A digital influencer Romagaga foi presa na manhã deste sábado (27) na região da Rua Augusta, no centro de São Paulo (SP). Em nota, a Secretária de Segurança Pública (SSP) informou que, quando os agentes chegaram ao local, a criadora de conteúdo acusava o gerente de um hotel de ter roubado o seu celular. A personalidade da internet, no entanto, estava com o aparelho em mãos, fazendo uma live nas redes sociais. Durante a confusão, Romagaga chegou a arrancar a roupa e ficar nua. De acordo com a SSP, o caso foi registrado como desobediência, desacato, ato obsceno, ameaça, embriaguez e invasão. "Por volta das 10h da manhã deste sábado (27), policiais militares foram acionados para atender a ocorrência na Rua Augusta e, ao chegarem no endereço indicado, encontraram a suspeita, de 30 anos, que alegava ter tido o celular roubado pelo gerente de um hotel", disse o órgão em nota. "O homem relatou que foi ameaçado pela mulher, que havia invadido o local e tentado danificar uma por...
Fortaleza é uma das sete cidades do Brasil com risco hídrico. É o que aponta o estudo realizado pelo Word Resources Institute (WRI). A informação consta no Atlas Aqueduct da instituição.
Para minimizar os efeitos da escassez hídrica na Capital cearense, a adoção de políticas públicas voltadas à preservação dos recursos, conscientização da população sobre o uso racional da água e pensar em dessalinização são algumas das medidas. De acordo com o Marlos de Souza, secretário da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Fortaleza pode aprender com o exemplo australiano.
“A resposta para o estresse hídrico não passa apenas por bons reservatórios, como o Castanhão, mas também pela conscientização da população, além de políticas públicas que reduzam a perda de água no sistema de abastecimento”, afirma o especialista que é um dos congressistas do Seminário Água Innovation 2019.
Segundo ele, é preciso ir além e realizar investimentos e conceder incentivos financeiros para que todo o sistema se adeque. “Na Austrália, o consumo caiu de 250 litros de água por habitante/dia para 145 litros/dia. No Brasil, nas grandes cidades, chega-se ao valor impraticável de 330 litros consumidos por dia”, alerta.
A implantação de usinas dessalinização também proporcionaria segurança em caso de estiagem prolongada não somente para Fortaleza, mas para outras cidades do Ceará. Contudo, o tratamento e o reuso do esgoto beneficiariam ainda mais as populações, além dos setores produtivos da indústria, comércio e serviços.
“A Austrália é um dos países mais secos do mundo. Como se vive lá? Usando a água de maneira inteligente. Antes o agricultor australiano que retirava a água do lençol freático passou a comprar água reutilizada. No Brasil, a água reciclada não é utilizada por conta da resistência das pessoas”, explica.
Água Innovation 2019
O Seminário Água Innovation 2019 acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto. Dentre os temas discutidos estão a gestão dos recursos hídricos, políticas públicas e inovações tecnológicas que podem mudar o cenário de desperdício, além de promover a responsabilidade econômica e ambiental.
Está confirmada a participação das seguintes empresas e instituições: Coca-Cola, Adece, Banco do Nordeste, Sebrae, Senai, Fiec, Sisar, Sindienergia, IFCE, Cogerh, Dnocs, Sedet, Ematerce, Enel e Assembleia Legislativa do Ceará.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.