Pular para o conteúdo principal

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

    A movimentação geral no Porto do Pecém foi 18% maior nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Foram 4,4 milhões de toneladas de janeiro a março de 2024. No ano anterior, o total para o período foi de 3,7 milhões de toneladas. Em comparação a fevereiro deste ano, também houve um crescimento de 26%: 1.523.833 toneladas em março e 1.287.128 toneladas no mês anterior. “Esse crescimento é fruto do nosso esforço contínuo em trazer cargas para o Pecém e, consequentemente, mais desenvolvimento para o Estado do Ceará. Destacamos a exportação de minério de ferro, movimentação de contêineres, eólicos, materiais siderúrgicos e fertilizantes como pilares do nosso crescimento nesse primeiro trimestre. É um bom começo, reforça a eficiência operacional do Porto e a nossa posição como um dos principais terminais portuários do Norte e Nordeste do Brasil”, destaca o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães. Do total movimentado em cabotagem, o maior

Compulsão alimentar e alcoolismo em tempos de coronavírus



Os efeitos do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus são objetos de estudo. A compulsão alimentar e o abuso de álcool podem se tornar alguns dos problemas enfrentados por parte da população mundial neste momento. Se para muitos já é difícil controlar o stress e a ansiedade em dias normais, ficou ainda mais complicado controlar as emoções durante o atual isolamento, que agrega medos, incertezas e problemas socioeconômicos.

A compulsão alimentar está diretamente ligada à saúde mental e pode trazer malefícios ainda a curto prazo. O ato de consumir grandes quantidades de comida de uma só vez é um alerta. O abuso de álcool pode também gerar problemas a curto e longo prazo.

A endocrinologista Ana Flávia Torquato explica que os primeiros sinais de compulsão alimentar são episódios onde a pessoa perde o controle e acaba comendo uma quantidade muito grande de comida em um curto espaço de tempo. Normalmente, o episódio não é motivado por fome fisiológica e é sucedido pelo sentimento de culpa.

“Quem tem essa relação disfuncional com a comida deve ficar atento pois pode se tratar de um transtorno alimentar, que requer tratamento. A compulsão alimentar pode se associar a sentimentos depressivos, piora da ansiedade, e levar ao isolamento quando o comportamento se torna muito frequente. A longo prazo, pode ocorrer ganho de peso e, consequentemente, várias doenças, como diabetes”, disse Ana Flávia Torquato.

Para a psicóloga Ticiana Moreira Aires, é importante conhecer o funcionamento do seu corpo e identificar os momentos que a compulsão aparece, dessa forma é possível identificar os gatilhos emocionais que estão levando à compulsão. Buscar incluir uma rotina de atividade física que também controla melhor a ansiedade noturna, levando a um melhor aproveitamento das noites de sono. A leitura de um bom livro ou algo que tire o foco da alimentação e substituir por atividades que dão prazer é fundamental!


Bebidas

Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os governos limitem a venda de bebidas alcoólicas durante a quarentena. A OMS alertou que o consumo excessivo pode prejudicar a saúde física e mental.

“Durante o isolamento várias pessoas estão ingerindo bebida alcoólica em quantidade bem superior à habitual, algumas até diariamente. O álcool em excesso afeta o comportamento e a coordenação, podendo gerar violência e induzir comportamentos de risco. Horas depois da ingestão, surgem mal estar, náuseas, vômitos, cefaleia, e outros sintomas conhecidos como ressaca”. O abuso de álcool provoca consequências negativas para a saúde, altera o padrão do sono, induz problemas psicológicos, causa fadiga, e compromete o sistema imunológico, deixando o corpo mais susceptível a infecções. A longo prazo, o consumo excessivo de álcool pode danificar vários órgãos e causar sérias complicações como a cirrose hepática, por exemplo”, afirmou Ana Flávia Torquato.

“Quem tem bebida na geladeira e está se acostumando a consumir todos os dias, tende a aumentar a quantidade. A ansiedade elevada pode levar a um consumo maior. É compreensível que, em meio a todo bombardeio de notícias as pessoas procurem o que as levem a esquecer ou fugir da realidade. Longe porém, de afirmarmos que essa é a melhor opção”, afirma Ticiana Moreira Aires.

Neste momento, todas as atenções devem estar voltadas aos cuidados com a saúde, evitando assim desenvolver comorbidades, levando em consideração que os casos mais graves de coronavírus estão relacionados aos pacientes com algum problema de saúde. O consumo de bebida alcoólica enfraquece o sistema imunológico, aumentando a suscetibilidade do organismo à infecções. A obesidade por sua vez, altera pressão arterial, pode causar diabetes, e acarretar o aparecimento de problemas cardíacos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.