Pular para o conteúdo principal

Saúde - Entenda como o azeite pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares



As doenças cardiovasculares, como o infarto do coração e o acidente vascular cerebral, são a principal causa de morte no Brasil. O  desenvolvimento destas doenças costuma estar associado a obstrução das artérias por placas de ateroma, que surgem por uma associação entre fatores genéticos e hábitos de vida inadequados. Para prevenir as  doenças cardiovasculares é fundamental investir em hábitos de vida como manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regular, evitar o cigarro, limitar a ingestão de álcool, e tentar minimizar o stress. Além disso, é importante fazer avaliação médica regularmente para diagnosticar e tratar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e problemas de colesterol quando presentes.

É comprovado que alguns alimentos são grandes aliados no combate às doenças cardiovasculares. Uma simples troca no dia a dia pode prolongar e melhorar a qualidade de vida.
Pesquisas comprovam que o azeite de oliva extra-virgem é um desses grandes aliados. Segundo a médica endocrinologista Ana Flávia Torquato, do ponto de vista químico o azeite é composto predominantemente por ácidos graxos monoinsaturados, além de conter substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.  Se comporta, portanto, como uma “gordura saudável”.

Ana Flávia Torquato destaca que o consumo regular do azeite promove a redução da pressão arterial, melhora o perfil de colesterol, tem ação anti-aterogênica e reduz as taxas de infarto do coração e acidente vascular cerebral. Segundo a médica, além das doenças cardiovasculares, existem também evidências de que o consumo do azeite de oliva pode reduzir o risco de diversas outras doenças como o câncer de mama, diabetes e Alzheimer.

Ana Flávia explica que o azeite de oliva "Virgem" é extraído mecanicamente da azeitona madura e não é refinado, contendo uma série de substâncias benéficas para a saúde. O tipo "Extravirgem" é extraído de maneira semelhante, mas possui um óleo de melhor qualidade, sabor mais intenso e acidez mais baixa (<1 consumo.="" indicado="" mais="" o="" p="" para="" sendo="" tipo="">
Quando se trata do aquecimento da substância, Ana Flávia esclarece que: “De uma maneira geral, quando os óleos são aquecidos eles podem sofrer mudanças estruturais e liberar substâncias nocivas à saúde. No entanto, várias pesquisas mostraram que o azeite de oliva é um óleo estável e que pouco muda suas propriedades durante o aquecimento, o que o torna uma boa opção de óleo no preparo de alimentos que vão ao fogo”.

A endocrinologista ainda orienta a inclusão do azeite na alimentação, em quantidades moderadas e em conjunto com uma dieta equilibrada e adequada às necessidades e objetivos de cada um: “Esse conjunto de cuidados pode melhorar a saúde como um todo”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.