O Ministério Público do Ceará, por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), esteve na manhã dessa quinta-feira (22/01) na antiga Colônia de Férias dos Empregados da Coelce (Cofeco), situada nas proximidades da foz do Rio Pacoti, em Fortaleza, para apurar a legalidade da cobrança imposta aos usuários para acesso à área de praia e ao rio. Durante a inspeção, os agentes verificaram que a empresa responsável pelo local cobra taxa de R$ 25,00 por pessoa para permitir a entrada na área, valor equivalente ao cobrado para entrada no clube. Também foi constatado que existe uma rota alternativa, porém restrita apenas a pedestres, o que limita o acesso de consumidores que dependem de veículos, como famílias, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Após as constatações, o Decon notificou a empresa, que terá 20 dias para apresentar esclarecimentos e comprovar a legalidade da cobrança. Caso não atenda às exigências, poderá ser responsabilizada conforme o Código d...
Há cinco anos, o Sindiônibus facilita o processo de habilitação de passagens de ônibus aos estudantes que prestam o exame do ENEM, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, nos dias de prova, e em parceria com o projeto Academia Enem, da Prefeitura de Fortaleza.
Foram criados cartões transporte específicos para os diversos perfis de estudantes e habilitado previamente as recargas de passagens para que eles pudessem comparecer às aulas preparatórias do Academia Enem, ao longo do ano, como também nos dois domingos de prova.
Os serviços prestados que viabilizam aos estudantes a chegada garantida aos seus locais de prova, foram dignos de agradecimentos e homenagem da vice-governadora do Ceará Isolda Cela ao Sindiônibus e, em razão do sucesso, o programa está sendo adotado também pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia que, em parceria com a entidade emissora de passagens local, está realizando processo similar para os estudantes baianos.
O Academia Enem
É um curso gratuito ofertado pela Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Coordenadoria de Juventude. Ele é voltado para a orientação e preparação de jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para o ingresso na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares em geral. As aulas presenciais aconteceram aos finais de semana no período de março a novembro, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. Grande parte do conteúdo é disponibilizado no site do Academia Enem. Na página, os alunos têm acesso à videoaulas, links e dicas de pesquisas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.