O Ministério da Saúde abriu nesta quarta-feira (17) uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina contra o herpes zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI). A proposta contempla idosos com 80 anos ou mais, e indivíduos imunocomprometidos a partir de 18 anos . A Consulta Pública nº 78 ficará disponível até 6 de outubro na plataforma Participa + Brasil . Até o momento, já foram registradas 75 contribuições. Qualquer pessoa pode enviar opiniões e sugestões sobre o tema. Para participar, é necessário preencher o formulário eletrônico . Os interessados podem enviar até dois arquivos com sugestões ou documentos de apoio. O envio de dados pessoais, informações sensíveis ou materiais de terceiros sem autorização não é permitido. As contribuições serão analisadas pela comissão técnica, que decidirá sobre a incorporação da vacina. Os relatórios técnicos que embasam a recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec),...
A Universidade Federal do Ceará foi certificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) para realizar diagnósticos de COVID-19. Os diagnósticos serão feitos no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), que utilizará quatro equipamentos PCR em tempo real. De acordo com o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, pesquisadores irão revezar-se em três turnos para esse trabalho. A expectativa é que sejam realizados, no mínimo, 300 testes por dia. Segundo a coordenadora do Laboratório de Farmacogenética (FARMAGEN), Raquel Montenegro, uma equipe do LACEN visitou as instalações do NPDM na última semana e certificou o local para a realização de diagnósticos da COVID-19. "A gente quer fazer [o teste] no mesmo padrão que está sendo feito lá", destaca o Prof. Odorico, informando que a UFC aguarda a chegada dos insumos a serem enviados pelo LACEN para dar início aos trabalhos. Esta não é a primeira ação do NPDM em busca de acelerar o processo de detecção da COVID-19 no Ceará. No mês passado, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos emprestou um de seus PCR em tempo real ao LACEN. O exemplo foi seguido pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), que também cedeu seu equipamento ao Estado. O empréstimo dos equipamentos de PCR pelo NPDM e pelo LABOMAR permitiu que o número de exames aumentasse para 320 por dia, segundo a SESA.
A Universidade Federal do Ceará foi certificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) para realizar diagnósticos de COVID-19.
Os diagnósticos serão feitos no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), que utilizará quatro equipamentos PCR em tempo real. De acordo com o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, pesquisadores irão revezar-se em três turnos para esse trabalho. A expectativa é que sejam realizados, no mínimo, 300 testes por dia.
Segundo a coordenadora do Laboratório de Farmacogenética (FARMAGEN), Raquel Montenegro, uma equipe do LACEN visitou as instalações do NPDM na última semana e certificou o local para a realização de diagnósticos da COVID-19. "A gente quer fazer [o teste] no mesmo padrão que está sendo feito lá", destaca o Prof. Odorico, informando que a UFC aguarda a chegada dos insumos a serem enviados pelo LACEN para dar início aos trabalhos.
Esta não é a primeira ação do NPDM em busca de acelerar o processo de detecção da COVID-19 no Ceará. No mês passado, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos emprestou um de seus PCR em tempo real ao LACEN. O exemplo foi seguido pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), que também cedeu seu equipamento ao Estado. O empréstimo dos equipamentos de PCR pelo NPDM e pelo LABOMAR permitiu que o número de exames aumentasse para 320 por dia, segundo a SESA.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.