Pular para o conteúdo principal

Banho noturno na orla do Rio atrai cariocas e turistas no calorão Praias do Arpoador e de Ipanema ficam lotadas à noite

  O calor intenso tem levado cariocas e turistas a lotar as praias até mesmo depois que o sol se põe. Registros nas redes sociais no fim de semana e no feriado de São Sebastião (20) mostraram praias como as do Arpoador e do Recreio dos Bandeirantes lotadas de frequentadores durante a noite, e, em alguns casos, os banhistas permaneceram até mesmo durante a madrugada. A cena se repetiu nesta quarta-feira (22), quando uma multidão lotou nas praias do Arpoador e Ipanema, na zona sul da cidade. O ponto é famoso por atrair cariocas e turistas para apreciarem o pôr do sol, mas a animação dos visitantes continuou após os aplausos ao fim de mais um dia de calor. Onda de calor no verão atrai frequentadores para a praia do Arpoador durante a noite.  Fernando Frazão/Agência Brasil Apesar do aumento de nebulosidade e do registro de chuva em pontos da zona oeste e da Baixada Fluminense, o Rio de Janeiro teve novamente um dia de altas temperaturas nesta quarta-feira. A máxima chegou a 3...

Colabora Inova - Empresa disponibiliza videoaulas baseadas na cultura maker para estimular a criatividade de estudantes na quarentena



Oferecidas pelo NAV Digital, as aulas maker engajam estudantes de todo o Brasil a colocar a mão na massa, desenvolver competências complementares ao currículo tradicional e reduzir impactos que o isolamento social causam no processo de aprendizagem

Inspiradas na cultura maker, as videoaulas do NAV Digital trabalham competências ligadas à inovação, como o letramento tecnológico, resolução criativa de problemas e realização de projetos, junto a competências socioemocionais, como empatia, colaboração e autonomia 

Com a recomendação de isolamento social para conter a proliferação da pandemia do Covid-19, escolas públicas e privadas de todo o Brasil precisaram suspender as aulas presenciais. Para contribuir com a formação complementar dos alunos, o Nave à Vela, empresa educacional de soluções maker para o desenvolvimento de competências e conteúdos curriculares, liberou o acesso a videoaulas de atividades maker voltadas para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Baseado na ideia do “faça você mesmo” com o estímulo à colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas, o ensino maker é uma tendência já forte fora do Brasil. A ação busca popularizar o conceito dentre as escolas e estudantes daqui e reduzir os impactos que o isolamento social causa no processo de aprendizagem.
Chamado de NAV Digital, o projeto oferece uma solução para que os estudantes coloquem a mão na massa, desenvolvam a criatividade e as competências complementares ao currículo tradicional na prática e se tornem protagonistas do seu processo de aprendizado. Inspiradas na cultura maker, as videoaulas trabalham competências ligadas à inovação, como o letramento tecnológico, resolução criativa de problemas e realização de projetos, junto a competências socioemocionais, como empatia, colaboração e autonomia.
O conteúdo é embasado na lógica de ensino por habilidades e competências presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que provoca o aluno a sair de um lugar comum, entendendo um contexto ou uma história e construindo um projeto do zero com suas próprias mãos.

De acordo com Bruno Ferrari, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Nave à Vela, em um cenário de restrição de materiais e interação entre alunos e professores, estes conteúdos são ótimas fontes de estímulo à curiosidade e protagonismo do estudante: “As temáticas das aulas trazem assuntos relevantes que podem ser trabalhados em paralelo com outras disciplinas, levando a um enriquecimento de projetos multidisciplinares e sua maior compreensão. Além disso, a aprendizagem prática baseada na tentativa e erro, característica da aprendizagem maker, ajuda o aluno a descobrir seu meio de aprendizagem pessoal e a entender que as respostas sempre estão à uma pesquisa de distância”, afirma.

Os projetos, que envolvem desde a construção de um quadro da empatia para a expressão de sentimentos, passando pela montagem de um barquinho de papel para aplicar teorias da física e descobrir se ele flutua ou afunda, entre outras mais complexas, são feitos com materiais facilmente encontrados nas residências. Quando os materiais não estão à disposição do aluno, o programa também estimula a criatividade para encontrar soluções que revertam a situação e as restrições encontradas no caminho.
Aulas trabalham competências ligadas à inovação

Pensadas para serem realizadas em casa, as aulas têm 50 minutos de duração e contam com uma contextualização do tema e curiosidades sobre o assunto tratado, além de desafios para estimular o aluno a colocar a mão na massa e a construção do protótipo, com dicas de como fazer e quais materiais utilizar. As competências trabalhadas são o letramento tecnológico, resolução criativa de problemas e realização de projetos, junto a três competências socioemocionais: empatia, colaboração e autonomia. 
“Dentro do período de isolamento social, as aulas ajudam a promover uma aprendizagem prática mesmo em um ambiente não especializado. Isso porque o maker está mais baseado em criatividade e usar os recursos de maneira inovadora do que apenas em aprender a usar ferramentas. Assim, incentivamos o desenvolvimento da competência de resolução criativa de problemas, uma das nossas bases pedagógicas”, conclui Bruno.
Empresa vai ajudar escolas a inserir modelo de aprendizado no cronograma atual

Para que os alunos tenham acesso ao material é necessário que as escolas entrem em contato com o time de especialistas do Nave à Vela pelo link (https://digital.naveavela.com.br/EXPERIMENTE/). Dessa forma, o representante de cada instituição poderá entender como funcionam as aulas e tirar possíveis dúvidas. 
Ao implementar a plataforma, será possível acessar conteúdos voltados para a formação de educadores, material de planejamento das aulas com links curriculares da BNCC e obter um acompanhamento para ajudar a escola a implementar a solução da melhor maneira, junto com um material de comunicação para realizar a divulgação do serviço para as famílias. 
Cada escola ficará responsável por incluir as atividades no cronograma de ensino. O aluno terá acesso à plataforma on-line e poderá fazer as aulas de forma autônoma, contando com a ajuda de seus pais e familiares quando necessário. A partir desse acesso, também é possível compartilhar as atividades com a escola para avaliação dos educadores responsáveis. A expectativa é de que a ação impacte 100 mil estudantes das redes pública e privada até julho.
O que é a cultura maker?

A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas podem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas. Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.

Sobre o Nave à Vela
Ligado ao grupo Arco Educação, primeira edutech brasileira a alçar o posto de unicórnio, o Nave à Vela promove um processo de aprendizagem baseado na prática e experimentação que já alcançou mais de 30 mil alunos nos últimos anos. Sua missão é construir uma educação mais significativa em parceria com escolas de todo o Brasil. Inspirado na cultura maker, o modelo das vídeoaulas incentiva os alunos a colocarem a mão na massa para desenvolver projetos, construindo com isso uma relação de exploração com o conhecimento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.