O “Dia E”, em parceria com a União e a Ebserh, acontece em 45 hospitais universitários em todo país Iniciativa do Governo Federal, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), apoiada pelo Governo do Ceará, o “Dia E” foi realizado neste sábado (5). O projeto consiste em um mutirão de diagnósticos e cirurgias e aconteceu em 45 hospitais universitários em todo País. No Ceará, durante todo dia, acontecem mais de 490 procedimentos nas estruturas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), em Fortaleza. “Essa é uma ação muito importante para a população. Queria agradecer ao ministro (da Educação) Camilo (Santana), ao Ministério da Saúde, e, principalmente, aos nossos profissionais de saúde por esse esforço a mais para atender a nossa população e suas demandas”, destacou o governador Elmano de Freitas. Durante o “Dia E”, aproximadamente 200 profissionais de saúde est...
Com o propósito de interiorizar o processo de salvaguarda da capoeira no Ceará, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado (Iphan-CE) realiza, entre os dias 19 e 20 de outubro, o Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Cariri, na cidade de Barbalha. O evento é voltado para capoeiristas, pesquisadores, gestores culturais e demais interessados em contribuir com a política de preservação da manifestação cultural.
A iniciativa visa ao levantamento de ações consideradas prioritárias para a salvaguarda da capoeira no Ceará, à democratização das políticas para a preservação do bem e à mobilização dos capoeiristas, valorizando o protagonismo dos detentores. O seminário servirá ainda de subsídio para a elaboração do Plano de Salvaguarda da Capoeira no estado.
A programação inclui reunião dos grupos de trabalho (GT’s) da salvaguarda do bem e rodas de capoeira. Nos GT’s, os detentores irão discutir as ações apresentadas no I Seminário para Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira no Ceará, em 2016, e debater as demandas e anseios dos capoeiristas do Cariri.
Ofício de Mestre da Capoeira e da Roda de Capoeira
A Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espacial e temporal, na qual se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e os rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. O bem foi registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008.
No mesmo ano, foi reconhecido o Ofício dos Mestres de Capoeira, saber transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes.
Os registros da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira têm abrangência nacional. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultural (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Serviço:
Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Cariri
Data: de 19 a 20 outubro de 2019
Local: Escola de Saberes de Barbalha, rua Senador Alencar, 368, Centro – Barbalha/CE
|
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.