: Av. Dom José, 929 - Dom José – Sobral (CE)
Horário: terça a sexta, das 8 às 21h; sábados, das 17 às 21h
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.