Seguindo a diretriz do Governo do Ceará, que une estratégias de prevenção e repressão às mortes violentas, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Comparando os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2024, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável pela extração dos dados, identificou 285 CVLIs a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho de 2025. Considerando a redução de 16,6%, foram registrados 1.429 crimes neste ano, contra 1.714 CVLIs no 1º semestre do ano passado. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a diminuição é resultado da união entre os investimentos do Governo do Ceará e o trabalho diário realizado por policiais civis e militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará. “Sempre ressalto o mérito d...
Em meio a pandemia do novo coronavírus, especialistas alertam a população a todo instante, tanto nos veículos de comunicação, quanto nas redes sociais, da importância em manter hábitos saudáveis como forma de garantir que a imunidade não baixe e assim se prevenir contra o Covid-19. Dentre as principais orientações está uma alimentação a base frutas, verduras e proteínas e a prática de atividade física dentro de casa.
O ortopedista Rodrigo Astolfi reforça esses cuidados, lembrando que a circulação do vírus pode ocorrer pelos próximos meses, então o isolamento principalmente do grupo de risco tende a ser bastante prolongado. A orientação serve para jovens e idosos, no entanto, a atenção deve ser redobrada ao isolamento principalmente dos idosos que possuem alguma comorbidade. “Essas pessoas precisam de um preparo físico durante esse longo período”, alerta Rodrigo.
O ortopedista lembra que em apenas uma semana dentro de casa, só da cama pro sofá, já existe uma perda de 11% da massa muscular. Em três semanas essa perda já é bem visível. Ele orienta primeiramente, uma dieta com muita proteína, um idoso, por exemplo, deve comer pelo menos três ovos por dia. Apostar nos exercícios isométricos, aqueles que fazem a contração do músculo e segura. Eles são seguros pra todo mundo, principalmente para os idosos que não estão podendo ser acompanhados por médicos ou educadores físicos.
Esse tipo de exercício reduz o risco de queda para os idosos, que ocorrem tanto por perda de massa cerebral, como pela perda de massa muscular. “Quanto mais fraco a gente fica, maior a probabilidade de queda. Muito cuidado com os batentes e sempre optar por sandálias presas aos pés, pois chinelo pode facilitar o desequilíbrio. Evitar tapetes soltos, principalmente pano de chão no banheiro e tentar colocar apoiadores pela casa”, Afirma.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.