🚨 *AVISO DE PAUTA* 🚨 *_Ofensiva da SSPDS visa fortalecer a redução de roubos e furtos em Fortaleza e Região Metropolitana_* > Janeiro de 2026 teve a menor quantidade de roubos da série histórica; ações são realizadas pela PCCE e PMCE, por meio do Procumpri As Forças de Segurança do Ceará, subsidiadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), iniciaram, na manhã desta segunda-feira (9), uma ofensiva em Fortaleza e cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, com a finalidade de combater roubos e furtos, cumprindo mandados de prisão, por meio do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri), iniciativa do Governo do Ceará. As equipes saíram do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A ação consiste em abordagens preventivas em pontos estratégicos, por meio de levantamentos estratégicos da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). As diligências c...
Especialista alerta para o uso do cinto de segurança, atenção aos sintomas e autorização médica.
No trânsito todo cuidado é pouco e quando se trata de trânsito e gravidez, a atenção precisa ser redobrada. No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não consta a proibição da gestante dirigir, mas é necessário que a mulher converse com seu médico e tenha o bom senso na hora de assumir a direção do veículo.
Segundo a última pesquisa do Canadian Medical Association Journal, as grávidas possuem 42% mais chance de envolvimento em acidentes graves de trânsito. Para o advogado especialista em trânsito, Rodrigo Nóbrega, esse número é refletido por diversos fatores. "A gestante precisa estar atenta para os sintomas e sempre pensar na sua segurança e na do bebê. Sintomas como náuseas, tonturas e sonolência podem vir a causar um acidente." ,afirma o especialista.
Além do bom senso na hora de dirigir grávida, é preciso que a gestante utilize o cinto de segurança. Apesar de muitas mulheres ignorarem o cinto na gravidez por conta do desconforto ou medo de machucar o bebê, o especialista Rodrigo Nóbrega ressalta que o seu uso é obrigatório e imprescindível. ''Ele deve ser usado da mesma forma, sendo do tipo de três pontos, mas que a faixa sub-abdominal fique mais baixa e ajustada quanto possível e a faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas. Nunca sobre o útero.'' Além disso, Rodrigo reforça também a importância da autorização médica para dirigir. ''Apesar de todo cuidado e atenção com os sintomas, no uso do cinto de segurança, na posição do banco, é imprescindível que a gestante converse com seu obstetra antes de enfrentar o trânsito.", conclui.
Para a obstetra Gabriela Alcântara, não existe uma contraindicação em em relação a direção, porém o recomendado é que a gestante só dirija até o 8º mês. “Depois disso a barriga fica maior, fica muito próxima ao volante e o cansaço aumenta. A mulher pode ficar mais desatenta e se tiver alguma colisão há um risco maior de um deslocamento de placenta.” afirma a médica.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.