Ao longo dos anos, os Estados Unidos perderam relevância na pauta de comércio do Brasil. De 2001 a 2024, a participação americana no total de exportações brasileiras regrediu de 24,4% para 12,2%, ou seja, caiu praticamente à metade. Os números que mostram esse comportamento fazem parte do Indicador de Comércio Exterior (Icomex), estudo mensal do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta segunda-feira (14). Enquanto a participação americana nas nossas exportações caiu 51%, a da China, atualmente o principal parceiro comercial do Brasil, aumentou mais de oito vezes, indo de 3,3% para 28% no período de 2001 a 2024. A União Europeia com menos 44% e a América do Sul, menos 31%, também perderam espaço para o gigante asiático no intervalo de 23 anos. Mesmo com esses dois grupos de países perdendo participação, ainda ficam na frente dos Estados Unidos. Participação nas exportações brasileiras: China: 28% União Europeia: 14,3% América do Sul...
Há cinco anos, o Sindiônibus facilita o processo de habilitação de passagens de ônibus aos estudantes que prestam o exame do ENEM, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, nos dias de prova, e em parceria com o projeto Academia Enem, da Prefeitura de Fortaleza.
Foram criados cartões transporte específicos para os diversos perfis de estudantes e habilitado previamente as recargas de passagens para que eles pudessem comparecer às aulas preparatórias do Academia Enem, ao longo do ano, como também nos dois domingos de prova.
Os serviços prestados que viabilizam aos estudantes a chegada garantida aos seus locais de prova, foram dignos de agradecimentos e homenagem da vice-governadora do Ceará Isolda Cela ao Sindiônibus e, em razão do sucesso, o programa está sendo adotado também pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia que, em parceria com a entidade emissora de passagens local, está realizando processo similar para os estudantes baianos.
O Academia Enem
É um curso gratuito ofertado pela Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Coordenadoria de Juventude. Ele é voltado para a orientação e preparação de jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para o ingresso na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares em geral. As aulas presenciais aconteceram aos finais de semana no período de março a novembro, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. Grande parte do conteúdo é disponibilizado no site do Academia Enem. Na página, os alunos têm acesso à videoaulas, links e dicas de pesquisas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.