A tentativa de feminicídio que sofreu em 6 de fevereiro de 2017 ainda provoca uma mistura de sentimentos e lágrimas na agente de educação infantil do município do Rio de Janeiro Evelyn Lucy Alves da Luz, de 44 anos. Os tiros que levou do ex-marido estão marcados nela e na filha, que na época tinha 6 anos e assistiu a tudo. “Ele desferiu os tiros na frente da criança. Ela presenciou a mãe sendo quase morta, tornando esse crime ainda mais cruel”, contou em entrevista à Agência Brasil , enquanto participava de manifestação contra o feminicídio, na Praia de Copacabana. Evelyn disse que a filha carrega o trauma até hoje. “Infelizmente, ela ainda está muito traumatizada, não fala sobre o assunto. Até hoje, luto para que tenha uma vida saudável e plena, mas é muito difícil tendo vivenciado o que vivenciou”, afirmou. Evelyn Lucy Alves da Luz, vitima de tentativa de feminicídio, denuncia violência de que foi vítima - Foto Cri stina Indio do Brasil/Agê...
Em meio a pandemia do novo coronavírus, especialistas alertam a população a todo instante, tanto nos veículos de comunicação, quanto nas redes sociais, da importância em manter hábitos saudáveis como forma de garantir que a imunidade não baixe e assim se prevenir contra o Covid-19. Dentre as principais orientações está uma alimentação a base frutas, verduras e proteínas e a prática de atividade física dentro de casa.
O ortopedista Rodrigo Astolfi reforça esses cuidados, lembrando que a circulação do vírus pode ocorrer pelos próximos meses, então o isolamento principalmente do grupo de risco tende a ser bastante prolongado. A orientação serve para jovens e idosos, no entanto, a atenção deve ser redobrada ao isolamento principalmente dos idosos que possuem alguma comorbidade. “Essas pessoas precisam de um preparo físico durante esse longo período”, alerta Rodrigo.
O ortopedista lembra que em apenas uma semana dentro de casa, só da cama pro sofá, já existe uma perda de 11% da massa muscular. Em três semanas essa perda já é bem visível. Ele orienta primeiramente, uma dieta com muita proteína, um idoso, por exemplo, deve comer pelo menos três ovos por dia. Apostar nos exercícios isométricos, aqueles que fazem a contração do músculo e segura. Eles são seguros pra todo mundo, principalmente para os idosos que não estão podendo ser acompanhados por médicos ou educadores físicos.
Esse tipo de exercício reduz o risco de queda para os idosos, que ocorrem tanto por perda de massa cerebral, como pela perda de massa muscular. “Quanto mais fraco a gente fica, maior a probabilidade de queda. Muito cuidado com os batentes e sempre optar por sandálias presas aos pés, pois chinelo pode facilitar o desequilíbrio. Evitar tapetes soltos, principalmente pano de chão no banheiro e tentar colocar apoiadores pela casa”, Afirma.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.