A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apresentaram, nesta segunda-feira (30), detalhes das ações integradas realizadas no estado do Rio de Janeiro, que tiveram o objetivo de localizar foragidos da Justiça cearense. As investigações foram realizadas pela PCCE e contaram com o apoio do MPCE. A organização e a execução das operações no Rio de Janeiro foram feitas pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMRJ). Os detalhes das investigações, que iniciaram no ano de 2022, foram apresentados nesta segunda-feira (30), às 11 horas, no auditório da PCCE, no Cisp, em Fortaleza. Conforme levantamentos policiais, equipes do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI Norte) da PCCE identificaram que Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) ocorridos nas cidades de Sobral, Varjota e Boa Viagem (AIS 15), dentre outros municípios da Região Norte, estavam ligados a suspeitos que haviam fugido para o estado do Rio de Janei...
Fortaleza é uma das sete cidades do Brasil com risco hídrico. É o que aponta o estudo realizado pelo Word Resources Institute (WRI). A informação consta no Atlas Aqueduct da instituição.
Para minimizar os efeitos da escassez hídrica na Capital cearense, a adoção de políticas públicas voltadas à preservação dos recursos, conscientização da população sobre o uso racional da água e pensar em dessalinização são algumas das medidas. De acordo com o Marlos de Souza, secretário da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Fortaleza pode aprender com o exemplo australiano.
“A resposta para o estresse hídrico não passa apenas por bons reservatórios, como o Castanhão, mas também pela conscientização da população, além de políticas públicas que reduzam a perda de água no sistema de abastecimento”, afirma o especialista que é um dos congressistas do Seminário Água Innovation 2019.
Segundo ele, é preciso ir além e realizar investimentos e conceder incentivos financeiros para que todo o sistema se adeque. “Na Austrália, o consumo caiu de 250 litros de água por habitante/dia para 145 litros/dia. No Brasil, nas grandes cidades, chega-se ao valor impraticável de 330 litros consumidos por dia”, alerta.
A implantação de usinas dessalinização também proporcionaria segurança em caso de estiagem prolongada não somente para Fortaleza, mas para outras cidades do Ceará. Contudo, o tratamento e o reuso do esgoto beneficiariam ainda mais as populações, além dos setores produtivos da indústria, comércio e serviços.
“A Austrália é um dos países mais secos do mundo. Como se vive lá? Usando a água de maneira inteligente. Antes o agricultor australiano que retirava a água do lençol freático passou a comprar água reutilizada. No Brasil, a água reciclada não é utilizada por conta da resistência das pessoas”, explica.
Água Innovation 2019
O Seminário Água Innovation 2019 acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto. Dentre os temas discutidos estão a gestão dos recursos hídricos, políticas públicas e inovações tecnológicas que podem mudar o cenário de desperdício, além de promover a responsabilidade econômica e ambiental.
Está confirmada a participação das seguintes empresas e instituições: Coca-Cola, Adece, Banco do Nordeste, Sebrae, Senai, Fiec, Sisar, Sindienergia, IFCE, Cogerh, Dnocs, Sedet, Ematerce, Enel e Assembleia Legislativa do Ceará.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.