Pular para o conteúdo principal

Ceará volta a registrar chuvas em mais de 100 municípios

O Ceará voltou a registrar chuva em mais de 100 municípios, segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
No intervalo entre as 7h deste domingo (9) e as 7h desta segunda-feira (10), as maiores precipitações se deram no noroeste do Estado, área que, conforme indicada na previsão do tempo para o último fim de semana, estavam sob melhores condições de tempo para chuva.
Os principais acumulados foram em:
– Cruz (Posto Cruz) : 53 mm
– Marco (Posto Panacuí) : 46,2 mm
– Granja (Posto Sambaíba) : 45 mm
– Itarema (Posto Itarema): 37 mm
– Amontada (Posto Barra das Moitas): 36 mm
Os registros do intervalo de 24 horas foram provocados pela atuação de áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que encontrava-se mais próximo ao noroeste do Estado. Neste mês, a última vez com precipitações em mais de 100 municípios havia sido entre os dias 5 e 6.
Previsão
As condições de tempo para esta segunda-feira (10) mantêm-se semelhantes ao cenário observado entre o sábado (8) e domingo (9), isto é, com o noroeste e o sul do Ceará apresentando cenário mais favorável para chuvas em relação às demais áreas.
De hoje até a próxima quarta-feira (12), a tendência é que as precipitações ocorram principalmente nos períodos da tarde e noite no sul, Litoral Norte e Ibiapaba. Nas demais áreas, como na Região Metropolitana de Fortaleza, há possibilidade de chuva entre madrugada e manhã.
Para os próximos dias, a Funceme prevê a movimentação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – que hoje está sobre o oceano Atlântico – em direção à porção continental, ficando centrado no leste do Nordeste, desfavorecendo a formação de chuvas intensas para o Ceará. Diferente das bordas deste sistema meteorológico, seu centro é inibidor de chuva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas