Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) feito recentemente aponta que o excesso de velocidade foi a infração de trânsito mais registrada nas rodovias federais do Ceará em 2025. Ao longo do ano, foram realizadas mais de 130 mil autuações por diferentes infrações nas BRs do estado, sendo que cerca de um terço desse total esteve relacionado ao desrespeito aos limites de velocidade, conduta que aumenta significativamente a gravidade dos acidentes e o risco de vítimas. Do total de 130.897 autuações registradas, 44.380 flagrantes foram por excesso de velocidade, o que corresponde a 33,9% das ocorrências . Na prática, isso significa que um em cada três registros esteve associado a essa infração , comportamento que reduz o tempo de reação do condutor e contribui diretamente para sinistros de trânsito mais graves. Velocidade e ultrapassagens: combinação de alto risco Outro dado que chama atenção no levantamento é o número d...
Agosto é considerado um dos meses mais secos do ano, e a umidade do ar está bem abaixo do índice considerado normal em vários estados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que avisos de alerta sejam emitidos quando registros de umidade do ar fiquem abaixo de 20%.
Outra característica dessa época é a grande variação de temperatura em um mesmo dia. Por conta da instabilidade do clima, é recomendado que atividades ao ar livre e com exposição ao sol sejam evitadas entre 10h e 17h, período em que a umidade do ar fica mais baixa durante o dia.
O excesso de vento e a pouca umidade do ar, pode trazer alguns problemas para os olhos, para a pele e todo o aparelho respiratório. A conjuntivite é um deles, podendo se manifestar de três formas: as virais, as bacterianas e as alérgicas.
Temperatura alta, muito sol e vento é desfavorável também para a pele, podendo causar doenças e irritações. Alguns cuidados são essenciais para evitar os transtornos causados por essa instabilidade do tempo.
Dentre outros problemas que o clima seco pode trazer para a população, estão os problemas respiratórios, que acometem crianças, adultos e idosos em larga escala. São vários os casos de pneumonias, sinusites, gripes, resfriados e alergias que aumentam em quase 25% em períodos de tempo seco, sem contar à poluição que atinge níveis críticos, devido a esse acúmulo de poluentes com gazes tóxicos que não conseguem se dispersar na atmosfera.
Se hidratar abundantemente é indispensável para a saúde do corpo. Redobrar a atenção com crianças e idosos é muito importante. Além da água, a hidratação também pode ser feita com sucos naturais, água de coco e frutas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.