*Com a presença de Elmano 13, Aracati registra mega caminhada da coligação “Ceará forte, do lado certo”* _O candidato à reeleição ao Governo do Estado falou sobre os avanços no município e na região. Ele esteve ao lado da candidata ao Senado, Luizianne Lins_ As ruas de Aracati ficaram estreitas na noite deste sábado (12). Uma mega caminhada puxada pelo governador e candidato à reeleição Elmano 13, com milhares de apoiadores, da prefeita Roberta, da candidata ao Senado, Luizianne Lins, do candidato a suplente de senador Júnior Mano, dos candidatos a deputado federal Eduardo Bismark e estadual Guilherme Bismark, e do ex-prefeito Bismark Maia. Ao passar pela cidade, Elmano destacou a importância de parcerias para o desenvolvimento de cidades, especialmente as turísticas, como Aracati. “Agradeço demais à querida prefeita Roberta, deputado Guilherme, deputado Eduardo. Um agradecimento muito especial ao deputado Eduardo, porque trabalhou no nosso governo como secretário de Turismo e deu...
O período da Semana Santa e o último bimestre do ano são os mais positivos quando o assunto é consumo de vinhos finos. Para estes últimos dias de 2019, o Mercadinhos São Luiz espera um crescimento de 30% nas vendas dos produtos em relação ao mesmo período do ano passado.
“O Mercadinhos São Luiz está pronto para atender a esta demanda crescente, oferecendo em sua adega mais de 700 rótulos aos consumidores já consagrados e àqueles que querem ter novas experiências com a bebida nas festas de final de ano”, afirma Luiz Fernando Ramalho, diretor comercial.
A especialista em vinhos Jardênia Siqueira, da D’origem Distribuidora, afirma que esta curiosidade do cearense é responsável pelo crescimento no consumo de vinhos finos no estado. “É clara a mudança no comportamento do consumidor, e atribuímos a vários fatores: saudabilidade(as pessoas estão comendo e bebendo melhor) menos volume e mais qualidade, com isso o avanço não somente do consumo, bem como em todo entorno dessa cultura: história, elaboração e serviço. Outro fato importante é o avanço da gastronomia, vemos um grande fomento nessa área em nosso estado”, acrescenta.
Segundo Siqueira, na categoria destaque em crescimento estão os brancos finos, que têm muito a ver com o clima e gastronomia do Ceará. “Mas há uma infinidade de possibilidades, e aos poucos o cearense tem percebido que é possível harmonizar com vinhos em qualquer que seja a ocasião”, destaca.
Dados do Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin) apontam que o Brasil se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul e certamente é um dos mercados que cresce mais rapidamente no globo. Hoje, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 82 mil hectares (OIV, 2019), divididos principalmente entre seis regiões. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades (média de 2 hectares de vinhedos por família).
O potencial de crescimento é enorme, uma vez que apenas 7% dos brasileiros afirmam consumir vinho praticamente todos os dias. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o consumo per capita de vinhos no Brasil é de dois litros por ano.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.