Relator do processo da trama golpista, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou neste sábado (29) comprovação do histórico de saúde do general Augusto Heleno para decidir sobre pedido da defesa de cumprimento da pena de 21 anos em prisão domiciliar, devido ao diagnóstico de Alzheimer e a antecedentes de transtorno depressivo e transtorno misto ansioso depressivo. De acordo com a defesa do general, que tem 78 anos e está custodiado em uma cela especial do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, ele apresenta sintomas psiquiátricos e cognitivos desde 2018. Em despacho, Moraes cobrou a anexação de documentos comprobatórios do histórico do estado de saúde do ex-ministro de Jair Bolsonaro. "Não foi juntado aos autos nenhum documento, exame, relatório, notícia ou comprovação da presença dos sintomas contemporâneos aos anos de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023; período, inclusive, em que o réu exerceu o cargo de Ministr...
O Hospital Geral Waldemar Alcântara, do governo do Ceará, realizará de 12 a 14 de novembro, a Semana da Prematuridade. A proposta é que a unidade integre o Movimento Nacional de Valorização da Prematuridade. Para isso, foram planejadas diversas atividades para orientar melhor as mães com relação ao desenvolvimento dos bebês e também para aperfeiçoar as equipes da assistência nos cuidados com os recém-nascidos.
A abertura da Semana da Prematuridade do HGWA será na terça-feira (12), às 9 horas. A programação do evento que acontece em alusão do Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, inclui palestras, oficinas, exposição de fotos dos bebês e a feirinha da prematuridade, que consiste na exposição de um leito, em área de grande circulação do hospital e onde será feita a demonstração de alguns cuidados com o bebê.
Entre os temas abordados estão: cuidados com o prematuro no hospital e em casa, importância do vínculo da família com o bebê, a importância da estimulação precoce e o acolhimento do bebê através do brincar. Além disso, o lúdico fará parte da programação. Serão realizadas oficinas de arteterapia com as mães e rodas de conversa para compartilhar conhecimentos e tirar dúvidas.
*NÚMEROS:*
Em todo o mundo nascem 15 milhões de prematuros por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 11,7% dos bebês nascidos vivos são prematuros, ou seja, vêm ao mundo com menos de 37 semanas de gestação. A prematuridade é, segundo o Ministério da Saúde, uma das principais causas de morte de crianças menores de um ano. Daí a necessidade do cuidado especializado.
*PRINCIPAIS CAUSAS DO NASCIMENTO DE BEBÊS PREMATUROS:*
Os principais fatores para a ocorrência de parto prematuro são infecções (urinária, renal e vulvovaginite), gestação de gêmeos, pré-eclâmpsia, descolamento prematuro da placenta e parto anterior prematuro.
*Serviço:*
*Semana da Prematuridade do HGWA*
*Data:* 12 a 14 de novembro
*Hora:* Das 9h30 às 12 horas e das 14h às 16h
*Local:* Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (Rua Dr. Pergentino Maia, 1559. Messejana)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.