Nos EUA, Lula se reúne com prefeito de Nova York e presidente uruguaio Lula está em Nova York para participar da 81º Assembleia Geral da ONU Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil Publicado em 21/09/2026 - 16:27 Brasília © @LulaOficial/ X Versão em áudio Antes da 81º Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que começa nesta terça-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com os políticos democratas Zohran Mamdani, prefeito de Nova York, e o senador Bernie Sanders, do estado de Vermont. Ambos são opositores do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. Se classificando como “socialista democrata”, Zohran Mamdani é o primeiro muçulmano a virar prefeito de Nova York. Após o encontro, ambos falaram com a imprensa. O político democrata e Lula destacaram a importância de priorizar a população pobre na formulação de políticas públicas, discutiram a importância de defender a democracia, além de combater o extremismo político e a desinformação em todo...
Dia 29 de outubro marca a data, chamando a atenção para a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade
Uma em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida. É com este alerta que a Campanha Mundial de AVC, promovida pela Rede Brasil AVC, chama a atenção dos brasileiros para esta que é a segunda causas de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. E pode acontecer em qualquer um, em qualquer idade, afetando a todos: pacientes, familiares e amigos.
Lucas Silvestre, coordenador médico do Pronto Atendimento em Neurologia do Hospital São Camilo Fortaleza, alerta para um dado importante: “a prevenção pode evitar 90% dos casos; e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC, e o rápido tratamento de urgência em um centro especializado diminuem a chance de sequelas”.
O médico explica que existem medidas simples que podem ajudar a reduzir os riscos de AVC, dentre elas: controlar a pressão arterial, evitar o sedentarismo, adotar dieta saudável e balanceada, reduzir o colesterol, combater a obesidade, não fumar e reduzir ingestão de bebida alcoólica.
Além de prevenir, é importante identificar sinais de alerta. Caso identificados, importante ir à emergência: boca torta ao sorrir, dificuldade para levantar os dois braços, dificuldade para cantar uma música.
Números e informações que merecem atenção:
- A cada ano, 13,7 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente existem 80 milhões de sobreviventes de AVC.
- No mundo, a cada seis segundos uma pessoa morre em decorr~encia do AVC.
- Existem dois tipos de AVC: hemorrágico e isquêmico, sendo que 85% são isquêmicos, que se deve à obstrução de uma artéria responsável por levar sangue a uma região do cérebro. Sem nutrientes e oxigênio, parte do cérebro pode morrer.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.