UFC inaugura piso intertravado no Campus do Pici fabricado com materiais sustentáveis Terça, 04 Novembro 2025 12:00 Escrito por Comunicação de Gestão O reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Custódio Almeida, ao lado de outras autoridades acadêmicas, participou de evento de inauguração oficial de piso intertravado para pavimentação urbana na manhã dessa segunda-feira (3). O trecho experimental de 175 metros quadrados , com 25 metros de comprimento por 7 metros de largura, está localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, em via de acesso próxima ao Departamento de Geologia e ao Instituto de Cultura e Arte (ICA). O projeto envolveu uma iniciativa de cooperação científica internacional entre Brasil e Portugal, e parcerias com empresas privadas do setor de construção civil (Foto: Guilherme Silva / UFC Informa) O pavimento foi desenvolvido por meio de uma pesquisa conjunta de estudiosos da UFC dos Programas de...
O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regular ambientalmente a Cavalgada de Nossa Senhora das Dores, que faz parte de uma tradicional festa religiosa, em Juazeiro do Norte. O evento acontecerá no dia 31 de agosto, a partir das 6h da manhã, com concentração na Rua Professora Maria Nilde Couto. Conforme a promotora de Justiça Efigênia Coelho Cruz, é necessário que se adote medidas preventivas para que o evento ocorra de acordo com as normas ambientais, sem comprometer a vida, a saúde e a segurança dos participantes e assegurando a integridade física dos animais.
Além do MPCE, o acordo foi assinado, na última sexta-feira (23/08), por representantes da Polícia Militar do Estado do Ceará e das seguintes entidades de Juazeiro do Norte: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp); do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran); da Associação Protetora dos Animais Carentes (Apac); da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju); da Guarda Civil Metropolitana; da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri); da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB; da Secretaria Municipal de Saúde de (Sesau); e o Pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro.
Proibições
Segundo o TAC, só é permitido participar da cavalgada os animais integrantes do grupo dos equídeos. No evento, será vedada a participação de veículos de tração animal e automotores. O uso do carro de bois, carroça movida pela tração animal de bovinos, só será permitido como andor da imagem de Nossa Senhora das Dores. O uso de chicotes durante os eventos também não é permitido, logo, quem utilizá-los, serão autuados pela ocorrência de crime ambiental. Além destes, também serão proibidos:
– A participação de qualquer animal que possua ferimentos com sangramentos;
– A utilização de arreios que causem ferimentos;
– O uso de objetos perfurocortantes e de choques nos equídeos envolvidos no evento;
– A participação de animais fecundados (prenhas) e fêmeas que estejam em lactação, acompanhadas dos filhotes.
– A utilização de arreios que causem ferimentos;
– O uso de objetos perfurocortantes e de choques nos equídeos envolvidos no evento;
– A participação de animais fecundados (prenhas) e fêmeas que estejam em lactação, acompanhadas dos filhotes.
As pessoas jurídicas e os órgãos públicos responsáveis pela Cavalgada têm até 48h antes do início do evento para divulgar na imprensa local o que foi firmado no documento, conscientizando os integrantes acerca do acordo firmado.
Responsabilidades
A Secretaria de Agricultura, órgãos públicos e as associações protetoras dos animais da cidade terão o papel de disponibilizar médicos veterinários para assessorar os trabalhos de prevenção e a segurança pública durante o evento. A Semasp, além de ser incumbida da limpeza do lugar após a cavalgada, será responsável por divulgar ações de educação ambiental junto à Apac, como poluição sonora, destinação de resíduos sólidos e prevenção e repressão aos maus-tratos aos animais.
Serão obrigações do Demutran informar à população, com antecedência de até 24h do início da cavalgada, sobre os horários e vias públicas que serão bloqueadas durante o citado cortejo, além de indicar rotas alternativas e efetuar a organização do trânsito. A Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e a Guarda Civil Municipal serão responsabilizadas por preservar a ordem pública durante o percurso da cavalgada, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde terá o papel de disponibilizar ambulância com médico e um socorrista durante toda Cavalgada. Conforme o termo, estas atribuições serão cobradas em todas as edições da cavalgada e o não cumprimento das obrigações resultará em multa diária no valor de mil reais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.