O Ministério da Saúde abriu nesta quarta-feira (17) uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina contra o herpes zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI). A proposta contempla idosos com 80 anos ou mais, e indivíduos imunocomprometidos a partir de 18 anos . A Consulta Pública nº 78 ficará disponível até 6 de outubro na plataforma Participa + Brasil . Até o momento, já foram registradas 75 contribuições. Qualquer pessoa pode enviar opiniões e sugestões sobre o tema. Para participar, é necessário preencher o formulário eletrônico . Os interessados podem enviar até dois arquivos com sugestões ou documentos de apoio. O envio de dados pessoais, informações sensíveis ou materiais de terceiros sem autorização não é permitido. As contribuições serão analisadas pela comissão técnica, que decidirá sobre a incorporação da vacina. Os relatórios técnicos que embasam a recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec),...
Com o propósito de interiorizar o processo de salvaguarda da capoeira no Ceará, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado (Iphan-CE) realiza, entre os dias 19 e 20 de outubro, o Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Cariri, na cidade de Barbalha. O evento é voltado para capoeiristas, pesquisadores, gestores culturais e demais interessados em contribuir com a política de preservação da manifestação cultural.
A iniciativa visa ao levantamento de ações consideradas prioritárias para a salvaguarda da capoeira no Ceará, à democratização das políticas para a preservação do bem e à mobilização dos capoeiristas, valorizando o protagonismo dos detentores. O seminário servirá ainda de subsídio para a elaboração do Plano de Salvaguarda da Capoeira no estado.
A programação inclui reunião dos grupos de trabalho (GT’s) da salvaguarda do bem e rodas de capoeira. Nos GT’s, os detentores irão discutir as ações apresentadas no I Seminário para Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira no Ceará, em 2016, e debater as demandas e anseios dos capoeiristas do Cariri.
Ofício de Mestre da Capoeira e da Roda de Capoeira
A Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espacial e temporal, na qual se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e os rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. O bem foi registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008.
No mesmo ano, foi reconhecido o Ofício dos Mestres de Capoeira, saber transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes.
Os registros da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira têm abrangência nacional. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultural (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Serviço:
Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Cariri
Data: de 19 a 20 outubro de 2019
Local: Escola de Saberes de Barbalha, rua Senador Alencar, 368, Centro – Barbalha/CE
|
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.