A Semana do Doador é realizada anualmente em todos os hemocentros do país Entre os dias 24 e 30 de novembro , o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) , equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) , realiza a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue . A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (24), às 10h, na sede da instituição, em Fortaleza, com participação especial de Zé Cantor . O tradicional evento, ocorre em todas as unidades do hemocentro, com uma programação especial em agradecimento aos voluntários que contribuem regularmente com o gesto solidário. O evento é realizado anualmente em todos os hemocentros do país. Neste ano, a programação reúne diversas atividades voltadas à valorização dos doadores e ao estímulo à doação voluntária. “Esse período é um momento de alegria, solidariedade e gratidão. Ao longo do ano, os voluntários mantêm um compromisso que nos permite oferecer um serviço de qualidade para toda...
ADIs questionam leis estaduais que autorizam a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol; uma das lei é no Ceará
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) com pedido de liminar contra leis estaduais que autorizam o comércio e o consumo de bebida alcoólica em estádios de futebol. As ADIs 6193, 6194 e 6195 questionam leis dos Estados de Mato Grosso, Ceará e Paraná, respectivamente.
Raquel Dodge sustenta que, de acordo com a Constituição Federal, a competência para legislar consumo e desporto é concorrente, cabendo à União criar normas gerais sobre a matéria e aos estados e ao Distrito Federal editar normas complementares e que, no uso de tal prerrogativa, a União editou a Lei 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor), que veda expressamente o porte de bebidas alcoólicas em eventos esportivos em todo o território nacional. Segundo a procuradora-geral, a restrição visa ampliar a segurança de torcedores e assegurar a promoção de sua defesa como consumidores e protege, também, cidadãos que transitam nas imediações dos eventos e nos locais de fluxo de torcedores, usuários do sistema de transporte público, prestadores de serviços e comerciantes envolvidos com os espetáculos e até os agentes públicos que neles trabalham, tanto na segurança pública quanto em outras áreas (trânsito, transporte, saúde etc.).
Os relatores das ações são os ministros Alexandre de Moraes (ADIs 6193 e 6195) e Ricardo Lewandowski (ADI 6194). Também tramitam no STF outras três ADIs ajuizadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contras normas de Minas Gerais (ADI 5460), Espírito Santo (ADI 5250) e Bahia (ADI 5112) que autorizam a venda de bebidas alcoólicas em eventos esportivos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.