Universidade Federal do Ceará (UFC) concede, na quinta-feira (25) , o título de Doutor Honoris Causa ao egresso da Instituição e político Camilo Sobreira de Santana. Aberta ao público, a cerimônia de titulação será realizada a partir das 19h, na Praça Cultural São Pedro (Av. Beira Mar, 746, Praia de Iracema). Camilo Sobreira de Santana é engenheiro agrônomo, senador da República, ex-ministro da Educação, ex-governador do Ceará e ex-deputado estadual. Filho de Ermengarda Maria de Amorim Sobreira e Eudoro Walter de Santana, Camilo Santana nasceu em 3 de junho de 1968 no município cearense do Crato. Como estudante na UFC, integrou o corpo discente do Centro de Ciências Agrárias , atuando como diretor do Centro Acadêmico Dias da Rocha e do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFC). Posteriormente, cursou mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. A proposição da honraria foi do reitor Custódio de Almeida, presidente do Consuni, que, na ocasião, destacou a contribuição do homena...
Em meio a pandemia do novo coronavírus, especialistas alertam a população a todo instante, tanto nos veículos de comunicação, quanto nas redes sociais, da importância em manter hábitos saudáveis como forma de garantir que a imunidade não baixe e assim se prevenir contra o Covid-19. Dentre as principais orientações está uma alimentação a base frutas, verduras e proteínas e a prática de atividade física dentro de casa.
O ortopedista Rodrigo Astolfi reforça esses cuidados, lembrando que a circulação do vírus pode ocorrer pelos próximos meses, então o isolamento principalmente do grupo de risco tende a ser bastante prolongado. A orientação serve para jovens e idosos, no entanto, a atenção deve ser redobrada ao isolamento principalmente dos idosos que possuem alguma comorbidade. “Essas pessoas precisam de um preparo físico durante esse longo período”, alerta Rodrigo.
O ortopedista lembra que em apenas uma semana dentro de casa, só da cama pro sofá, já existe uma perda de 11% da massa muscular. Em três semanas essa perda já é bem visível. Ele orienta primeiramente, uma dieta com muita proteína, um idoso, por exemplo, deve comer pelo menos três ovos por dia. Apostar nos exercícios isométricos, aqueles que fazem a contração do músculo e segura. Eles são seguros pra todo mundo, principalmente para os idosos que não estão podendo ser acompanhados por médicos ou educadores físicos.
Esse tipo de exercício reduz o risco de queda para os idosos, que ocorrem tanto por perda de massa cerebral, como pela perda de massa muscular. “Quanto mais fraco a gente fica, maior a probabilidade de queda. Muito cuidado com os batentes e sempre optar por sandálias presas aos pés, pois chinelo pode facilitar o desequilíbrio. Evitar tapetes soltos, principalmente pano de chão no banheiro e tentar colocar apoiadores pela casa”, Afirma.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.